sexta-feira, 5 de março de 2010

LADRÕES TENTAM ROUBAR CASA CANÔNICA

Ibirubá

   Estava demorando acontecer novamente casos de furtos em residência. Quando da divulgação das ocorrências da BM na manhã desta sexta-feira não havia nenhum registro. Mas não demorou para que um caso viesse a tona. O padre Eleandro, da Comunidade Católico disse em entrevista à Rádio Ibirubá, que por volta das 4 horas da manhã ouviu barulho na casa e acordou assustado. Segundo disse, ele levantou e acendeu a luz, mas não saiu do quarto. Esperou alguns minutos e abriu a janela, procando barulho no sentido de alertar que havia alguém em casa. O padre disse que logo após houve um grande silêncio, dando a entender que os ladrões teriam ido embora. Ele porém, não saiu para verificar. Esperou o dia clarear para ver o que tinha acontecido. Ele relata que a porta havia sido forçada bem como no portão que dá acesso a casa havia sinais de arrombamento. Vistoriando a igreja, ele percebeu que uma janela estava arrombada e percebeu de que alguém entrou no local. O padre Eleandro destaca que apesar do susto nada foi levado da igreja e da casa canônica.

   O padre Eleandro aproveitou ainda para destacar a escuridão existente na rua Três de Outubro, onde nenhum poste está com a iluminação funcionando. Isso, segundo ele, favorece este tipo de ação. Ele espera que as autoridades municipais façam o trabalho de recuperação da iluminação pública, para dificultar a ação de pessoas mal intencionadas.

CRIADO COMITÊ DE COMBATE A DENGUE

Ibirubá

    Depois do aparecimento de três casos confirmados de dengue no municipio, a Secretaria de Saúde resolveu tomar algumas providências mais efetivas para impedir que a doença se alastre. Para isso foi realizada uma reunião entre os técnicos da secretaria e diretores de indústrias, comerciantes e entidades representativas, onde foi criado um Comitê para gerenciar as ações. Conforme o Agente Sanitário Leonardo Maffi, é preciso que todos estejam enganjados no sentido de evitar que o mosquito transmissor apareça no municipio. Para isso as pessoas que participaram do encontro precisam ser os repassadores das informações e aqueles que podem cobrar ações mais efetivas dos seus funcionários e colaboradores. Ele salienta que o monitoramento das armadilhas instaladas estão sendo verificadas constantemente e nada de anormal tem sido constatado. Ele destaca que para evitar que o mosquito se instale em Ibirubá basta que cada um faça a sua parte e não deixe agua acumulada em pneus, tampinhas de garrafas, potes de flor entre outros. Leonardo disse ainda que os moradores devem liberar o acesso dos agentes da Funasa que estão trabalhando em Ibirubá, para que estes consigam verificar possíveis focos em qualquer residência.

terça-feira, 2 de março de 2010

TRÊS CASOS DE DENGUE NO MUNICIPIO

Ibirubá.

    Aquilo que as pessoas temiam acabou acontecendo. Ibirubá tem três casos de dengue confirmados. A informação foi dada na manhã de hoje pelo Agente Sanitário da Secretaria de Saúde Leonardo Maffi. Segundo ele, mesmo com a confirmação dos casos a comunidade não precisa ficar alarmada. Nenhum dos três casos foi contraído em Ibirubá. Ele disse que um dos pacientes pegou a doença em Ijuí e os outros dois vieram do Mato Grosso. Mesmo assim, é preciso que os moradores se conscientizem da necessidade seguirem as recomendações para que o mosquito transmissor não se instale em Ibirubá. Por enquanto não temos o mosquito, apenas a doença, mas a comunidade precisa fazer a parte dela, destacou Maffi. Ele salientou ainda que a Secretaria de Saúde segue minitorando as várias armadilhas instaladas na cidade para impedir que a larva do mosquito prolifere.

CÂMARA INICIA ATIVIDADES

Ibirubá

 Nélci Kanitz   Os trabalhos normais da Câmara de Vereadores começaram ontem a noite com a primeira sessão ordinária. Os vereadores já haviam se reunido neste ano, mas de forma extraordinária. A nova presidente da casa, vereadora Nélci Kanitz(FOTO) disse que tudo transcorreu dentro da normalidade. Ela salientou que a sessão foi realizada ontem, pois no dia 08 haverá uma Sessão Solene, quando 14 mulheres serão homenageadas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A próxima sessão ordinária só acontece no dia 15 deste mes. Na sessão de ontem Carlos Andrino assumiu a vaga da vereadora Rudinéia Cerviéri que se afastou para tratamento de saúde.

   Conforme Nélci Kanitz, ontem foram formadas as comissões especiais da Câmara, que acontece sempre na primeira sessão ordinária de cada ano. Alguns vereadores apresentaram requerimentos, pedidos de informações e projetos. Dentre eles o projeto de lei do vereador Silvestre Rebelato que institui a publicação dos editais do município no Quadro Mural da Prefeitura. Hoje os editais são publicados somente da internet, e, segundo o vereador, nem todos tem computador e portanto não tem acesso a estes dados. A presidente disse ainda que também foi feita uma homenagem especial ao Jornal O Alto Jacui pelos seus 35 anos. Por último os vereadores usaram a tribuna para as suas manifestações. O encerramento da sessão foi por volta de meia noite e meia.

segunda-feira, 1 de março de 2010

SUSTO EM ASSALTO NO INTERIOR

Ibirubá

   O que não acontecia a muito tempo voltou a assustar uma comunidade no interior do municipio. Isso porquê por volta das 21 horas, dois elementos armados de faca e com o rosto encoberto por toucas ninjas, assaltaram o Bar e Bolão da Comunidade de Boa Vista. Segundo informações, o estabelecimento já estava fechado, quando o ecônomo ouviu baterem à porta. Ao atender foi rendido juntamente com os demais mebros da familia. Pelo levantamento preliminar foram levados em torno de 700 reais em dinheiro e cheques que estavam no caixa e ainda dois talões de cheques. Um da comunidade e o outro do Grupo de Bolão.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

IBIRUBÁ ESTÁ EM FESTA

Ibirubá

   capela fatima 073 Não tem muita pompa e nem é necessário, mas o municipio está hoje comemorando seus 55 anos de existência. Desmembrado de Cruz Alta em 1955, Ibirubá é atualmente o municipio que mais cresce na região do Alto Jacuí. E este crescimento deve ser ainda maior nos próximos anos, com a instalação do Campus da Escola Técnica Federal de Sertão, onde devem estudar anualmente em torno de 1.000 alunos, assim que o processo todo estiver implantado.

   A programação do aniverário de Ibirubá está acontecendo ao longo do ano com várias atividades. Ontem porém, foi realizado o Baile dos 55 Anos, com o Clube Divertido recebendo em torno de 1.500 pessoas, que dançaram até a manhã deste domindo ao som das Bandas Energia Pura e Passarela. Para este domingo haverá uma mateada na Praça General Osório, onde estarão se apresentando o Coral Municipal e as Bandas Essência da Lua e Os Guris. A administração municipal fará a entrega ainda da premiação do Concurso Fotográfico Ibirubá Num Clic. Já a noite, por volta das 21 horas, haverá um show pirotécnico com fogos de artíficio.