sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CORPO DE BOMBEIROS DIVULGA OCORRÊNCIAS DE 2008

A comunidade tomou conhecimento durante esta semana, do número de ocorrências atendidas durante o ano passado pela 4ª Seção de Bombeiros de Ibirubá. Segundo a nota, divulgada pelo Tenente Marcos Ponsoni, houve um aumento considerável no número de atendimentos nos três municípios de abrangência, que são Ibirubá, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos. O maior número de atendimentos felizmente foi na prevenção, principalmente nas Inspeções Prediais, totalizando 155 atendimentos. Mesmo assim chama a atenção o elevado número de incêndios registrados no período. Foram 16 incêndios em casas e estabelecimentos comerciais e públicos, além de 12 em matas, 04 em veículos e mais 08 em lixo, totalizando 40 ocorrências. Segundo Ponsoni, o número total de atendimentos no ano de 2008 foi de 383, sendo a grande maioria em Ibirubá.

PREFEITURA RETOMA ATIVIDADES NO INTERIOR

Depois de um período onde a atual administração enfrentou problemas com relação ao grande número de funcionários que estavam de férias, aos poucos as atividades começam a ter uma vida normal. Neste sentido, a Secretaria de Obras está recomeçando os trabalhos de recuperação das estradas do interior. Nesta semana o prefeito Fuks, acompanhado do secretário Oneide Neuland, estive visitando as regiões de Vila Seca, Boa Vista, São Sebastião, Linha Duas e Passo Bonito, que são as primeiras atendidas. O objetivo é o de colocar a malha viária em condições para o transporte da produção agrícola, bem como do transporte escolar e dos próprios moradores das regiões.

COTRIBÁ COMEMOROU 98 ANOS NA QUARTA

A Cooperativa mais antiga do país comemorou na quarta-feira, dia 21 de janeiro, os seus 98 anos de atividades. Segundo vários documentos encontrados na residência da família Gabe, dentre os quais uma ata que confirma a veracidade do fato, a Cotribá foi fundada em 21 de janeiro de 1911 e é hoje a mais antiga cooperativa ainda em atividade em todo o Brasil. Neste ano, a direção da entidade promoveu vários encontros nos municípios de abrangência, com palestras e com planos para beneficiar os seus associados, porém não foi realizada nenhuma festividade alusiva ao fato. Segundo o presidente Celso Leomar Krug, que está no comando da Cotribá desde 1993, a cooperativa está em contagem regressiva para a comemoração do seu centenário, que acontece em 2011. Aí sim, segundo ele, haverá uma vasta programação, que já está sendo elaborada.

A Cotribá está inserida atualmente em vários municípios da região do Alto Jacuí, mas também procurou abrir novos caminhos, e hoje atua também na região central do estado, onde está tendo um crescimento invejável.