sexta-feira, 27 de março de 2009

POSTO DA MULHER CARECE DE PROFISSIONAL

 

     Durante a semana o prefeito Gustavo Schroeder esteve em Porto Alegre em audiência com Sr. João Paulo Martins-Chefe da Policia Civil do Rio Grande do Sul. Na oportunidade o prefeito fez a solicitação de uma policial escrivã ou inspetora mulher, para preencher a vaga existente no Posto Policial da Mulher de Ibirubá, junto a Delegacia de Policia.

O Posto da Mulher em nossa cidade foi instalado no dia 25 de novembro de 2005, sendo atendido por um curto período de tempo por uma policial mulher, logo substituída por policiais e estagiários homens, o que não corresponde aos anseios do universo feminino. “Acredito que vamos conseguir, pela necessidade de Ibirubá, pois no momento não contamos com esse profissional especializado do sexo feminino, o que facilitará o atendimento às mulheres vitimadas” conclui Gustavo Schroeder

Assessoria de Imprensa: Felipe Stefanello Nogueira

PREFEITO ATENDE ALGUMS REIVINDICAÇÕES DO FUNCIONALISMO

Prefeito concede vale refeição, plano de saúde e reajuste salarial
        

    Desde 2002, o SISPI-Sindicato dos Servidores Públicos de Ibirubá, reivindicava por alguns direitos como: plano de saúde IPE aos servidores, vale refeição, e reajuste salarial. Neste momento de procurar valorizar a todos já no seu primeiro mandato, Prefeito Gustavo Schroeder concedeu durante está semana aos servidores públicos, (plano de saúde, 15% de aumento no vale refeição beneficiando toda a classe dos funcionários, e o reajuste salarial dos funcionários em 7%) O Orçamento de 2009 foi feito antes do sindicato dos servidores obter todas as vantagens para o exercício deste ano. Esta em andamento um projeto do executivo onde serão enquadradas todas as classes que hoje não estão sendo beneficiadas.

Assessoria de Imprensa: Felipe Stefanello Nogueira

DEPUTADO DEVE TRAZER 500 MIL À IBIRUBÁ

 

   Durante visita Ibirubá na quinta-feira, dia 26/03, o Deputado Federal José Otávio Germano disse que espera disponibilizar ao municipio pelo menos 500 mil reais através de emendas parlamentares. O encontro aconteceu junto a sede da Ascoprel e contou com apresença de lideranças políticas do Frentão e do Prefeito Fucks e do vice Mário Pedersen. Germano disse que num primeiro momento serão liberados 200 mil reais. Ele espera ainda conseguir duas outras emendas, uma de 100 mil e outra de 200 mil, para que o municipio possa aplicar em várias melhorias, beneficiando principalmente a população mais carente. Ele destacou que aproveitou para conversar com o prefeito Fucks no sentido de que Ibirubá elabore projeto o mais rápido possível, principalmente na área habitacional, para que possa se beneficiar do novo programa habitacional lançado pelo Presidente Lula nesta semana.

   Falando sobre o assunto, o Prefeito Fucks disse que estes recursos devem ser aplicados em obras urbanas. segundo ele, Ibirubá já está com um projeto na área habitacional sendo construído, com 25 casas nos altos do bairro Floresta, e, que existem mais 26 lotes no mesmo local. Ele pretende também auxiliar a COOHABI, onde 103 terrenos já estão legalizados, inclusive com água e luz instaladas. O prefeito destacou que é sempre importante se ter parceiros como o deputado José Otávio Germano, pois o municipio precisa de recursos federais para andar.

CENTRO DE IBIRUBÁ COMEÇA A MUDAR

 

   Aos poucos a comunidade já começa a notar algumas modificações no centro da cidade, principalmente nas ruas Sete de Setembro e General. Isso se deve ao trabalho de remoção de árvores, principalmente àquelas situadas muito abaixo da rede elétrica e no setor de iluminação pública. Este serviços estão sendo realizados ppor uma empresa contratada pela Prefeitura através de licitação, fato este que ocorreu ainda em dezembro de 2008, mas que somente agora teve os recursos liberados. Conforme o projeto elaborado pela empresa HCC Engenharia, além da remoção de algumas árvores, haverá também a substituição de luminárias, bem como a colocação de rede no lado oposto a atual. Com isso a iluminação pública estará concentrada nos dois lados da ruas. Além disso os canteiros também receberão iluminação decorativa. Quando tudo estiver concluído o centro de Ibirubá estará com outro aspécto, possibilitando uma melhor visão dos moradores no período da noite.

terça-feira, 24 de março de 2009

EVENTO MARCOU COMEMORAÇÕES DO DIA DA MULHER

      A Prefeitura Municipal de Ibirubá, através da Secretaria de Assistência Social juntamente com várias entidades representativas, promoveram na última sexta-feira dia (20) uma tarde especial ao Dia Internacional da Mulher. O evento começou por volta das 14h00min, no Salão da comunidade católica. A tarde dedicada à mulher, contou com a presença do Prefeito Gustavo Schroeder, que em seu pronunciamento falou da grandeza e relevância profissional da mulher Ibirubense em especial das servidoras. Logo após o pároco Católico, Eleandro Augusto da Silva apresentou uma mensagem religiosa. Em seguida aconteceram as apresentações do Grupo de Danças, Houve a apresentação do grupo da Associação Canto Nobilis e das bailarinas da academia da Jacky. Houve ainda, dinâmicas de grupo, sorteio de brindes e uma tarde dançante. O ponto alto da tarde foi o Chá da Liga Feminina de Combate ao Câncer, sendo que todo o recurso arrecadado será aplicado pela própria LFCC. Segundo a secretária da Assistência Social, Viviane K. Gentil o evento é voltado para todas as mulheres do município. “Oferecemos a todas elas, uma tarde agradável, educativa, motivacional e assim comemoramos o dia 08 de março, esse dia tão importante e representativo, para todas nós, mulheres”, salienta a secretária.

Assessoria de Imprensa: Felipe Stefanello Nogueira

Ibirubá Sai do Cadastro de Inadimplentes do RS

A Prefeitura Municipal de Ibirubá foi excluída do Cadastro de Inadimplentes do Estado (Cadin). Isso ocorreu graças a um trabalho da Procuradoria Jurídica Municipal, do Prefeito Gustavo Schroeder e com apoio do setor de planejamento da Prefeitura.

Conforme o Procurador Geral do município Rudimar Cervieri, por um erro cometido através do Governo do Estado Rio Grande do Sul na não elaboração de alguns documentos, a Prefeitura de Ibirubá estava no CADIN-RS. Mas, segundo ele, como o município possui cópias dos todos os documentos, logo encaminhamos os documentos, quando então o Estado se viu na obrigação de retirar a Prefeitura do Cadastro de Inadimplentes do Estado, possibilitando que assim, que de agora em diante o município possa receber recursos que antes estavam impedidos de serem repassados.

Quanto aos outros setores do município a situação é normal no registro no Cadin/RS. De acordo com o Prefeito Gustavo, com a retirada do Cadin, o município começa normalmente a receber os recursos e pagamentos pendentes de vários programas em que Ibirubá atua. Isso deve ao excelente trabalho de nosso procurador, junto com nosso setor de planejamento, enfatizou Gustavo Schroeder.

Assessoria de Imprensa: Felipe Stefanello Nogueira

PREFEITO ASSINA CONVÊNIO COM O BANRISUL

        O Banrisul e a Prefeitura de Ibirubá assinaram, nesta semana, na sede do banco, em Ibirubá, contrato de financiamento no valor de R$ 1.250,000,00 (Hum milhão duzentos e cinquenta mil reais) recursos estes para a aquisição caminhões caçambas, rolo compactador e equipamentos. Participaram da assinatura o Gerente Geral do Banrisul de Ibirubá, Solon Rocha de Souza , Secretário Geral da Prefeitura André Figueiró e o Prefeito do Município, Gustavo Schroeder. Os recursos fazem parte do Programa de Intervenções Viárias (Provias), provenientes do BNDES e destinados para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais para investimentos em vias públicas, rodovias e estradas. Segundo o gerente Solon Rocha de Souza, o “Provias aumenta a possibilidade dos municípios investirem na infra-estrutura e no bem-estar dos cidadãos pensando em melhorar a qualidade de vida das comunidades.”

        Para o prefeito Gustavo Schroeder, a assinatura do convênio representa um avanço da nova administração. São apenas três meses de governo, é já conquistamos muitas coisas.O recurso é um grande auxílio para o nosso município, pois reverterá numa melhor prestação de serviços à população, possibilitando a manutenção da frota, além de economizar muito”, salientou Gustavo Schroeder

Felipe S. Nogueira-Assessor de Imprensa

TUBERCULOSE PREOCUPA ÁREA DA SAÚDE

 

   Uma das doenças que vem sendo controlada a tempos pelos orgãos de saúde está merecendo uma atenção maior neste ano. O fato se deve ao número de casos e principalmente de óbitos causados pela tuberculose. Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado, em 2008, 350 pessoas morreram vítimas da doença. Para tanto o Secretário Osmar Terra vem reiterando aos municipios para que participem ativamente deste controle.

   Aqui em Ibirubá, segundo o Secretário Chico Severo, no ano passado das 121 pessoas que coletarm o escáro, uma apresentou a doença. ele salienta que a sua pasta está desenvolvendo uma campanha visando conscientizar a população a se envolver na campanha. Para isso, toda pessoa que estiver com tosse a pelo menos 3 semanas deve fazer a coleta do escáro. Chico destaca que se a doença for detectada todo o tratamento será custeado pelo municipio e pelo estado. A meta para este ano é coletar o material de pelo menos 192 pessoas.