sexta-feira, 10 de julho de 2009

TROCA SECRETÁRIO DE SAÚDE

Ibirubá

   Chico Severo O que já era esperado aconteceu oficialmente nesta quinta-feira, dia 09 de julho. Chico Severo não é mais o Secretário de Saúde de Ibirubá. Os motivos alegados para deixar o cargo dizem respeito a sua saúde, que precisa ser tratada, e, estando no cargo, não há tempo para que isso aconteça pelo tempo que precisa ser disponibilizado para exercer a função.

   A notícia da saída do secretário foi divulgada na terça-feira pelo prefeito Fucks, mas ainda não havia sido escolhido o seu substituto. Como o cargo pertence ao PP dentro da coligação do Frentão, o partido reuniu-se na quarta a noite e chegou ao nome de Carlota Elisa Hartmann para substituí-lo. Segundo o próprio Chico Severo, o período de afastamento vai depender da sua melhora. Mas, espera que em 60 ou 90 dias já possa retornar.

   Com a saída de Chico Severo da secretaria de saúde, muda também a composição da Câmara de Vereadores já que ele assume a sua vaga de vereador titular. Com isso quem deixa a casa legislativa é o suplente Vanderlei de Souza. Chico já participou da Sessão Ordinária desta sexta-feira, antecipada de segunda, dia 13, devido a viagem de alguns vereadores a Brasília.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

EX-PREFEITO TRANQUILO COM RELAÇÃO A CONCURSOS

Ibirubá

  Mauri Heinrich  O ex-prefeito Mauri Heinrich disse hoje pela manhã em entrevista á Rádio Ibirubá que está tranquilo com relação aos concursos realizados durante a sua administração e que estariam sendo alvo de análise pelo Ministério Público Estadual.

   Conforme Mauri, todos os quatro concursos realizados nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2007 foram auditados pelo Tribunal de Contas do Estado e não tiveram nenhuma anormalidade apontada até então. Todos tiveram seus trâmites normais, sendo que as empresas contratadas para a sua aplicação foram alvo de licitação pública. Ele desconhece os motivos pelos quais a análise esteja sendo realizada, mas cita que possa estar havendo um trabalho igual ao que já foi realizado em outros municipios. O ex-prefeito disse não saber se está havendo algum tipo de retaliação política, mas lembrou que durante a campanha os seus adversários diziam que "iriam ganhar a eleição e anular os concursos para colocar gente deles na prefeitura".

   O ex-prefeito Mauri Heinrich disse aguardar os desbobramentos do caso e se por ventura seja solicitada a sua participação perante o MP estará a disposição para esclacer as dúvidas. Ele entende também que possa estar havendo apenas uma investigação com relação as empresas contratadas como já ocorreu em outros municipios. Ele finalizou dizendo que ainda é cedo para emitir uma opinião mais qualificada, pois não foi oficializado do fato pelo Ministério Público do Estado.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PREFEITO EFETUA CORTES NA ADMINISTRAÇÃO

Ibirubá

GustavoRobertoSchroederProcurar se adequar a nova realidade financeira do municipio e encerrar o ano de acordo com os compromissos fiscais exigidos pela lei, fizeram com que fossem tomadas algumas providências na atual administração. Assim se reportou prefeito Gustavo Schroeder durante entrevista a imprensa nesta terça-feira.

    Segundo ele, é preciso fazer uma economia de pelo menos 600 mil reais até o final do ano para que tudo ocorra conforme o planejado. Para que isso venha a se confirmar, o prefeito disse que alguns ajustes tiveram que ser feitos. Dentre as providências tomadas estão a adoção de turno único nas secretarias de Desenvolvimento e de Obras, que passam a trabalhar do meio dia às 6 da tarde. Isso, segundo Fucks, fará com que haja uma redução de14 mil reais/mes com diárias aos funcionários que se deslocam para o interior. Além disso todos devem participar de uma campanha de redução de custos em luz, água, combustivel e telefone.

   Outra forma encontrada para reduzir despesas, segundo o prefeito, foi a redução da jornada de trabalho e o corte dos vencimentos dos CCs com valores que variam de 25 a 50%; Somente com isso deve haver uma economia de quase 190 mil reais até o final do ano. Além disso houve o cancelamento de contratos que também irão ajudar o municipio na redução de sua máquina adminsitrativa. O prefeito Gustavo espera que para o próximo ano as coisas voltem a se normalizar.

MP ESTADUAL ANALISA CONCURSO

Ibirubá

   Ibirubá passou a ser mais um município a ser investigado com relação a concursos públicos para o preenchimento de vagas de servidores municipais, dentro da Operação Gabarito, como já aconteceu em outros locais. A informação foi prestada na manhã desta terça-feira pelo Assessor Jurídico da prefeitura Luiz Felipe Mourão Egler.

   Segundo declarou em entrevista à Rádio Ibirubá, três integrantes do Ministério Público Estadual estiveram em Ibirubá nos dias 2 e 3 deste mes, analisando documentos, provas, gabaritos e uma lista de nomes de pessoas que foram aprovadas no Concurso Público Municipal dos anos de 2002 e 2003. Conforme ele, antes disso já havia acontecido um pedido de informações e alguns documentos foram solicitados e encaminhados a Porto Alegre. Toda a documentação analisada em Ibirubá também foi levada pelos membros do MP, onde segundo eles, serão analisados com mais profundidade. Segundo Luiz Felipe, nada foi dido pelos auditores quanto a uma possível irregularidade. A atual administração teve apenas que fornecer os documentos solicitados.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

MUNICIPIOS FAZEM CONVÊNIO COM O ESTADO

Municípios firmam convênio para Educação Infantil com governo do Estado

Regular o regime de colaboração para ajustamento de matrículas dos alunos da Educação Infantil das escolas da rede estadual para as redes municipais. Com esse objetivo prefeitos e representantes das Secretarias de Educação de cerca de 80 Municípios assinaram convênio, nessa sexta-feira, dia 03 de julho, com a Secretaria da Educação do Estado.

- Com a parceria, a Secretaria de Estado da Educação oferecerá espaço físico e cedência de professores às prefeituras – disse Wainer Machado, prefeito de Santana do Livramento e 2º vice-presidente da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, ao assinar o convênio.

Os Municípios que aderirem ao convênio receberão os recursos do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação). Em 2008, o valor do Fundeb repassado para a educação infantil foi de R$ 1.609,00 por aluno/ano. Para o prefeito Machado, que representou o presidente da FAMURS, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, profissionais de Educação), o valor apesar de não expressivo, ajudará a melhorar a oferta da educação dos alunos. A assinatura aconteceu na Praça de Eventos da SEC, em Porto Alegre.

Desde 2008, a Secretaria da Educação firma parcerias com as prefeituras municipais para que assumam as turmas de Educação Infantil da rede estadual. A proposta foi feita pelo governo do Estado, pois a legislação atual sobre financiamento da Educação exige que os Municípios mantenham este nível de ensino.

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, lembrou que em nenhum momento a transferência de matrículas da Educação Infantil foi imposta para as prefeituras. - A SEC conversou com os Municípios interessados e estabeleceu que os alunos somente seriam repassados às redes municipais se as mesmas assegurassem a manutenção da qualidade do ensino. Caso a prefeitura não tivesse condições de absorver todas as turmas das escolas estaduais, a SEC manteria as matrículas nos estabelecimentos de ensino da sua rede – disse Mariza Abreu.

Entre 2008 e 2009, cerca de 2.300 matrículas de Educação Infantil foram repassadas para as redes municipais, englobando mais de 260 escolas estaduais em 129 Municípios.

Fonte: Assessoria de Imprensa

OAB COM MAIS UM INTEGRANTE EM IBIRUBÁ

Ibirubá

CRISTIANO METZ RECEBE CARTEIRA PROFISSIONAL DA OAB/RS

Solenidade_de_Juramento_Dr._Cristiano_Metz__(02) No dia de 27 de junho de 2009, aconteceu junto a Sede Administrativa da OAB de Ibirubá, o ato de Juramento e entrega da Carteira de Identidade Profissional e Cartão de Identificação ao Advogado Cristiano Metz, 22 anos , nascido em 13/08/1986, natural de Ibirubá, filho de Nelson Jacob Metz e Veranice Knak.

Cristiano Metz, colou grau na UPF- Universidade de Passo Fundo, em 23 de janeiro de 2009, e é o primeiro advogado da OAB Subseção de Ibirubá, a prestar Juramento e receber as credenciais para atuar profissionalmente no ano de 2009.

Vai atuar profissionalmente com Registro Profissional, OAB/RS 76.500, com Escritório Profissional na Rua do Comércio, 667- Centro, Fone: 54-3324-4870 e 54-9147-5891.

“ Este sem sombra de dúvida, é um momento festivo para toda a Categoria Profissional da Advocacia da OAB Subseção de Ibirubá, pois Ibirubá e Região poderão contar a partir de agora, com os serviços profissionais deste jovem e dinâmico advogado, que com certeza vai atuar no dia a dia, com muita ética e profissionalismo e contribuirá com seu trabalho e inteligência, no sucesso de suas causas.

Cristiano Metz, é um exemplo para a juventude, de dedicação e estudo, pois com apenas 22 anos, Colar Grau em Direito, e passar no Exame da Ordem, mostra a sua capacidade e inteligência.

Esta escrito na Constituição da República Federativa do Brasil, que o Advogado é indispensável a Administração da Justiça, e a entrada do Cristiano Metz, nos quadros da OAB/RS, vai engrandecer ainda mais a nossa Categoria Profissional, e posso afirmar, com convicção, sem medo de errar, que este jovem, vai ter muito sucesso profissional, e vai contribuir muito para o desenvolvimento de Ibirubá e do seu povo.

Em nome da Direção da OAB Subseção de Ibirubá, desejamos muito sucesso para este novo membro, que é o 87º Advogado Inscrito na Subseção, estamos sempre a sua disposição ,e a disposição da Sociedade de Ibirubá e de Quinze de Novembro”. Salientou o Presidente da OAB de Ibirubá, Dr. José Augusto Dias de Oliveira.