quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

POSTO DE GASOLINA É ASSALTADO

A rotina da direção e funcionários do Posto Habib, localizado na esquina das ruas General Osório e do Comércio foi alterada ás 10 horas da manhã de quinta-feira, 04/12. Isso porque dois jovens, com idade entre 18 e 20 anos, tripulando uma moto CG, de cor preta, chegaram ao local e anunciaram o assalto. Segundo Marcelo El Beitune, sócio do estabelecimento, os dois aparentavam bastante nervosismo e depois de recolherem o dinheiro, fugiram na direção de Selbach. A Brigada Militar foi acionada e saiu no encalço dos meliantes. Segundo Marcelo, teria havido troca de tiros com soldados da BM de Selbach, que também foi acionada. Ele não revelou a quantia roubada, somente destacando que não foi pouco, pois havia dinheiro no caixa da féria do dia anterior. Na segunda-feira, dia 01, houve assalto semelhante em Tapera, quando os assaltantes também fugiram na direção de Selbach. Trabalha-se na hipótese de os dois assaltos tenha ligação e que tenham sido praticados pelas mesmas pessoas.

PIM PRESENTE EM SEMINÁRIO NA CAPITAL

Nos dias 24 e 25 de novembro, o Primeira Infância Melhor de Ibirubá esteve em Porto Alegre no Quinto Seminário Internacional da Primeira Infância, que tratou da Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência. De Ibirubá participaram do encontro as visitadoras Ana Lúcia Schiefelbein, Clarice Alves Borba, Fabiana Ciprandi e a monitora Maria Teresinha de Souza. Segundo Christopher Clouder, da Inglaterra que palestrou na abertura sobre o Futuro da Infância, o PIM é o melhor programa que os gestores podem querer e implantar. Já Osmar Terra, Secretário Estadual da Saúde, O PIM é um programa que funciona em rede, integrado com a comunidade. O programa é homogêneo em todo o estado, que é pioneiro no Brasil e aos poucos vem sendo implantado nos demais estados da federação. Ele acredita que o programa vai auxiliar na mudança da nossa sociedade. È só monitorar e verificar o resultado daqui a alguns anos, através de avaliações consecutivas. O PIM já está implantado em 323 dos 496 municípios gaúchos, e, destes, 260 estavam representados no seminário.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

REUNIÃO PARA DEFINIR CONSTRUÇÃO DE MORADIAS

Reunião Discute Construção de Moradias O Conselho Municipal de Habitação esteve reunido na sexta-feira, dia 28/11, quando definiu alguns critérios a serem cumpridos pelos futuros moradores do Núcleo Habitacional, a ser construído nos altos do bairro Floresta. Segundo a presidente da entidade, Maria Tedesco, foi prorrogado o prazo para a apresentação da documentação dos beneficiados. Estes devem apresentar um comprovante de residirem no município, comprovante de renda, não possuir imóveis, e para isso devem ter a negativa do Cartório de Registros, do Tabelionato e da Prefeitura Municipal. Os inscritos têm até o dia 10 deste mês para a entrega desta documentação, pois o Conselho voltará a se reunir no dia seguinte, quando deve dar o aval final para os beneficiados. Maria alerta que, aquele que não trouxer a documentação, corre o risco de ficar fora do projeto.

NATAL LUZ ABRE SÁBADO EM IBIRUBÁ

Natal Luz A programação oficial do Natal Luz de Ibirubá tem sua abertura oficial no sábado, ás 21 horas, na Praça General Osório. Na programação consta a entrega da chave da cidade ao Papai Noel, show de Luzes e Fogos de Artifício e show com a Banda Tropical. Além disso, o Dim-Dim estará circulando para alegrar as crianças. A partir do domingo inicia as programações nos bairros de Ibirubá, sendo que no dia 07 é a vez do bairro Por do Sol realizar suas atividades. Neste ano a Praça General Osório terá uma concentração maior dos enfeites natalinos, pois as ruas Sete de Setembro e General Osório terão a sua iluminação pública substituída, com o trabalho iniciando na próxima semana.

PROFESSORA RESTAURA PRESÉPIO

PROFESSORA RESTAURA PRESÉPIO A professora Margrid Schwantes utilizou seus dotes para restaurar 14 peças de um presépio, que fazem parte do acervo do Museu Theobaldo Becker. Segundo ela, o trabalho durou aproximadamente dois meses, pois as peças estavam praticamente irreconhecíveis e foi exigida muita paciência e concentração para ser efetuado. A coordenadora do Museu, Regina Trein disse que estas peças são centenárias, pois faziam parte de um antigo presépio da Igreja Católica, e que por serem bastante antigos e alguns estarem danificados, foram descartados. As peças foram recolhidas pelo senhor Benetido Bender, em 1985, que ás levou ao museu. A professora Margrid destacou que este tipo de trabalho é gratificante, e salienta que coloca o seu tempo a disposição de quem tiver alguma coisa que necessite de restauração.

SHOW NATIVISTA LOTARÁ CASA DE CULTURA

Herança Nativa - Casa de Cultura_ Toda a renda do “Herança Nativa” beneficiará Lar do Idoso

Casa de Cultura vai lotar em 07/12 na reprise do grande espetáculo

O show nativista que emocionou multidões, em 27 de setembro, será reprisado em 07 de dezembro, em Ibirubá, a partir de 21h. Durante quase duas horas o Coral Canto Nóbilis estará apresentando um espetáculo que combina canto, música, dança e cenografia, embalados por um repertório envolvente.

Desta vez há um motivo adicional para lotar a Casa de Cultura: toda a renda será do Lar do Idoso Aconchego, cujas novas instalações estão funcionando na Linha Pulador Norte, Ibirubá. A entidade abriga dezenas de internos mas precisa de mais recursos para ampliar sua capacidade física de atendimento, já que a demanda é crescente por serviços especializados à terceira idade.

Ingressos podem ser encontrados com as entidades organizadoras – Lions Clube de Ibirubá e Lar do Idoso Aconchego -, com os apoiadores Rotary Club e Casa da Amizade, com patrocinadores e demais colaboradores. Preços: R$ 10,00 (antecipados) ou R$ 12,00 (no dia 07/12). Crianças de até 10 anos têm entrada franca.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A CRISE NA EUROPA VISTA POR UM IBIRUBENSE

João Deckmann na Europa 1A reportagem do Jornal O Primeiro entrou em contato com o ibiru bense João Arthur Deckman para saber a repercussão da crise financeira na Europa. Esta semana ele nos enviou o seguinte relato:

“ Olá Ingo. Pois é, o bicho pegou também aqui na comunidade européia. As coisas nem sempre acontecem da forma como foram planejadas. Basta haver um tremor nos Estados Unidos, que aqui se nota os efeitos. E, desta vez foram devastadores. Com a notícia da crise americana, a quebra de bancos e de construtoras poderosas, não poderiam deixar de serem notadas aqui na Europa. As bolsas despencaram violentamente. Empresas da construção civil suspenderam obras. Os preços sofreram reduções tentadoras, mas nem mesmo isso fez com que as vendas fossem incrementadas. Resultado: Instalou-se a maior crise sofrida na Europa, para não falar mundial, dos últimos tempos. No setor automobilístico as demissões são grandiosas, em massa. Volkswagen, Seat, Nissan e Opel são as que mais estão demitindo. A BMW, Porsche, Mercedes Benz, Skoda, Renault, Citroen, Peugeot, Saab e Volvo(falo também de caminhões) também têm demitido, mas não de forma tão alarmante. Alguns adotaram um sistema de rodízio de férias. Trabalha-se 7 dias e os 7 seguintes se para. E vão momentaneamente tentando driblar a crise. Ouve-se muito que 2009 será um ano muito difícil, mesmo com a vitória de Barak Obama nos Estados Unidos. Além deste setores que eua aja citei, a crise atingiu a tudo e a todos de alguma forma. No setor de transportes, onde estou atuando, a frota circulando é de 30 a 40 % menor do que antes da crise. O comércio e a agricultura também foram afetadas.

João destaca ainda que a vitória de Barak Obama nas eleições americanas foi vista na Europa com certo alívio. Entendiam os analistas, que a vitória do democrata destruía barreiras raciais e renovaria os Estados Unidos como modelo universal. João Deckmann está na Espanha a quase dois anos, e disse que o momento no país, bem como em toda a Europa, é de bastante apreensão.
       Falei sobre a crise do setor Automobilistico.Mas é geral. Transporte,setor onde estou atuando, está com a frota de mais ou menos 30 a 40% mais lento agora.  Sao de 30 a 40% menos caminhoes rodano nas estradas européias. Comercio e Agricultura tambem tiveram seus problemas com a crise.           
       A vitória de Barack H Obama, foi vista como se tivessem dado uma injeçao de animo nas Bolsas de Valores, que tinham pérdidas enormes, no setor de Industrias ,Derivados de Petróleo, enfim, foi um alívio.Os jornais e revistas, nesses dias, durante e depois das eleiçoes,traziam manchetes ou noticias assim:
       " A comunidade Internacional,aplaude a histórica vitória de Barack Obama"/"A vitória do candidato democráta,destróe as barreiras raciais,e renova os Estados Unidos como modelo universal"/"A cidade que em 1966 atirava garrafas em Martin Luther King, hoje abraçava o ganhador" (Chicago)/"Esta vitória em si mesma,nao é a mudança. É só a oportunidade para que façamos a mudança"(Frase do discurso da vitória)/ Yes, we can(Sim, nós podemos) foi o refrao que usava em seus discursos de campanha

ENCONTRO DE GESTANTES

Grupo de Gestantes Na quinta-feira dia 27 houve mais um encontro do grupo de gestantes na secretaria de saúde. Na ocasião a nutricionista Clarice falou sobre a importância da alimentação saudável na gestação. A acadêmica de educação física Elisabete Klein palestrou sobre a importância dos exercícios físicos na gestação. Ela explicou que eles facilitam o trabalho de parto, conservam o corpo da mulher, evitam dores nas costas, flacidez e melhoram a circulação. Segundo ela, quando a grávida pratica exercícios tem maior facilidade para recuperar o peso depois do parto.

Os exercícios devem ser bem acompanhados em mulheres com anemia,
sangramento, diabéticas, hipertensas ou que já tiveram parto prematuro
em uma gravidez anterior.

As atividades indicadas para as gestantes são as de baixo impacto como caminhada, hidroginástica e natação leve, como também os alongamentos que são muito importantes na gravidez e ajudam a manter a amplitude articular. A partir do 3º trimestre a gestante começa a apresentar mobilidade reduzida de articulações de tornozelo e punhos. Essas alterações ocorrem pela retenção de água, resultando em edema visível no tornozelo, parestesias nas mãos, fraqueza muscular. Nesse caso, as gestantes devem evitar praticar exercícios que envolvam força, agilidade e equilíbrio com tais articulações que podem provocar o aparecimento de lesões neste período.

Mantendo alguns cuidados durante a gravidez, como não engordar mais do que o indicado pelo médico e hidratar bem a pele para evitar estrias, você poderá retomar seu estado físico mais fácil e rapidamente. À medida que a mãe vai se adaptando a nova rotina, surge uma certa ansiedade e preocupação em voltar a ter o corpo que se tinha antes da gravidez. A retomada a atividade física se torna essencial para ajudar neste processo, além de ajudar a emagrecer. É importante seguir sempre a orientação do seu médico em relação a quando voltar ás atividades, pois cada caso é um, e o procedimento poderá ser diferente em cada um deles.

Após a palestra foi aferido a pressão arterial das participantes pela técnica de enfermagem Mareci e também houve um coquetel. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de dezembro.