quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COTRIBÁ CONTA OS DIAS PARA O CENTENÁRIO

Ibirubá

    Faltando menos de 60 dias para as comemorações do centenário da Cotribá, a sua direção está envidando todos os esforços para que a data fique marcada, não só para os seus associados, mas para todos os municipios nos quais está inserida. A festa de aniversário acontece nos dias 20 e 21 de janeiro. Para estes dois dias estão previstos alguns eventos, tais como, no dia 20, a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, e, a meia-noite, show de fogos de artifício.

   Para dia 21, data do aniversário, a programação já começa pela manhã, com a assembléia geral e o almoço. Na parte da tarde haverá atividades artísticas e atividades variadas. Já a noite acontecem os shows musicais. Primeiro com a dupla ibirubense Lui e Sampa e os Intocáveis. Logo após a atração principal sobe o palco. Sérgio Reis é o presente que a Cotribá dá aos associados e a comunidade ibirubense. Por último teremos a participação de Fernando e Motta.

   A programação festiva porém, não será somente nos dias que antecedem o aniversário. Para este ano a cooperativa está colocando em jogo a Taça dos 100 Anos da Cotribá nos municipais de campo de Ibirubá e Quinze de Novembro, que iniciou nesta quinta-feira. Outro evento que a direção da cooperativa conseguiu trazer para Ibirubá é a etapa final do festival “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”, que será realizada no dia 10 de dezembro. Após show com César Oliveira e Rogério Melo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MUNICIPIO RECEBE RETROESCAVADEIRA

Ibirubá
Conforme já havia sido anunciado, o município de Ibirubá recebeu na tarde de segunda-feira (22/11) uma retroescavadeira nova que será utilizada no departamento de agricultura da secretaria de desenvolvimento. O equipamento veio através projeto elaborado pelos técnicos da prefeitura e encaminhado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A máquina foi entregue ao prefeito Carlos e o vice Rogério com a presença da equipe da agricultura, liderada pelo secretário Olindo de Campos e vereadores. Nos próximos dias haverá a entrega técnica e o treinamento de um operador que irá que irá utilizá-la no departamento, realizando trabalhos de apoio aos agricultores.

domingo, 21 de novembro de 2010

OS NÚMEROS FINAIS DO CENSO APRESENTADOS

Ibirubá

  Na semana que passou a agentes censitária Tássia Schwantes e o agente regional Raul Corazza estiveram na Câmara de Vereadores apresentando o relatório final do censo demográfico no municipio de Ibirubá. Conforme os dados apresentados, Ibirubá possui atualmente uma população de 19.312 habitantes, uma variação de 679 pessoas a mais do que em 2000, quando o trabalho foi realizado pela última vez.

Pelo levantamento, moram hoje no interior 3.968 pessoas (redução de 23,38%) e na cidade o número de habitantes cresceu 13,48% em relação ao ano de 2000, atingindo 15.344 moradores. Em relação ao número de domicilios ocupados no municipio é de 6.775, sendo que existem mais 563 domicilios vagos.

ENTIDADES QUEREM CÂMERAS DE VÍDEO NAS RUAS

Ibirubá

   Instalar câmeras de vigilância nos pontos mais centrais da cidade, principalmente onde estão os estabelecimentos comerciais e bancários. Esta é uma das metas dos orgãos de segurança pública(Brigada Militar, Bombeiros e Delegacia de Polícia) para monitorar e inibir os furtos que vem ocorrendo últimamente. Estão enganjados no projeto a Câmara de Vereadores, Acisa, Consepro, Promotoria Pública e Agências Bancárias. Lamentou-se no encontro a ausência de alguém ligado a Prefeitura Municipal. Segundo a Delegada Diná Rosa Aroldi, com a instalação das câmeras os ladrões pensaria duas vezes antes de praticar um furto ou qualquer outro ato ilícito. Ela disse que em municipios onde já existe este serviço, o número de furtos e roubos caiu drasticamente. A vereadora Nélci Kanitz destacou que o executivo já destinou recursos para o orçamento de 2011 neste sentido. Ela salienta que somente o recurso do municipio não basta. É preciso buscar outras fontes de renda para adquirir o material. Neste sentido foi formada uma comissão para tratar do assunto, buscando informações sobre o custo, local de instalação da câmeras, quantas seriam necessárias e conversando com os responsáveis dos municipios onde o trabalho já vem sendo desenvolvido. Na oportunidade esteve presente o representante da empresa Soluções de Sistemas de Segurança, Júlio Mezzomo, de Bento Gonçalves, que também falou sobre a utilidade do material e das experiências bem sucedidas em outras localidades.

CENTRAL DE RESÍDUOS É DISCUTIDA NA CÂMARA

Ibirubá

Vereadores ouvem aspectos técnicos sobre central de resíduos em Ibirubá

   Uma equipe de técnicos liderados pelo secretário executivo do COMAJA (Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí) João Schemmer, realizou uma ampla explanação aos vereadores de Ibirubá, na semana que passou sobre os aspectos técnicos que envolvem a possível construção de uma central de recebimento de resíduos sólidos na cidade. O consórcio que reuniria cerca de 7 municípios da região, segundo os técnicos, seria uma forma de viabilizar uma solução conjunta entre os municípios para os resíduos sólidos produzidos diariamente nas cidades. Para eles, somente via consórcio é possível pleitear recursos federais para o projeto através dos ministérios e da FUNASA, pois desta forma estaria em acordo com a legislação federal sobre resíduos sólidos. Ficou claro que lei dos resíduos sólidos é política de estado e não de governo, ficando a responsabilidade aos municípios se adequarem à lei. No entanto, a explanação aos vereadores de Ibirubá foi apenas mais um passo de muitos que deverão acorrer nos próximos meses, na busca de uma solução conjunta. Ibirubá, que já dispõe de um aterro sanitário licenciado pela FEPAM, está em situação mais cômoda sobre a destinação dos resíduos sólidos, em relação a outros municípios, porém o aterro, segundo os técnicos, teria capacidade de operação para mais três anos. Após isso o município terá que investir mais recursos próprios no aterro para se enquadrar à legislação. O prefeito Carlos Jandrey esteve presente e colocou aos vereadores que, existe apenas tratativas iniciais destacando que irá preservar os interesses da comunidade caso o projeto seja viabilizado. Segundo ele, será amplamente debatido, inclusive com audiência pública.