sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA E A DENGUE

Durante o mês e novembro, a Equipe de Saúde da Família do bairro Floresta trabalhou comA estratégia da saúde da familia e a dengue seus grupos de saúde (hipertensos e diabéticos), o tema Dengue. Isso se deve ao calor que já estamos vivendo e a probabilidade maior de contaminação e proliferação do mosquito aedes aegypti. O trabalho contou com a presença do veterinário Anderlei Klein, que enfatizou o assunto, abordando as características do mosquito, sintomas da doença e deu dicas de como se prevenir. Na oportunidade houve ainda a apresentação de uma peça teatral, onde atuaram as Agentes Comunitárias de Saúde, Verônica, Isabel, Marli, Rosecler e Neli, que fazem parte da equipe da Enfermeira Adriana. A ESF lembra a todos que mantenham suas caixas d’água, lixeiras e pneus bem tapados, além de colocar areia nos pratos de vasos de flor, furar e amassar latas vazias antes de colocá-las no ,lixo, guardar garrafas com o gargalo para baixo e evitar o acúmulo de lixo nos terrenos. É recomendado ainda o uso de repelentes.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

REGIÃO DISCUTE APPS EM IBIRUBÁ

DSC03774(2) Ibirubá foi sede na quinta-feira, dia 26, numa promoção da Amaja e do Condimma Alto Jacuí, do Seminário Regional “Conflitos do Desenvolvimento Econômico e Áreas de Preservação Permanente” na Casa de Cultura. Cerca de 450 participantes, de 35 municípios prestigiaram o evento. O objetivo principal foi discutir e elaborar uma proposta conjunta da região para que todos possam se adequar á lei 4.771 de 1965, que delimita a largura das áreas de preservação permanente e suas utilidades. Dentre as atividades, aconteceram dois painéis. Pela manhã com a participaram o SIGA/RS, Ministério Público Estadual, Emater e Famurs. À tarde, primeiramente houve a apresentação do Comitê de Bacias do Alto Jacui, e após, aconteceu o painel com um representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, DEFAP, Condimma Alto Jacuí e Comitê de Bacias do Alto Jacuí. No final foram apresentadas as propostas que os municípios elaboraram nos seus encontros locais e as propostas do CONDIMMA. Foram ainda tomadas algumas opiniões dos presentes, que foram anexadas ás propostas apresentadas. Estas sugestões de adequação à lei serão enviadas para os órgãos competentes, principalmente ao Ministério Público que tem o poder de fiscalizar a aplicação da lei.

VANDALOS NÃO POUPAM ORNAMENTAÇÃO NATALINA

A Prefeitura está desenvolvendo os trabalhos finais da ornamentação viOrnamentação Natalina sando o Natal Luz deste ano, que terá sua abertura oficial no dia 06 de dezembro. Mas infelizmente alguns membros da comunidade parece não terem o espírito natalino como um dos seus princípios. Segundo a coordenação, desde a semana passada vários atos de vandalismo já foram praticados, sendo que houve inclusive o furto de parte da ornamentação em um ponto da rua Sete de Setembro. Junto a Praça General Osório não tem sido diferente. Alguns enfeites estão sendo destruídos. O último fato aconteceu na noite de quarta-feira, quando um dos bonecos teve seu chapéu arrancado.