sexta-feira, 11 de setembro de 2009

APAE ADQUIRE ÔNIBUS ESPECIAL

Ibirubá

   Em uma luta que começou a pouco mais de dois anos, onde a direção da Apae de Ibirubá colocou em prática o projeto de aquisição de um microônibus adaptado para o transporte de alunos da Escola Especial Franz Hümmler.

   A professora Norma Franceschet, diretora da Apae salientou que o sonho está se concretizando antes do prazo previsto, devido a colaboração das comunidades de Ibirubá e Quinze de Novembro, com a participação em promoções, rifas, campanhas e pedágios. Com os 150 mil reais já arrecadados a escola fez a compra nesta semana do veículo, adquirido de uma empresa de Santa Maria. Segundo Norma, o valor total é de 180 mil, sendo que o restante deverá ser pago até abril de 2010. A empresa está agora comprometida a entregar o microônibus em até 45 dias, já com as modificações necessárias, entre elas uma rampa espaço para cadeiras de rodas.

   Com a compra do veículo a Apae deixa a Kombi somente para os deslocamentos mais próximos e com poucos alunos. Segundo Norma, a aquisição irá propiciar com que haja somente um deslocamento para o transporte com os alunos e não dois como ocorre atualmente.

FUCKS E MÁRIO PERDEM DE NOVO

Ibirubá

   Em julgamento que aconteceu no final da tarde de quinta-feira no TRE, em Porto Alegre, os candidatos escolhidos pelo Frentão para as eleições suplementares de 20 de setembro foram novamente derrotados. Gustavo Schroeder (Fucks) e Mário Pedersen tiveram suas candidaturas indeferidas pelo juiz eleitoral local, atendendo pedido da Aliança Popular e do Ministério Público.

   No julgamento no TRE, cinco desembargadores entenderam que os dois não podem ser candidatos por terem sido os causadores da anulação da eleição, embora não tenham seus direitos políticos cassados. Um outro pediu vistas do processo, devendo dar o seu parecer na próxima terça-feira, dia 15. Os desembargadores também entenderam que a coligação apresente novos candidatos para que tenham suas fotos colocadas na urna eletrônica.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

REGIÃO CONTA OS PREJUÍZOS

Vitor Graeff

   O vendaval de segunda-feira, dia 07/09, deixou um rastro de destruição em vários municipios do estado. Na região do Alto Jacui não foi diferente e o municipio mais atingido foi Vítor Graeff. Mais de 400 residências tiveram seus telhados destruídos ou bastante danificados. Além disso inúmeras árvores foram arrancadas pela força do vento. A praça central, uma das mais bonitas do estado, com seus ciprestes com formatos de animais também foi quase que arrasada. No local o prédio do museu municipal foi atingido por uma árvore e ficou destruído.a manhã desta quarta-feira, municípios da região enviaram funcionários para auxiliar na reconstrução. As prefeituras de Não-Me- Toque, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Mormaço e Tapera cederam funciónários. A Defesa Civil do estado enviou telhas de cimento amianto para ajudar os necessitados. A prefeitura não tem ainda as estimativas de quanto foi o prejuizo e nem  o tempo necessário para que trabalho de reconstrução seja realizado.

   Os outros municipios da região não tiveram grandes prejuízos com o vendaval e com as grande quantidade de chuva. Em Ibirubá algumas casa foram destelhadas no bairro Jardim. Várias árvores foram derrubadas pela ventania, sendo que no bairro Progresso uma delas caiu sobre um veículo que ficou bastante danificado. Além disso vários fios de telefone e da rede elétrica foram arrebentados por galhos que cairam sobre a fiação.