Ibirubá.
Está marcado para o dia 05 de junho na Casa de Cultura Osvaldo Krames, o retorno do Projeto Sonora Brasil do SESC em parceria com o município através da Secretaria de Educação. Depois conhecer a obra de Cláudio Santoro e Guerra Peixe no ano passado, este ano teremos atrações de cultura gaúcha. As apresentações iniciam com um dos maiores ícones da música regional, considerado um dos melhores acordeonista diatônico, Gilberto Monteiro. Ele vem com seu grupo e certamente receberá o carinho dos apreciadores da música instrumental do Rio Grande. Assim como aconteceu no ano passado, não haverá cobrança de ingresso, mas apenas um quilo de alimento não perecível.
Fonte> site do municipio
Firmado na semana que passou entre o município, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Secretaria de Ação Social e a ONG Morada e Cidadania dos funcionários da Caixa Econômica Federal, a idéia de levar música em forma de coral para Centro Social Floresta, foi concretizada na terça-feira ( 24/05 ) com a aula inaugural. A aula teve a presença do gerente local da CAIXA, Wanderlei Luz, a secretária de educação do município Jussara Rodrigues, a coordenadora de cultura Cristina Brignoni, coordenadora dos trabalhos da STASH, Jaqueline Brignoni Winsch e a diretora do Centro Social Floresta, Poliana Hemann, pais, alunos e a imprensa representada pelas emissoras de rádio locais.
O Dia da Solidariedade, que já se tornou tradicional em Ibirubá, reuniu mais uma vez a comunidade na Praça General Osório, no sábado dia 21/05, para um gesto solidário. Organizado pela Secretaria de Trabalho Assistência Social e Habitação, o dia foi de apresentações artísticas, prestação de serviço gratuito à população como emissão de documentos, coleta de sangue e medula óssea pelo hemocentro de Cruz Alta, exames de saúde, participação de projetos sociais através das empresas locais finalizando com o casamento coletivo reunindo oito casais.
O Dia da Solidariedade é comemorado no terceiro sábado do mês de maio, todos os anos, sendo que neste dia, várias representações da sociedade, dos três setores, se reúnem para oferecer serviços, atividades culturais e de entretenimento, gratuitos para a comunidade. Também é feita coleta de alimentos não-perecíveis que são doados para instituições que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social.