Ibirubá
Aproveitando a viagem que fizemos a Santa Vitória do Palmar, onde reside Gilnei A. Martins e Fabiana Prediguer, um casal de amigos, estendemos a nossa até o Uruguai em companhia ainda do Geovani Martins, onde tivemos a oportunidade de conhecer belos lugares, com destaque às praias, que possuem um charme especial. O destaque é claro, fica por conta de Punta del Este(foto), onde pobre não tem vez, a não ser para dar uma rápida cruzada. Lá o preço de uma água mineral não fica por menos de 7 reais. Mas, passamos um dia lá e não nos arrependemos nem um pouco do que tivesmos que desembolsar. A paisagem que avistamos paga tudo.
Outros lugares, poreém saem mais em conta e não deixam de ser belos pontos turísticos que os brasileiros, exceto os moradores próximos a divisa, ainda não descobriram. E, não sabem o que estão perdendo. Seguindo pela Ruta 9, apartir de Chuy, temos uma estrada muito bem sinalisada e com um asfalto de dar inveja na região. Logo começam a surgir as entradas para os mais diversos pontos, onde existem várias praias a serem exploradas. Vão desde aquelas onde não existe nenhuma infraestrutura, mas belissimas para um banho, até aquelas com grandes hoteis, chalés e casas para alugar.
Conhecemos a Punta del Biablo(foto), com sua enseada ladeada por enormes pedras e com grandes dunas também. O local a primeira vista não tem grande impacto visual, mas a sua prais é maravilhosa. Perto dali está o Parque Nacional Santa Teresa com mais de 30 hectares para serem visitados e que igualmente é deslumbrante. No local existem várias pequenas prais onde os uruguaios aproveitam para relaxar, principalmente nos finais de semana, pois lá se pode acampar em um dos muitos locais apropriados para camping. Além disso, Manantiales e Maldonado não ficam devendo em nada as demais.
Tem ainda a mística Piriapolis(foto), lugar também bastante concorrido, pois a cidade possue vários hotéis e pousadas. Outra praia belissíma e que não pode deixar de ser visitada é Punta Balena, onde exite uma boate encravada em uma rocha gigante.
Mas, o charme está em Punta del Leste. Um lugar paradisiaco, com sua baía lotada de barcos, lanchas e iates caríssimos. Os hotéis cassino são um caso a parte. Ás vezes, tem-se a sorte de lá avistar atracado um transatlântico,(foto) como aconteceu no dia em que lá estivemos. E, dentre os passageiros soube-se de que haviam dois ibirubenses. Mas o que chama a atenção, é o tratamento dispensado aos visitantes. Existem orientadores de trânsito em todas as ruas para atender os turistas. Eles servem também de guais, repassando informações sobre o que a eles for perguntado. Nas praias estão colocados vários banheiros químicos, sempre com uma pessoas do lado para fazer a limpeza sempre que for usado. Não se vê nada jogado no chão. É tudo muito bem organizado, o que serve de exemplo as nossas praias brasileiras. Enfim, para aqueles que quiserem fazer uma viagem diferente nas suas próximas férias a recomendação. Sigam a Ruta 9 e não se arrependerão do caminho que estarão tomando. Só um lembrete, antes de ingresarem no Uruguai adquiram a chamada Carta Verde, na agência do Banco do Brasil de Santa Vitória do Palmar, que dá direito a permanecer três dias no país sem maiores problemas. E boa viagem.