quinta-feira, 24 de junho de 2010

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Ibirubá

COMUDE divulga resultado parcial

Ontem os gaúchos foram às urnas votar em prioridades de investimento para a sua cidade e região. Em Ibirubá foram 16 urnas espalhadas pela cidade e interior e a movimentação foi bastante grande. Hoje pela manhã o presidente do Comude( Coselho Municipal de Desenvolvimento) Olindo de Campos fez um balanço dos votos apurados. Segundo ele a participação da comunidade foi positiva e 4.200 pessoas participaram do processo. Falta ainda apurar os votos pela internet, mas mesmo assim estamos satisfeitos, destacou ele. Fora 529 votos a mais do que no ano passado, o que garante ao municipio receber o plus de mais de 53 mil reais. As demandas priorizadas para receber os recursos que somam quase 300 mil reais foram Educação, Agricultura, Segurança e Redes de Água para o interior.

REVIRAVOLTA EM CASO DE PEDOFILIA

Ibirubá

Pai acusado de abusar da filha é inocentado em depoimento

A denunciante do caso envolvendo uma criança de cinco anos que estaria sofrendo abuso sexual pelo próprio pai mudou o seu depoimento. Ela disse à justiça que estava sendo coagida e por isso mentiu na denúncia.

A criança continua no abrigo público e recebe tratamento psicológico. Conforme a Promotora de Justiça, Marisaura Raber Fior, a declaração muda os rumos da investigação. Agora, o Ministério Público quer descobrir se a denunciante realmente foi obrigada a efetuar a denúncia infundada. Ela deverá responder por falso testemunho. Outra questão a ser resolvida pela promotoria é o destino da criança. Segundo a promotora, tanto o pai quanto a mãe querem a guarda da menor. Um estudo social já  foi feito com a família, na tentativa de avaliar  a melhor opção, entretanto, como o processo está em curso, nada foi decidido.

Fonte: Rádio Ibirubá

PEDÓFILO SEGUIRÁ SOLTO

Ibirubá

Justiça nega prisão preventiva de acusado

   A informação é da promotora, Marisaura Raber Fior. Segundo ela, o pedido de prisão preventiva do homem acusado de abusar de pelo menos seis crianças, em Ibirubá,  foi indeferido.

  A promotora não soube dizer a justificativa alegada pelo juiz, já que até o final da manhã não havia sido oficialmente notificada. O Ministério Público vai recorrer da decisão. A Delegacia de Polícia Civil, que investiga as denúncias de tentativa de estupro e atentado violento ao pudor ainda não se manifestou sobre o assunto.

terça-feira, 22 de junho de 2010

MOVIMENTAÇÃO POLICIAL CHAMA A ATENÇÃO

Ibirubá

   Quem se deslocava pela Rua Mauá na manha desta terça-feira não pode deixar de prestar atenção no aparato policial que estava concentrado próximo ao Quartel dos Bombeiros, logo cedo. Por volta das 7:15 da mahã, vários inspetores e escrivães de policia estavam no local comandados pela Delegada Diná Aroldi. Mas, só um veículo foi abordado. O Fiat branco do Conselho Tutelar, onde estavam, além da conselheira Marli Birkhan, duas senhoras em um homem. Estes foram retirados do veículo e colocados nas viaturas policias, sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia. Segundo pode-se apurar posteriormente através da Delegada Diná, houve uma denúncia que que o homem estaria portando entorpecentes. Porém, segundo ela, depois de ser feita uma vistoria nos seus pertences bem como na bagagem que possuia, nada foi encontrado.

PREFEITURA SOCORRE HOSPITAL

Ibirubá

   Diante da dificuldade financeira que se encontra o Hospital Annes Dias, e a importância que a instituição tem para a comunidade, uma solução temporária e emergencial foi proposta pelo município. O prefeito Carlos Jandrey vai propor o aumento da aquisição de serviços do hospital no valor de 30 mil reais mensal pelo período de seis meses. No entanto o prefeito foi enfático em afirmar que deverá cortar recursos de outras áreas para suprir o valor a ser repassado e que não estava previsto no orçamento do município. É o famoso cobertor curto. Cobrem-se os pés e descobre-se a cabeça. Outra afirmação do prefeito é que cobrará uma solução definitiva para o Hospital neste período. Portanto, mais 30 mil reais mensais, mais o que já vinha repassando, é uma solução emergencial para que o Hospital Annes Dias não cesse suas atividades, o que seria muito ruim para todos. Pelo menos até o final do ano a situação estará garantida.

BANRISUL RECEBE MATERIAL DA OAB

Ibirubá

OAB    Recentemente, a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Ibirubá, deu continuidade ao importante projeto de Doação de Material Jurídico, e realizou mais uma DOAÇÃO de Material Jurídico, dentro do PROJETO OAB SUBSEÇÃO DE IBIRUBÁ DOAÇÃO DE MATERIAL JURÍDICO PARA A SOCIEDADE DE IBIRUBÁ E QUINZE DE NOVEMBRO, projeto este que é uma Parceria entre a OAB Subseção de Ibirubá e a CAA/RS- Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio Grande do Sul.

Desta feita foi beneficiada a Agência do BANRISUL- Banco do Estado do Rio Grande do Sul de Ibirubá, onde estiveram o Presidente da OAB Subseção de Ibirubá, Advogado José Augusto Dias de Oliveira, o Secretário-Adjunto: Advogado André Sena Madureira Figueiró e o Delegado da CAA/RS- Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio Grande do Sul: Advogado Altivo Osmar Ruschel, onde foram recepcionados pelo Gerente Geral da Agência Senhor Solon Rocha de Souza, demais membros da Direção e todo o corpo de Funcionários(as) e Estagiárias.

Na ocasião foi Doado, para a Agência Bancária, em forma de 03(três) volumes de LIVROS: a Constituição Federal, a CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código Penal o Código de Processo Penal a Legislação Previdenciária, e também um Vade Mecum, ou seja, um CD Room, contendo: 15 Códigos, Constituição Federal, 7 Estatutos, Legislação Civil, Legislação Processual Civil, Legislação Penal, Legislação Processual Penal, Legislação Ambiental, Legislação Trabalhista, Legislação Tributária, Legislação Administrativa, Modelos de Petições, Código de Organização Judiciária dos 26 Estados do Brasil, Tabela de Honorários Advocatícios dos 26 Estados do Brasil e Lei dos Juizados Especiais.

Segundo o Presidente da OAB Subseção de Ibirubá: Advogado José Augusto Dias de Oliveira: “ ficamos imensamente gratificados em realizar esta DOAÇÃO, para a Agência do Banrisul, que realiza um excelente trabalho no nosso Município, e graças ao excelente trabalho que vem realizando, merecem o reconhecimento da OAB Subseção de Ibirubá e da Sociedade Civil, pois a Agência do Banrisul, colabora para o progresso e o desenvolvimento do nosso Município, temos certeza absoluta que o excelente material jurídico Doado, será de extrema importância para toda a equipe desta Agência Bancária”.

CONSULTA POPULAR NESTA QUARTA

Ibirubá

Nesta quarta-feira, 23, acontece em todo o Estado a Consulta Popular 2010. Das 08h às 18h, os cidadãos poderão votar em demandas prioritárias para a sua cidade e região. Para votar é preciso apresentar um documento, que pode ser título de leitor, RG ou CPF. Em Ibirubá serão 16 urnas entre os pontos fixos e volantes de votação. As demandas recomendadas são Agricultura, Educação, Segurança e Saneamento. Os projetos para as quais se destinam os recursos constam na cédula de votação. É possível escolher até quatro dos 10 itens apresentados. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento- COMUDE, Olindo Campos, o objetivo é mobilizar a comunidade e chegar a cinco mil votos. No ano passado, em Ibirubá, 3.671 votaram na Consulta Popular. Ele salientou que a projeção nesta ano é maior, já que no ano passado nesta mesma época as escolas não estavam funcionando, devido a greve. Olindo disse ainda, que uma urna permanecerá aberta até às 21 horas. Ela estará localizada na Secretaria de Obras.