sábado, 26 de março de 2011

PULADOR VOLTOU A “RONCAR”

Ibirubá

   Enchente Ibirubá O final da tarde de sexta-feira foi mais uma vez preocupante para os moradores das margens do Pulador. Isso porquê depois de uma forte chuva de mais de 80 milimetros em menos de 1 hora, o Arroio Pulador encheu e transbordou em vários pontos da cidade, principalmente nos bairros Unida, Santa Helena e Floresta, além de pontos situados próximos a ponte do Bangu e a RS 223(foto). A chuva foi tão intensa que até mesmo quem transitava pelo centro da cidade teve que parar, pois o limpador do parabrisas não vencia tirar a água que caia em abundância. A rua General Osório mais perecia um rio. A água passou da altura dos cordões e chegou a invadir alguns estabelecimentos comerciais. A noite, por volta das 11 horas a situação voltou a piorar, já que a chuva não parava. Como os próprios moradores já denominam, o Pulador voltou a roncar e causar alagamentos nas residências situadas na Avenida Francisco Emílio Trein. Os atingidos contaram com a ajuda de vizinhos para erguer os móveis para evitar que fossem danificados pela enchente. Os estádios do Grêmio e Juventude que ficam próximos ao local também estavam alagados. A situação só melhorou por volta das 2 horas da manhã quando o nível do rio baixou.

 Agua no gramado do Gabe 2 Mesmo assim muitos moradores permaneceram acordados, já que a chuva não deu trégua durante a madrugada. Conforme informações, desde a quinta-feira pela manhã, quando começou a chover no municipio, até a manhã de sábado, o volume de chuva passava de 150 milimetros, o que era esperado para o mes inteiro. A chuva continuou caindo forte no sábado e a situação no conhecido potreiro do Gabe era de alagamento mais uma vez(foto).

   Também muitos agricultores relataram que na sexta-feira algumas localidades do interior foram atingidas por chuva de granizo, o que causou prejuízos nas lavouras de soja e em vários telhados de casas e galpões. Igualmente as estradas do interior, que récem haviam sido patroladas, estavam bastante danificadas e em alguns trechos intransitáveis.

quarta-feira, 23 de março de 2011

DEPENDENTES QUÍMICOS PODERÃO TER MAIS APOIO EM BREVE

Ibirubá

Comunidade conhece o projeto Novo Rumo
Em uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Ibirubá na terça-feira (22/03) a comunidade conheceu o esboço inicial do projeto Novo Rumo, idealizado para auxiliar no tratamento dos dependentes químicos do município. O projeto elaborado por psicólogos, assistentes sociais da comunidade e coordenado pela senhora Lourdes Krammes Tirloni, prevê a criação de uma Casa de Acolhimento aos dependentes que fazem à desintoxicação, mas não tem acompanhamento psicológico e social necessário para livrá-los definitivamente das drogas, e acabam voltando ao uso de drogas. Pelo projeto apresentado ainda não há definição sobre a personalidade jurídica da entidade, podendo ser uma associação ou até mesmo uma fundação, definição essa que deverá ser determinada no próximo encontro. Segundo a psicóloga da secretaria da saúde do município Marinilse Batistel e a assistente social Jóice Binsfeld, a Casa de Acolhimento teria a capacidade inicial para atendimento máximo de vinte pacientes que teriam todo o apoio através terapias ocupacionais, atividades esportivas, entre outras, e principalmente apoio psicológico não somente aos pacientes que desejam se livrar das drogas e reintegração na sociedade, mas também para a sua família. A audiência teve a presença do prefeito Carlos Jandrey, da chefe de gabinete Simone Closs Dias de Oliveira, a secretária Jussara Rodrigues, representantes de várias entidades e segmentos sociais, igualmente preocupados com o problema das drogas em Ibirubá. Uma nova reunião deverá acontecer nos próximos dias na busca de ajustes no projeto.

 

Fonte: assessoria de imprensa

terça-feira, 22 de março de 2011

ASFALTO DA BR 377 DEVE SAIR EM BREVE

Pimenta informa que recursos para contratação do projeto da BR 377 estão autorizados pelo Governo Federal

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), acompanhado da deputada Manuela D´ávila (PcdoB), foi recebido essa semana  pelo Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. A reivindicação dos parlamentares foi a liberação de recursos para a contratação do projeto de pavimentação asfáltica da BR 377, esquina São Carlos, entroncamento com BR 285.

No encontro, o ministro autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), representado na reunião pelo diretor Hideraldo Caron, a providenciar a contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para execução imediata do projeto. Essa é a primeira etapa necessária até que o trecho a ser pavimentado seja licitado.

“Sabemos que essa é uma obra prioritária para a comunidade do Alto Jacuí, e o impacto que terá na economia da região. Por isso, o meu empenho em trabalhar de maneira articulada com o Governo Federal para acabar com uma espera que já se arrasta há anos”,  comprometeu-se Pimenta.

Durante a reunião, o deputado Pimenta ouviu também do Ministro Alfredo Nascimento que os recursos para a travessia urbana de Cruz Alta estão assegurados.