quinta-feira, 28 de julho de 2011

MINISTÉRIO APROVA PROPOSTA DA AMAJA

Ibirubá

representanteministerio

   No dia 25 de julho em Porto Alegre na sede PROCERGS foi formatado o projeto piloto Estrada Para o Futuro/ circuito Alto Jacuí em Ibirubá. O evento envolverá os Ministérios do Planejamento, das Comunicações e Casa Civil da presidência da república. Participarão também representantes do MEC, MDA, SERPRO, Telebrás, BNDS/BADESUL, BB, Caixa Federal, MCT e SECON do Governo do Estado, Gabinete dos Prefeitos, FAMURS entre outros órgãos dos governos federal e estadual. Representaram a AMAJA o secretário executivo João Schemer e Edio Schrader. Ibirubá foi representado pelo secretário geral Gustavo Roberto Schroeder e a secretária de educação Jussara Rodrigues.

   O evento constará de palestras no auditório do IFRS, relato de projetos de sucesso no país, oficinas de TI, rodada de negócios e soluções financeiras em CDTC, tendo como público alvo gestores públicos dos 19 municípios da associação, acadêmicos ligados às áreas de saúde, educação, previdência e tecnologias, entre outras.

   Na oportunidade os representantes de Ibirubá, mantiveram contato com Gerson Barrey, diretor da SECOM do Governo do Estado, Rodolfo Castro, da Secretaria Geral de Governo e Paulo Renato Rodrigues, do gabinete dos prefeitos, juntamente com Ronald Costa do departamento de banda larga do MC e João Batista, representante do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. O objetivo do contato foi de convidar o governador Tarso Genro e secretarias de estado para participarem do evento em Ibirubá, que acontece nos dias 14,15 e 16 de setembro no IFRS.

fonte: Assessoria de Imprensa

COMISSÃO DE DESCARTE TEVE ENCONTRO

Ibirubá

  descartelivros  Reuniram-se no dia 22 de julho nas dependências da Biblioteca Pública municipal Justino Guimarães Neto de Ibirubá, os integrantes da Comissão de Descarte de livros. Constituída pela portaria nº. 6.295/2011, a comissão tem por objetivo, acompanhar o descarte de materiais impressos e livros em estado de deteriorização e desatualizados, da Biblioteca pública e das escolas da rede municipal.

   A reunião teve como pauta principal a legislação pertinente ao descarte. Segundo Cristina Brignoni, neste primeiro momento é importante todos os integrantes da comissão e funcionárias da Biblioteca, estar cientes das leis que regem o descarte para posteriormente fazer a avaliação técnica a cerca do mesmo.

   São integrantes da comissão: Jair Copini (Direito), Andrigo Fenner Informática), Eliane Galera (Geografia), Rosélia Gabe ( História ), Lisete Soldim (Letras), Carolina Schweig (pedagoga) representando a SECTD e Cristina Brignoni( História ) Coordenadora de Cultura de Ibirubá, destacando a Comissão foi criada na atual administração e supre uma lacuna encontrada neste setor, tendo sua composição foi pautada em critérios técnicos e acadêmicos. Como se sabe, existe um processo em andamento para saber quem descartou em 2009 vários livros da Bibliotéca de Ibirubá e que foram encontrados com um colecionador em Selbach e em um lixão.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

HOMEM MORTO A TIRO NO INTERIOR

Ibirubá

   A noite de terça-feira(26) não foi das mais sossegadas para a Brigada Militar. Segundo ela informou, por volta das 19 horas houve um chamado de uma senhora residente em Boa Vista, interior de Ibirubá, dando conta de que o senhor Leomar Diesel teria chegado até sua residência e lhe ofendido, além de atirar pedras nas janelas e em cima da casa. Quando a BM chegou este não se encontrava mais no local. Quando os soldados retornavam para a cidade, foram novamente acionados para que voltassem ao local, pois Leomar, agora na companhia de seu irmão Leandro continuavam a atirar pedras e danificar a residência. Novamente  não foram encontrados e os soldados orientaram a senhora para que ela pernoitasse na casa de algum conhecido, o que foi feito, sendo encaminhada pelos policiais até a casa de Sérgio Belebon, seu companmheiro.

   Já por volta das 23 horas, a mesma senhora ligou para a BM informando que havia um homem atingido por um tiro caído no pátio da residência. Ao chegar no local, verificou-se que tratava-se de Leandro Diesel de 30 anos de idade, atingido por um disparo na altura do peito. Socorrido pelos policiais, ele morreu a caminho do hospital.

  Na manhã desta quarta-feira, Marli Diesel concedeu entrevista ao repórter Carlos César, da Rádio Ibirubá, onde relatou que os dois irmãos, que são seus sobrinhos, vinham ameaçando-a a tempo, devido a uma questão de terras. Ela inclusive já havia feito outros registros de ameaças que sofreu dos mesmos. Segundo ela, Sérgio Belebon, seu companheiro, apenas tratou de defender-se já que Leandro chegou armado com um facão. Já Leomar Diesel, irmão da vítima, disse que Sérgio atirou contra Leandro com intenção de matá-lo e que também desferiu contra ele dois tiros, que não o atingiram. Ele confirmou que existia uma rixa antiga entre eles. Quando a Brigada chegou, nem Marli, nem Sérgio se encontravam no local.

   A policia civil foi informada do fato e esteve no local para o levantamento dos dados. Posteriormente serão colhidos os depoimentos dos envovidos e a Delegada Diná Rosa Aroldi deverá depois encaminhar o processo a justiça, que tomara as providências cabíveis.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PREFEITO RECEBE DOM FREDERICO

Ibirubá

bispo2

   Na manhã de terça-feira (26/07) o município recebeu a importante visita do Bispo Dom Frederico Heimler, da diocese de Cruz Alta. A maior autoridade regional da Igreja Católica esteve acompanhada dos Padres Eleandro Augusto da Silva e Marcos Rogério Denardi, responsáveis pela paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No gabinete, além do prefeito Carlos, a primeira dama Gesmari, o vice prefeito Francisco Rogério Rebelato, estiveram presentes vários secretários municipais, assessores e servidores municipais. Segundo o Bispo, o objetivo da visita foi de manter o bom relacionamento da Igreja Católica com as autoridades constituídas nos municípios, em todos os municípios sob a jurisdição da Diocese de Cruz Alta.

   Entre os temas abordados de forma informal, esteve o preocupante esvaziamento das comunidades do interior do município pela falta de vontade do jovem em permanecer no interior, ocasionado por vários fatores, entre eles a criação do sistema de transporte escolar no distante governo de Alceu Colares, que naquele momento era recebido com entusiasmo, mas que hoje é motivo de preocupação. O modelo implantado na época traz o jovem para estudar na cidade onde fica deslumbrado com vida urbana e não queira mais continuar na agricultura. Com isso, está se acentuando ainda mais o êxodo rural pela falta de continuidade da família no interior. Foi consenso entre todos os presentes ao encontro, que reverter isso é praticamente impossível, mas através de ações articuladas entre os poderes públicos e a Igreja, será possível minimizar o grave problema que preocupa a todos e que deverá se acentuar com o passar dos anos.

   Dom Frederico também se inteirou das ações sociais realizadas pelo município, com a participação importante da Igreja, realizadas pela Secretaria de Ação Social em vários bairros, entre eles as Padarias Comunitárias e os programas de inclusão social. Ao final da visita, de forma afável e carinhosa, Dom Frederico entregou ao prefeito um exemplar autografado do livro Compêndio da Doutrina Social da Igreja, recebeu o carinho e a admiração dos presentes e prometeu voltar sempre que puder.

GRUPO THOLL NA CIDADE EM OUTUBRO

Ibirubá

   A Secretaria de Educação do municipio confirmou na sexta-feira a presença do Grupo Tholl, de Pelotas em Ibirubá. A data do espetáculo também já foi divulgada. Será no dia 23 de outubro no Centro de Cultura e Lazer, o Ginasião. Conforme a Secretaria Jussara Rodrigues, naquele dia os ibirubenses e a região terão a oportunidade de assistir o show Circo de Bonécos. Ela buscará mais informações sobre o grupo e sobre o espetáculo para anunciar a comunidade em breve. O valor dos ingressos também não foram estabelecidos.

.

MOTORISTAS FAZEM A SUA FESTA

Ibirubá

 Motoristas 1   A Associação de Motoristas de Ibirubá, (AMI) manteve sua tradição de quase 20 anos e realizou no sábado(23), a sua tradicional festa para homenagear o colono e os motoristas. O dia ajudou, já que a tarde a temperatura foi bastante quente e mesmo a noite não chegou a fazer muito frio. Com isso a presença de motoristas na carreata foi volumosa.

    Motoristas 2 O que mudou para este ano foi o roteiro, que ao invés de subir a rua Mauá e entrar na RS 223, teve como percurso a Rua General Osório desde o seu inicio próximo a antiga sede da IBi até o bairro Hermany, entrando depois na rua Edmundo Roewer, no antigo salão Divertido.

   Depois da carreata, os motoristas reuniram-se junto ao Capitel para a missa, e a noite aconteceu o baile com a animação do Conjunto Garotos Companhia Show. A sede da AMI mais uma vez esteve lotada para o evento.