sábado, 13 de março de 2010

HOMEM MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Ibirubá

   A cidade teve na noite de ontem um desfecho trágico para um dos seus habitantes. Isso porque Clécio Fredrich, que estava sendo procurado pela polícia, foi morto depois de reagir a vóz de prisão.

    Passava das 21 horas quando a Delegada Diná Aroldi e o Inspetor Ademir abordaram o fugitivo na residência de sua companheira localizada no bairro Odila. Pelas informações iniciais, Clécio não teria aceito a vóz de prisão e atirou contra os policiais. Um dos tiros acabou acertando uma das pernas do inspetor Ademir, e em consequência da reação de Clécio, a Delegada efetuou disparos que o atingiram. Ele foi socorrido e conduzido ao Hospital Annes Dias juntamente com o polícial ferido, mas devido a gravidade dos ferimentos foi conduzido a Cruz Alta, onde veio falecer em seguida.

   Clécio Fredrich estava foragido desde o final de novembro do ano passado, depois de fugir do presídio de Carazinho, onde estava preso por porte ilegal de arma e pelo assassinato da sua companheira da época, Luciana Simões Pires.

sexta-feira, 12 de março de 2010

FAZENDA ITAÍBA PREPARA FESTEJOS DOS 40 ANOS

Ibirubá

A comunidade de Fazenda Itaíba já trabalha para a realização dos festejos de 40 anos no dia 30 de maio. Para isso já vem ocorrendo reuniões preparatórias na comunidade e com lideranças locais e da região. Na terça-feira, (9/3), a comissão de divulgação esteve reunida com a secretária de educação Jussara Rodrigues, com o objetivo de agilizar com a secretaria, ações que venham contribuir para a grandeza do evento. Um dos objetivos é resgatar fatos históricos dos 40 anos através de depoimentos, fotos e outros registros que mostrem a importância da Fazenda Itaíba no contexto regional, envolvendo as questões fundiárias. Formada por agricultores originários das áreas alagadas pela Barragem do Passo Real, a Fazenda Itaíba teve momentos importantes na vida política do Município, do Estado e da Nação, recebendo visitas ilustres, entre elas o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, na época com a caravana da cidadania e hoje Presidente da República. Outros fatos marcantes da Fazenda Itaíba serão resgatados através de documentário, jornal e a possibilidade de, num futuro próximo, editar um livro, onde a história seria contada com mais riqueza de detalhes.

As comemorações devem se estender durante o ano, iniciando com uma festa já programada para o dia 30 de maio. A comissão de divulgação composta por Adolfo Schneider, Jair Strel, Giovane Dall Castel, Nadir Bertinato e Noemi Morussi, irão continuar com os contatos com veículos de comunicação, atualizando detalhes sobre a festa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

quinta-feira, 11 de março de 2010

DENGUE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA

Ibirubá

   Depois do municipio ter confirmado três casos de pacientes com dengue adquirida em outros municipios, esta semana veio a informação de que foram encontradas larvas do mosquito transmissor. A informação é do Agente Sanitário Leonardo Maffi. Segundo ele, na semana passada foram enviadas amostras para análise de larvas encontradas em uma das armadilhas espalhadas na cidade. Na terça-feira veio a comprovação: as larvas são do agedes aegyptis, que transmite a dengue.

   Leonardo destacou que as larvas estavam na armadilha colocada nos fundos de uma borracharia existente próxima ao Posto Cotribá, na ERS 223. Depois da confirmação do fóco, o agente sanitário e os integrantes da Funasa que estão em Ibirubá efetuaram uma varredura em uma área de aproximadamente 300 metros ao redor do fóco, mas nada de mais foi encontrado.

    Durante esta semana a Secretaria de Obras efetuou o recolhimento de pneus nas residências, sendo que o número entregue pela população foi além das expectativas. O material recolhido será conduzido a Passo Fundo para reciclagem. Ainda nesta semana mais duas pessoas apresentaram os sintomas da doença. Uma delas retornou de viagem à Brasilia, e a outra disse não ter saído de Ibirubá nos últimos dias. Nenhum dos casos ainda foi confirmado como dengue. Exames serão feitos para confirmar ou não a doença.

terça-feira, 9 de março de 2010

COMEÇA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Ibirubá.

    Depois de muita reclamação de parte das comunidades do interior com relação a situação das estradas, a administração municipal iniciou na semana passada a recuperação de alguns trechos. Os trabalhos começaram pela região de Rincão Seco e São Lucas e devem atingir todo o interior. Como algumas máquinas da prefeitura estão danificadas e não podem ser usadas , houve a contratação de uma empresa terceirizada para efetuar o patrolamento. O custo deve ficar em torno de 65 mil reais por 300 horas de trabalho, o que causou reclamação de parte dos vereadores de oposição.

   Para amenizar a situação, o prefeito carlos Jandrei esteve em Porto Alegre e conseguiu junto ao Daer a liberação de 43 mil reais que serão utilizados na recuperação das estradas.