quinta-feira, 14 de maio de 2009

CHUVAS EM IBIRUBÁ

Segundo Carlos Truss da Área de Meteorologia do ETAJ (Escola Técnica Alto Jacuí) de Ibirubá, os útimos dias de chuva renderam mais do que todo o mês de Abril, confiram: Registro de precipitações anteriores ocorreram em 20/04/09 e 23/04/09, respectivamente 6,4 mm e 8,2 mm, totallizando no mês de abril  14,6 mm de chuva.
Acumulado dos últimos três dias = 86,6 mm de chuva.

VACINA DA GRIPE VAI ATÉ DIA 29|05

Ibirubá

 Vacinação idosos 6     A campanha de vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos não atingiu a meta esperada até o dia 08, quando se encerraria a campanha. Com isso, num primeiro momento a coordenação nacional estendeu o prazo até o dia 15, mas alongado nesta semana até o dia 29 deste mes. O secretário de saúde de Ibirubá Chico Severo disse hoje que o percentual do municipio não chegou a 70% da meta, e por isso deverá ser intensificado o trabalho na procura dos idosos que ainda não fizeram a vacina. Ele disse que a meta estabelecida pela Secretaria de Saúde do Estado dizia que Ibirubá deveria vacinar pelo menos 2.406 pessoas, mas que o Ministério da Saúde estabeleceu um total de 3.060 idosos para serem vacinados. Chico salienta que são 600 pessoas a mais do que se pensava, e a sua pasta não sabe se este é mesmo o número a ser atingido, pois não se tem dados concretos de quantas pessoas tem mais de 60 anos no municipio. Segundo ele, caso Ibirubá não vacine 80% da meta estabelecida pelo Ministério, e não consiga uma justificativa plausível para este fato, o município corre o risco de perder recuros federais. Por isso, além da equipe de saúde sair em busca de pessoas dentro da faixa etária para realizarem a vacina, ele pede que todos colaborem fazendo a sua parte, procurando os postos de vacinação.

DOAÇÃO DE SANGUE EM IBIRUBÁ

Ibirubá

   A comunidade ibirubense terá no sábado a oportunidade de participar de mais uma campanha de doação de sangue a ser realizada no municipio. Segundo o secretário de saúde Chico Severo, o trabalho será desenvolvido através do Hemocentro de Cruz Alta. O local será a Câmara de Vereadores das 9 da manhã até as 5 horas da tarde. Chico destaca que a princípio o Hemocentro espera a participação de pelo menos 80 pessoas, mas podendo chegar a 100, dependendo do interesse da comunidade. Neste mesmo dia também haverá a coleta de sangue para a formação do banco de medula óssea. Os interessados podem fazer suas inscrições na Secretaria de Saúde ou dirigir-se ao local durante o sábado, dia 16.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

IBIRUBÁ AINDA ESPERA PARA DECRETAR ESTADO DE EMERGÊNCIA

Ibirubá

    O Prefeito Gustavo Schroeder, o Fucks, declarou nesta segunda -feira que o municipio ainda não estará decretando estado de emergência devido a estiagem. Ele disse que espera até o final de semana para tomar esta posição, baseado nos levantamentos que estão sendo realizados através da Secretaria de Desenvolvimento. Para ele, a chuva que está sendo anunciada para esta semana também pode motivar a não decretação do estado de emergencia. Fucks destacou que as perdas em Ibirubá também foram grandes no setor agropecuário, mas que se chover normalmente a partir de agora a situção estará normalizada em breve.

COMEÇOU MAIS UM FERTAI

Ibirubá

   O Grupo Teatral Cara de Pau promove mais um Festival de Teatro Amador de Ibirubá-FERTAI, que teve sua abertura na segunda-feira a noite, com um um público de mais de 500 pessoas na Casa da Cultura. Na oportunidade o humorista Mulita esteve fazendo um show especial. Segundo Gilberto dos Santos, o Teté, o festival deste ano é diferente dos demais. Um pela impossibilidade de participação de grupos de fora do municipio. outro e principal fator, é a falta de recursos.

    O festival prossegue na quarta feira, com apresentações pela manhã, tarde e noite. O mesmo acontece na quinta e na sexta-feira. Para domingo, o Grupo Cara de Pau estará apresentando sua nova peça: Teté, Cair e Levantar. Os espetáculos iniciam ás 20:30 horas na Casa de Cultura.