terça-feira, 9 de junho de 2009

ETAJ AGORA É FEDERAL

Ibirubá 

    O Ministério da Educação federalizou a Escola Técnica do Alto Jacuí (ETAJ) em Ibirubá, O ato ocorreu no sábado (6) às 11h, com a presença do secretário de educação profissional do MEC, Eliezer Pacheco, do Prefeito Gustavo Schroeder, além de outras autoridades locais, regionais e estaduais. A partir da federalização, a escola passará a ser uma unidade avançada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, subordinado a Sertão. A Escola já oferece cursos gratuitos de agropecuária, sistemas de informação e eletromecânica a mais de 200 alunos. Serão beneficiados 18 municípios. A escola foi construída com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) na gestão do então Prefeito Olando Kanitz e inaugurada oficialmente em julho de 2002. 

   Para tornar possível a federalização, o Município doou ao governo federal todo o complexo de mais de 5 mil m² de área, que inclui também o Módulo Esportivo. O Prefeito de Ibirubá salienta que a federalização representa um grande avanço na rede de ensino do Município. “É a chance de profissionalizar os alunos de Ibirubá e de toda a região para inserí-los no mercado de trabalho e da escola receber maiores investimentos, com recursos federais, consequentemente diminuindo custos para o erário público municipal. Além disso, os cursos federais atrairão um maior fluxo de pessoas para a cidade, o que deve movimentar nossa economia”, aponta. Segundo Eliezer Pacheco, o orçamento anual da escola assim que o processo todo estiver concluído deve ser de aproximadamente 4 milhões de reais. Ele espera que tudo esteja formalizado até o final do ano.

Colaborou com a matéria o Assessor de Imprensa da Prefeitura Felipe S. Nogueira.

PARALISIA INFANTIL. MAIS UMA ETAPA DE VACINAÇÃO

Ibirubá

NÃO DÁ PRA VACILAR, TEM QUE VACINAR”

   Dia 20 de Junho de 2009, sábado, é dia de vacina contra a paralisia infantil. A vacinação deve atingir todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos em Ibirubá. A meta proposta pelo Ministério da Saúde para o município de Ibirubá é vacinar 95% das 1029 crianças. Na última etapa da campanha; o município manteve a cobertura vacinal esperada pelo Ministério da Saúde de 95% de crianças vacinadas. A paralisia infantil sempre foi motivo de preocupação dos pais, profissionais de saúde, educadores e comunidade em geral. Desde que só uma pessoa continue infectada com o vírus da pólio ou da rubéola no mundo, a população corre o risco de contrair uma destas doenças. A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos a cada ano.

Roteiro de Vacinação:

Posto de Saúde Central e Posto da Estratégia da Saúde Familiar (08h00min as 17h00min)

Posto Progresso, Hermany, Alfredo Brenner, Santo Antonio do Bom Retiro, Centro Odontológico-Sete de Setembro(08h00min 11h00min)

Roteiros Volantes: Salão Bairro Jardim (09h00min), Salão bairro Odila (10h00min)

Roteiro Volante ESF: Bairro Chácara (ASEPI) 09h30min, Bairro Unida-Centro Social (10h00min), Bairro Santa Helena Salão Comunitário (10h30min).

UERGS DE IBIRUBÁ TERÁ VESTIBULAR DE INVERNO

Ibirubá

   Em reunião ocorrida na sexta-feira (05), o Conselho Superior da Universidade aprovou a realização do vestibular de inverno da Uergs. Serão oferecidas 480 vagas, distribuídas em seis cursos e doze pólos. São eles: Tecnologia em Fruticultura, em Bagé e Erechim (noite); Tecnologia em Agropecuária Integrada, em Cachoeira do Sul, Vacaria e São Borja (noite); Pedagogia, em Cidreira, São Francisco de Paula (manhã) e Cruz Alta (noite); Engenharia de Sistemas Digitais, em Guaíba (diurno); Administração: Gestão Pública, em Porto Alegre (diurno); e Tecnologia em Agroindústria, em Ibirubá (manhã) e Três Passos (noite).

   Entre os seis cursos, um é novo (Administração: Gestão Pública) e outros dois (Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Agropecuária Integrada) tiveram seus nomes e currículos alterados em virtude de adequação ao Catálogo Nacional do MEC para cursos de Tecnologia.

   Objetivando a formação de novos profissionais; a universidade abrirá 40 novas vagas, campus UERGS/Ibirubá. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, e do UERGS/POLO-IBIRUBÁ, coordenado´pelo professor Paulo Afonso Carvalho intercederam junto ao Governo Estadual para que o município fosse incluído dentre aqueles que terão vestibular. Nesta sexta-feira, dia 12, será realizada uma reunião do Conselho Universitário para definir os locais do vestibular. O edital do concurso vestibular será publicado também no mesmo dia, com inscrições entre 13 de junho e 12 de julho. As provas serão realizadas em 2 de agosto e as aulas têm previsão de início para 14 de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa