quinta-feira, 26 de maio de 2011

SONORA BRASIL DE VOLTA A IBIRUBÁ

Ibirubá.

    Está marcado para o dia 05 de junho na Casa de Cultura Osvaldo Krames, o retorno do Projeto Sonora Brasil do SESC em parceria com o município através da Secretaria de Educação. Depois conhecer a obra de Cláudio Santoro e Guerra Peixe no ano passado, este ano teremos atrações de cultura gaúcha. As apresentações iniciam com um dos maiores ícones da música regional, considerado um dos melhores acordeonista diatônico, Gilberto Monteiro. Ele vem com seu grupo e certamente receberá o carinho dos apreciadores da música instrumental do Rio Grande. Assim como aconteceu no ano passado, não haverá cobrança de ingresso, mas apenas um quilo de alimento não perecível.

Fonte> site do municipio

PARCERIA LEVA MÚSICA À ESCOLA

iBIRUBÁ

Firmado na semana que passou entre o município, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e a ONG Morada e Cidadania dos funcionários da Caixa Econômica Federal, a idéia de levar música em forma de coral para Centro Social Floresta, foi concretizada na terça-feira ( 24/05 ) com a aula inaugural. A aula teve a presença do gerente local da CAIXA, Wanderlei Luz, a secretária de educação do município Jussara Rodrigues, a coordenadora de cultura Cristina Brignoni, coordenadora dos trabalhos da STASH, Jaqueline Brignoni Winsch e a diretora do Centro Social Floresta, Poliana Hemann, pais, alunos e a imprensa representada pelas emissoras de rádio locais.

     O professor de música Timóteo Klaesener propiciou aos assistentes a audição de pequenas obras musicais através das 60 crianças que irão participar do projeto em turno inverso das atividades escolares. A parceria vai trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade social, através da música.

FONTE: PMI

SECRETARIA QUER IFRS COMO CAMPUS AVANÇADO EM IBIRUBÁ

Ibirubá

ifrs

      A  secretária de Educação de Ibirubá, Jussara Rodrigues, esteve em Brasília  no início deste mes representado e UNDIME/RS (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul) no 13º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação como delegada eleita no 22º Fórum de Secretários Municipais de Educação. Participou da mobilização no Congresso Nacional para a tramitação do Plano Nacional de Educação e no Congresso Nacional participou de audiência Pública com a temática “Diferenças SIM! Desigualdades Não! Por uma Educação Livre de Discriminação” e do debate sobre o novo código florestal. Com o Ministro Fernando Hadad solicitou mudança do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Avançado de Ibirubá, para a condição de Campus, como forma de atender as necessidades e carências pleiteadas por servidores do IFRS, apoiadas pela administração municipal. O mesmo documento foi entregue ao Senador Paulo Paim, ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia, deputado Henrique Fontana e ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

     Na Secretaria Nacional de Direitos Humanos com a ministra chefe Maria do Rosário, reforçou e agradeceu o empenho na luta pelo IFRS/Ibirubá e encaminhou projetos referente a implantação da Casa de Acolhimento Novo Rumo e a implantação do projeto Cultura de Paz. Acompanhou solicitações no Ministério do Trabalho de programas de aprendizagem em serviços bancários solicitados pela SOBENI. No Ministério do Esporte encaminhou solicitação de material esportivo do programa Pintando a Liberdade e acompanhamento de projetos e emendas parlamentares no Ministério do Turismo, Integração Nacional e no MEC e prestações de contas FNDE.

FONTE: PMI

terça-feira, 24 de maio de 2011

SEMANA DA SOLIDARIEDADE

Ibirubá

     O Dia da Solidariedade, que já se tornou tradicional em Ibirubá, reuniu mais uma vez a comunidade na Praça General Osório, no sábado dia 21/05, para um gesto solidário. Organizado pela Secretaria de Trabalho Assistência Social e Habitação, o dia foi de apresentações artísticas, prestação de serviço gratuito à população como emissão de documentos, coleta de sangue e medula óssea pelo hemocentro de Cruz Alta, exames de saúde, participação de projetos sociais através das empresas locais finalizando com o casamento coletivo reunindo oito casais.

     A cerimônia mais uma vez contou grande presença de público. A secretária Gesmari Inês Jandrey considera um êxito a realização do evento que contou com empenho de todas as secretarias municipais, colaborando com a organização do evento.

O Dia da Solidariedade é comemorado no terceiro sábado do mês de maio, todos os anos, sendo que neste dia, várias representações da sociedade, dos três setores, se reúnem para oferecer serviços, atividades culturais e de entretenimento, gratuitos para a comunidade. Também é feita coleta de alimentos não-perecíveis que são doados para instituições que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social.

O Dia da Solidariedade foi instituído pela Lei Estadual nº. 11.693 e o evento é coordenado a nível estadual pelo Comitê da Solidariedade.

FONTE: PMI

FURTOS DE VEÍCULOS ESTÃO PREOCUPANDO DE NOVO.

Ibirubá

   Depois de um período de calmaria, a onda de furto de veículos voltou a atingir a região. Na semana anterior houve o furto de uma caminhote de propriedade de Jandir Schwaroski em Quinze de Novembro. Até agora não se tem noticias se foi recuperada ou não. Já na última sexta-feira houve o furto em plena tarde de outra caminhote estacionada na frente da Prefeitura Municipal de Ibirubá. O proprietário Alexandre Borhz teva mais sorte. O veículo foi encontrado no sábado. Já no domingo foi a vez de acontecer o furto de um Chevette que estava estacionado na rua Firmino de Paula, próximo ao Colégio Sinodal. O fato se deu por volta das 16 horas. Ele também foi recuperado na tarde de domingo, abandonado na localidade de Arroio Grande, Selbach. E, de Selbach, acabou sumindo no domingo por volta das 16:30 horas, um Santana Verde, que estava estacionado na frente do cemitério. O seu proprietário não teve mais notícias do mesmo.