sexta-feira, 3 de junho de 2011

HOMEM MORRE AFOGADO

Quinze de Novembro

  Na noite de quinta-feira aconteceu mais um afogamento nas águas da Barragem do Passo Real. A vítima é o operário Manoel Vanderlei Vieira do Carmo, de 40 anos, que residia em Não-Me-Toque. Ele e mais alguns colegas estavam trabalhando em uma residência na localidade de Sede Aurora, onde aconteceu o fato. Conforme os colegas, Manoel teria entrado ná água para lavar-se, e como foi sozinho, ninguém sabe o que de fato aconteceu. Como não retornou, os colegas avisaram a Brigada Militar, que comunicou o fato aos Bombeiros em Ibirubá. A procura pelo corpo deu-se na manhã desta sexta-feira, sendo que por volta das 10 horas, Manoel foi encontrado sem vida a 20 metros da orla.

INAUGURADA CRECHE DA ODILA

Ibirubá

creche4  Aconteceu na manhã desta quarta-feira a inauguração da Creche do Bairro Odila. Localizada no bairro que lhe empresta o nome, o novo estabelecimento de educação infantil vai atender 50 crianças e teve investimentos de cerca de 300 mil reais com recursos próprios do Município. O ato de inauguração contou com a presença do prefeito Carlos Jandrey, do vice Francisco Rogério Rebelato, da secretária de educação Jussara Rodrigues, do secretário geral Gustavo Roberto Schroeder, da ação social Gesmari Jandrey, da saúde Carlota Artmann, das obras Oneide Neuland, do desenvolvimento Olindo de Campos, servidores municipais, vereadores e lideranças comunitárias. A creche que era uma antiga reivindicação daquele bairro, está em funcionamento desde o dia 02 de junho.

RUAS RECEBEM PLACAS INDICATIVAS

Ibirubá

   placas Através da empresa Evandro Pagliarini, vencedora da licitação, o município está colocando placas indicativas de ruas com duas faces e o brasão de Ibirubá, em vários pontos  da cidade. No total são 132 conjuntos de placas ao valor total de R$ 15.708,00 sendo  recursos próprios do municipio.

  Nos Bairros Floresta, Planalto e Jardim,  as placas foram colocadas durante essa semana, somando-se às já instaladas em outros bairros. Segundo o secretário geral, Gustavo Roberto Schroeder, as placas irão facilitar a localização e identificação de endereços, principalmente para os visitantes. “Era uma carência que a cidade tinha e que estará resolvida nos próximos dias com a colocação de todas as placas”, afirmou Gustavo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

SEMINÁRIO DEBATEU MEIO AMBIENTE

Ibirubá

   Encerrou na quinta-feira, dia 02 de junho, o Seminário Municipal de Meio Ambiente e Educação Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento e Centro de Referência em Assistência Social da Secretaria de Ação Social do município. Durante os três dias o seminário teve em torno de três mil assistentes, a maioria estudantes das escolas públicas do município, participando de exposições ou para assistir palestras e painéis que abordou o inquietante tema.

   O seminário teve palestra da Drª. Mara Tagliari Calliari com “Efeito dos Agrotóxicos na Saúde Humana”, o engenheiro agrônomo Marcos Paulo Ludwig com “Agrotóxicos X meio Ambiente” a doutoranda Suzana Vieira da Rosa com “Uso de Espécies Florestais na Propriedade Rural”, o engenheiro Paulo Schommer, da CORSAN com “Plano Municipal de Saneamento e Sistemas de Esgotamento Sanitário” o Biólogo Jackson Müller assessor de meio ambiente do Ministério Público Estadual com “ Sustentabilidade Ambiental – Desafios do Século XXI”, o engenheiro agrônomo Eduardo Matos, do IFRS, com “ Alternativas Tecnológicas Frente ao Modelo de Agricultura Convencional” o químico industrial Álvaro Moreira com “ Água: Aspectos Gerais e Relação com o Planeta” o deputado estadual Jéferson Fernandes com “ Código Florestal e a Atenção Coletiva com o Meio Ambiente, além de exposições e encenação de teatro com tema. Segundo os organizadores e seminário cumpriu o objetivo de abordar e debater o tema, informando e orientando a população e despertando nelas a consciência ambiental para preservar o planeta terra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PARCERIA PARA FORMAR MÃO-DE-OBRA

Ibirubá

  Inicia no próximo dia 13 de junho os cursos para formação de trabalhadores na área metal mecânico. A parceria firmada entre o município através da Secretaria do Desenvolvimento, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFRS e o Sindicato Patronal das empresas do ramo metal mecânico de Ibirubá. O encontro que marcou a parceria ocorreu na semana que passou e reuniu  a reitora Migacir Trindade Duarte Flores, o secretário Olindo de Campos, o secretário administrativo do sindicato, André Adorian e representantes das empresas. Ela pretende abrir 30 vagas para formar soldadores e torneiros.

   Os empresários do ramo metal mecânico estão preocupados pela falta de trabalhadores qualificados e a formação através da parceria foi a solução encontrada. O IFRS oferece os laboratórios e o sindicato com a contratação de professor para ministrar as aulas para pessoas com idade mínima de 18 anos. As inscrições deverão ser feitas no escritório do sindicato.

PRONTO ATENDIMENTO É RETOMADO

Ibirubá

   O município de Ibirubá, através da secretaria de saúde, retomou o pronto atendimento médico de urgência e emergência, após a assinatura de um novo contrato entre o município e a direção do Hospital Annes Dias. O serviço que havia sido paralisado por decisão do hospital, que alegou na época não ter estrutura para atender a grande demanda, e foi  reiniciado nesta quarta-feira (01/06).

  O novo contrato de forma emergencial prevê o repasse de 36 mil reais mensal para que a instituição continue a prestar o atendimento à população. Anteriormente o município vinha repassando 28 mil reais, até o momento em que o hospital informou que não iria mais prestar o atendimento. O prefeito Carlos Jandrey afirmou que o novo contrato é por um período de 120 dias, tempo necessário para se encontrar uma forma de adequar uma solução mais duradoura.

  Participaram do ato de assinatura do novo contrato, às 10 horas no gabinete, além do prefeito, a secretária de saúde Carlota Elisa Artmann, o secretário geral Gustavo Roberto Schroeder, diretor e administrador do hospital, vereadores e lideranças comunitárias.

Fonte Site do Municipio