sexta-feira, 14 de maio de 2010

AGROINDÚSTRIAS: REALIDADE PRÓXIMA

Mais um passo rumo à implantação de agroindústrias em Ibirubá

A parceria entre o SEBRAE e o município, através da secretaria de desenvolvimento, que objetiva a qualificação de agricultores para implantação de agroindústrias no município, teve mais uma etapa na terça-feira dia 11 de maio. Os agricultores participantes do programa tiveram o primeiro contato com o engenheiro agrônomo Rogério Bolzan que explicou como vai funcionar o programa “De olho na Qualidade Rural”, baseado no programa 5 esses. O encontro que ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores, foi o primeiro de cinco encontros programados, nos quais os participantes conhecerão todo o projeto. Nos próximos dias o grupo de agricultores viajará para conhecer outros projetos que já foram implantados, e terão encontros semanais com os técnicos, inclusive com visitas nas propriedades. No grupo há interessados em padaria, cana de açúcar e seus derivados, soja na alimentação humana, vinho, hortifrutigranjeiros, apicultura, moinho colonial, entre outros. A maioria dos agricultores já trabalha na atividade e buscam qualificação e a possibilidade de implantar agroindústrias. Rogério salientou a importância de toda a família do agricultor participar dos encontros para não haver resistência no momento de implantar o programa. Para o secretário Olindo, o projeto está andando bem e em breve terá resultados positivos. O próximo encontro ficar agendado para o 19 de maio no mesmo local.

Fonte: Site da `Prefeitura

MARCHA DOS PREFEITOS

iBIRUBÁ

De 17 a 20 de maio mais uma vez a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) estará representada na  Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. A Associação, que viajará com número expressivo de prefeitos, vai em busca de direitos para os municípios, sendo que a frente deles estará o presidente da entidade, prefeito Zilmar Hann de Boa Vista do Incra. Acompanham a comitiva da Amaja ainda, o secretário executivo João Ernesto Schemmer e o assessor Gustavo Peukert. O grupo deixará o Alto Jacuí no domingo (16), em direção a Porto Alegre, de onde segurá de avião na segunda-feira pela manhã, retornando de Brasília na quinta-feira, dia 20.

Na oportunidade os prefeitos brasileiros tratarão dentre outros assuntos sobre royalties, saúde, Pacto Federativo, infra-estrutura, desenvolvimento. Prefeitos e assessores gaúchos se reunirão ainda com a bancada gaúcha no Congresso Nacional. Paralelo à Marcha haverá o I Fórum de Vice-Prefeitos e o V Fórum de Vereadores. O presidente Lula deverá participar do encontro somente no dia do encerramento.

ESTACIONAMENTO SEGUE PROBLEMÁTICO

Ibirubá

   Amplamente debatido em outras oportunidades, mas sem que alguma solução tenha sido tomada, o estacionamento nas duas centrais da cidade voltou a tona com força nesta semana. Conforme enquete realizada entre os empresários e a comunidade que se utiliza daquelas vias, algo precisa ser feito urgentemente para amenizar a situação. Alguns sugerem a implantação do estacionamento rotativo pago, com determinado a ser utilizado, como já acontece em outros municipios. A grande maioria dos entrevistados disse porém, que o problema maior é a falta de conscientização dos empresários e dos funcionários dos estabelcimentos comerciais instalados nas ruas Sete de Setembro e Genaral Osório que estacionam seus veículos durante todo o dia em frente aos seus locais de trabalho. Se isso não acontecesse, com certeza já sobrariam vagas no estacionamento, pois quem vai para comprar não fica mais de meia hora ocupando a vaga. Isso por si só já facilitaria o estacionamento nos horários mais críticos, destaca um empresário, que fez a sua mea culpa. Saliente-se também, o elevado número de veículos existentes em Ibirubá.

Fernando Bitencourt

Segundo o vereador Fernando Bitencourt, que coordena a Frente Parlamentar de Trânsito, Ibirubá tem mais de 9 mil veículos cadastrados. Somados aos visitantes que circulam diariamente na cidade, este número sobe ainda mais, o que só aumenta ainda mais a situação qua já é problemática ao extremo, destaca ele. Fernandinho também já sugeriu à Administração Municipal por diversas vezes, a vinda de técnicos da Famurs, para que em conjunto com o municipio sejam encontradas algumas soluções para o trânsito da cidade.

    Enquanto nada disso acontece, a comunidade segue tendo problemas para achar uma vaga e as vezes chega a desistir de efetuar uma compra por não achar estacionamento.