sexta-feira, 20 de maio de 2011

AULAS DE TRÂNSITO PARA CRIANÇAS

IBIRUBÁ

not_109602

  Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Ibirubá e a Brigada Militar oferece às crianças do município, através das escolas da rede pública e privada, aulas de educação no trânsito através da Escolinha ABC do Trânsito, do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo.
      As aulas iniciaram na terça-feira no saguão da Comunidade Católica de Ibirubá, orientadas pelo sargento Francisco Gilmar de Quadros Rocha.
     As crianças entre 5 e 10 anos são recebem ensinamentos sobre educação no trânsito, conhecimento de sinalização de forma prática, através de um pequeno circuito reproduzindo as ruas de uma cidade. A Escolinha ABC do Trânsito permanecerá em Ibirubá até o dia 21 de maio (Dia da Solidariedade), quando estará na Praça General Osório.
João Batista
Assessoria de Imprensa

ESTUDANTES VISITAM MUSEU

iBIRUBÁ    

  not_109609 o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Ibirubá oportunizou aos estudantes da comunidade a visitação ao Museu Teobaldo Becker, durante a 9ª Semana de Museus cujo tema foi "Museu e Memória".
      Durante uma semana as instituições museológicas do País promovem eventos em torno do tema, com seminários, exposições, visitações a museu e outras atividades. Em Ibirubá, além da visitação ao Museu Teobaldo Becker, durante a semana, houve a projeção de um documentário sobre os Pomeranos em Ibirubá, com várias sessões realizadas durante o dia.

     A coordenadora destacou a importância da Semana de Museus como uma forma de propiciar aos estudantes um contato direto com a história, através de peças expostas e que revelam o cotidiano do povo de Ibirubá em anos passados. A professora Carmem Schmidt, da Escola Estadual Edmundo Roewer levou seus alunos ( foto) para conhecer o museu e saber um pouco da história de Ibirubá.

João Batista
Assessoria de Imprensa

BANDA MUNICIPAL FAZ 1ª APRESENTAÇÃO

Ibirubá

   jergs2 Foi na abertura dos JERGS 2011 no Módulo Esportivo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Reestruturada há cerca de um ano, quando iniciou os ensaios, a Banda Municipal de Ibirubá, mesmo sem a formação completa ainda, já mostrou o resultado do trabalho interpretando obras tradicionais.

   A Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura investiu na nova formação da banda adquirindo novos instrumentos e reformando alguns que já existia e contratou o maestro Marcos Petry que vem conduzindo o trabalho desde então. Ainda falta muito, mas a julgar pelo que foi mostrado na abertura dos jogos, a Banda Musical Municipal de Ibirubá voltará com toda a força.

   O próximo passo, segundo a coordenadora de cultura Cristina Brignoni, é a aquisição dos instrumentos que faltam, continuar os ensaios e aquisição do uniforme. Todos os integrantes da administração municipal que estiveram na abertura dos JERGS saíram contentes com o que ouviram e com a certeza que a banda voltará a ser a atração da cidade.

SEMANA DA SOLIDARIEDADE ENCERRA AMANHÃ

Semana da Solidariedade movimenta a cidade

Ibirubá

   Iniciou na segunda-feira (16/05) e vai até esse sábado a Semana da Solidariedade em Ibirubá, realizada pala Secretaria de Ação Social através da SOBENI, com o tema “Você é Responsável, Valorização da Vida”. Durante a semana várias ações foram realizadas, entre elas pedágio, arrecadação de alimentos, agasalho, atividades sociais nas escolas, emissão de CPF, palestras nas padarias comunitárias, visitas hospitalares, coleta de sangue, medula óssea, pedágio e várias outras ações sociais.

No sábado, ocorrerá a ação maior junto a Praça General Osório, quando entidades, poder público e empresas farão uma tarde de atrações, com destaque para o casamento coletivo que esse ano contará com 8 casais inscritos, com cerimônia civil e ecumênica na presença de um Juiz de Paz, representantes religiosas, a participação de todas as secretarias e o gabinete da primeira dama Gesmary Jandrey. No ano passado o Dia da Solidariedade reuniu centenas de pessoas na praça, o que deverá se repetir neste sábado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

SEMINÁRIO AGRADOU PARTICIPANTES

Ibirubá

   seminario A sexta-feira (20/05) foi marcada pela realização do Seminário Regional de Agroindústrias na Casa de Cultura de Ibirubá. A realização foi do departamento de agricultura da secretaria de Desenvolvimento em parceria com a EMATER/RS, SEBRAE/RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Das 9 horas da manhã até o meio dia foram apresentadas três palestras esclarecedoras aos agricultores interessados em implantar uma agroindústria em Ibirubá. A primeira foi do SEBRAE através dos palestrantes Fabiano Nichelle e Gabriel que abordaram a situação do agronegócio. Em seguida Gilmar Marchetti, da EMATER, abordou a legalização das agroindústrias e Ricardo Fritch, representando a secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, palestrou sobre o selo Sabor Gaúcho.

   Participaram do evento em Ibirubá delegações de agricultores de vários municípios da região, autoridades do setor agrícola local e regional o prefeito Carlos Jandrey, o secretário Olindo de Campos, organizador do evento, estudantes e de mais pessoas da comunidade. O secretário Olindo mostrou-se satisfeito com as palestras e a presenças dos interessados.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 19 de maio de 2011

TAXISTA É ASSALTADO

Ibirubá

   A tarde de quinta-feira(18) não foi das melhores para o taxista Eugênio Guintzel, que tem seu ponto junto a Rodoviária de Ibirubá. Segundo ele, na parte da tarde, por volta das 15 horas, um cidadão o pegou no ponto e pediu para ser levado até a Várzea, onde morariam seus familiares. Porém, ao chegar próximo a localidade citada, Eugênio foi calçado com uma faca e teve que levar o veículo até a localidade do Rincão Seco. Lá ele teve que entregar o dinheiro e o celular para o assaltante que fugiu com o seu veículo. Depois do susto, o taxista encontrou um morador e pediu para entrar em contato com a Brigada Militar, que deslocou-se até o local. Foram feitas buscas na região, mas somente o veículo foi encontrado próximo a pedreira. O assaltante conseguiu fugir. Conforme Eugênio, está não é a primeira vez que ele sofre um assalto. O fato ja teria acontecido a pouco mais de 10 anos, no bairro Floresta.

MORRE HOMEM AGREDIDO NA PRAÇA

Ibirubá

   Depois de mais de três meses em coma, faleceu na quarta-feira um dos homens agredidos brutamente em uma confusão acontecida na Praça Osório no dia 02 de fevereiro. Naquela oportunidade dois detentos do Presídio de Espumoso que estavam em liberdade condicional agrediram duas pessoas, sendo que uma delas conseguiu fugir. O outro acabou sofrendo diversas agressões e ficou em coma desde então. João Batista Pereira, vulgo Pio, de 51 anos, veio a falecer na quarta-feira em decorrência das agressões. Os dois elementos que o agrediram continuam presos desde aquele dia e passarão a responder agora pelo crime de assassinato. Pio era filho do repentista ibirubense conhecido como Arlindinho Pereira, e morava no bairro Floresta.