sexta-feira, 19 de agosto de 2011

POLÍCIA PRENDE LADRÕES QUE AGIRAM EM IBIRUBÁ

Passo fundo

   Agentes da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), de Passo Fundo, prenderam dois homens acusados de envolvimento no assalto que aconteceu na noite da última quarta-feira, 17, em Ibirubá. Os assaltantes também teriam agido em outros municípios da região como Não-Me-Toque, Ibiriaiaras e Encantado. No último assalto cometido pelo grupo, os ladrões invadiram uma residência, na rua Dumoncel Filho (Ibirubá), renderam a família e roubaram uma caminhonete Ecosport, que foi abandonada, e uma motocicleta Honda CBR 600, além de jóias e dinheiro. A motocicleta foi recuperada na casa de um vizinho de um dos presos. O vizinho também foi encaminhado à delegacia para prestar depoimento e foi liberado.

   No assalto em Ibirubá, os criminosos utilizaram um automóvel Focus, de cor branca, roubado em Marau na noite de segunda-feira (15), e a vítima foi libertada em Passo Fundo.

   Um dos acusados, de 26 anos, cumpre pena em regime semiaberto no Presídio Regional de Passo Fundo por outros roubos e também tem envolvimento em um homicídio ocorrido em uma casa noturna quando ainda era menor de idade. Na casa dele, foram apreendidos diversos objetos, como bolsas femininas, jóias, aparelhos de televisão, aparelhos de som automotivos, relógios, telefones celulares, entre outros objetos. Na casa do sogro do acusado também foram encontrados objetos roubados e ele acabou sendo preso também. A princípio ele seria autuado por receptação, mas o delegado não descarta a possibilidade de ele ter participado também dos assaltos.

De acordo com o delegado Adroaldo Schenkel, os policiais tinham informações a respeito da quadrilha desde maio deste ano. “Vínhamos monitorando estes roubos em residências de classe média alta ocorridos em toda a região. E tínhamos informações da participação efetiva de passofundenses nestes crimes. Os acusados serão autuados em flagrante e a investigação a partir de agora tenta identificar quem são os demais participantes que fazem parte deste grupo”, explicou o delegado.

Algumas vítimas compareceram à delegacia para fazer o reconhecimento dos objetos e dos assaltantes. A maioria delas acredita ter reconhecido pelo menos um dos suspeitos como sendo autor dos assaltos.

Fonte: O Nacional

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA FOI DEBATIDO

Ibirubá

   maragaretemoraes Convidada pelo CODIC/AMAJA, esteve em Ibirubá na quarta-feira (17/08) a senhora Margarete Moraes, responsável pela regional sul (RS, PR e SC) do Ministério da Cultura, com sede em Porto Alegre. Ela veio explanar sobre o Sistema Nacional de Cultura e a construção do Sistema Municipal de Cultura. O plenário da Câmara de Vereadores contou com a presença de dirigentes culturais dos municípios da AMAJA, liderados pelo presidente do CODIC/AMAJA, vice-presidente do CODIC/FAMURS e secretário de cultura de Cruz Alta, Alex Della Mea.

  Em sua palestra Margarete Moraes enfatizou a importância de conhecer o Sistema Nacional de Cultura, que inicia no governo federal, passa pelo estado e chega aos municípios, implementando polícias públicas que fortaleçam os segmentos culturais. No próximo encontro do CODIC/AMAJA no dia 28 de setembro na cidade de Selbach, terá a participação de representante do Ministério, que fará uma formação prática aos gestores municipais de implementação do Conselho, Plano e Fundo da cultura a nível municipal.

   Na avaliação da coordenadora de cultura de Ibirubá, Cristina Brignoni, a presença da representante do Ministério foi importante no esclarecimento sobre as políticas públicas de fomento à Cultura desenvolvida através do governo federal. A partir deste conhecimento, Ibirubá e a região como um todo, poderá realizar seus próprios projetos culturais, como já vem ocorrendo, porém alinhados com o sistema nacional, proporcionando o desenvolvimento, acesso, inserção do cidadão aos movimentos culturais num sentido amplo.

  Além dos representantes culturais, estiveram presentes os prefeitos Carlos Jandrey, de Ibirubá; Clair Kuhn, de Quinze de Novembro e Wilson Roberto, de Cruz Alta.

MAIS UMA REDE DE ÁGUA ENTREGUE

Ibirubá

  rede-triunfo_s  Na manhã de terça-feira (16/08) foi a vez da localidade de Santo Antônio do Triunfo inaugurar a sua rede de água. Assim como as que foram inauguradas recentemente, a rede daquela localidade foi resultado de uma parceria entre o município, o governo do estado e os moradores daquela localidade. A partir de agora 15 famílias estão sendo atendidas com água potável. A inauguração contou com a presença do prefeito Carlos Jandrey, o vice Rogério Rebelato, secretários municipais, vereadores e os moradores daquela comunidade.

   O prefeito Carlos destacou a demanda reprimida por água potável no interior e afirmou que vai continuar o esforço para levar água para o máximo de localidades até o final de sua administração, seja através de recursos próprios ou em parceria com o Estado. O vereador Alberi Behnen, natural daquela comunidade, destacou que, mesmo com as quatro redes já inauguras na atual gestão, ainda existem 19 comunidades sem abastecimento, atrás, portanto, de outros municípios da região onde já chegou a 100% esse benefício. O presidente da rede Olavo Beskoff, agradeceu em nome da comunidade a antiga reivindicação dos moradores.

fonte: assessoria de imprensa

PREFEITO VISTORIA OBRAS

Ibirubá

  obrasagosto O prefeito Carlos Jandrey, acompanhado do secretário geral Gustavo Roberto Schroeder e do engenheiro Jéferson Müller, fizeram visita em algumas obras em andamento na cidade e no interior do município.

   A primeira visita foi no calçamento que levará à Boa Vista, onde os trabalhos avançaram e continuam dentro do cronograma definido. Em seguida foi visitada a Escola Pró Infância do Bairro Hermany que já se encontra em estágio avançado e com sua inauguração prevista para o final do ano.

   Finalmente a equipe se deslocou até a localidade de Passo Bonito, onde já foi iniciado o calçamento com poliédricos. O prefeito e sua equipe voltaram satisfeitos com o andamento das obras, mesmo após as chuvas de julho que atrapalhou o trabalho das empresas contratadas. O prefeito destacou a importância da verificação in loco para ver se o andamento está dentro do previsto, bem como a qualidade do serviço realizado.

fonte: assessoria de imprensa

MAIS UM ASSALTO EM IBIRUBÁ

Ibirubá

   Já está tornando-se uma rotina. Não tem passado semana em que não acontece pelo menos um assalto na cidade. E sempre envolvendo 3 ou 4 assaltantes armados e encapuzados. Na noite de ontem quarta-feira, não foi diferente. As vítimas foram Adroaldo e Angélica Rossato, juntamente com seus dois filhos.

   O fato ocorreu por volta das 20h40min na rua Dumoncel Filho. Três bandidos armados tiveram acesso ao interior de uma residência pelo portão da garagem. O pai, a mãe e dois filhos pequenos estavam na sala no momento do assalto. Todos eles foram rendidos e amarrados. Os assaltantes fugiram levando um carro, uma motocicleta, duas Tvs, um noteboock, eletrodomésticos, jóias e dinheiro. Conforme Adroaldo, a familia estava reunida assistindo Tv, quando os ladrões entraram sem nenhuma dificuldade. Ele foi o primeiro a ser amarrado e colocado no chão. Ele destaca que em nenhum momento foram agredidos, pois os ladrões estavam tranquilos, cientes de que nada lhes aconteceria.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONDIMMA TEM NOVA DIRETORIA

Porto Alegre

clip_image001

   A secretária de Meio Ambiente de Ivoti, Andréa Fabiane Enzweiler, representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), é a nova presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente (CONDIMMA), órgão vinculado à FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. A posse de Comissão Executiva Gestão 2011/2013, ocorreu em 11 de agosto durante o 15º Encontro dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do RS e do 2º ECOMMA-RS - Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do RS.

   Também foram empossados: Everton Lagemann, coordenador regional do CONDIMA de Ibirubá, representante da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) como 1° vice-presidente; Alberto João Heck, secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) como 2° vice-presidente; Eneida Lemanski, licenciadora ambiental de Nova Ramada, representante da Associação dos Municípios Planalto Médio (AMUPLAN) como 1ª secretária; Giovana Ghidini, secretária de Meio Ambiente de São Francisco de Paula, representante da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (AMSERRA), como suplente de 1° secretário; José Carlos Pires Moreira, diretor de Meio Ambiente de Nonoai, representante da Associação dos Municípios da Zona de Produção (AMZOP), como 2º Secretário; e Simone Schneider, secretária de Meio Ambiente de Lajeado, representante da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) como suplente de 2° secretário.

CONDIMA-RS

Tornar os cidadãos envolvidos na proteção e solução para os problemas ambientais. Esse é o objetivo do CONDIMA-RS, que busca com a participação da sociedade, apresentar alternativas para recuperar os danos causados aos recursos naturais, bem como para orientar as ações futuras no setor. O Conselho atua efetivamente na assessoria das administrações municipais na fiscalização da política ambiental, em ações de educação ambiental, além de discutir os temas ligados ao setor e repassar aos gestores municipais.

Assessoria de Comunicação Social
Redação: Tiago Fernandes