sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CAMPANHA POLÍTICA ESTÁ CHEGANDO AO FIM

Ibirubá

   Após uma semana de grande movimentação de parte das duas coligações que disputam a eleição suplementar em Ibirubá, a campanha política encerra neste sábado a meia noite. A eleição será no domingo, dia 20, entre 8 e 17 horas.

 Aliança    Desde a última terça-feira a Aliança Popular, formada pelo PMDB, PDT, PTB e PSDB realizou três encontros. Os candidatos a prefeito, Fernado Bitencourt e a vice Elói Ferraz de Andrade estiveram realiando comício nos bairros Progresso, Floresta e Hermany. Nesta sexta-feira realiza seu encontro no bairros Jardim e tem a programação de encerramento no sábado na rua Firmino de Paula, em frente a Câmara de Vereadores.

   Frentão Já o Frentão, composto pelo PP, DEM, PT, PSB e PPS também já realizou três comícios que começaram no bairro Floresta e passaram pelos bairros Jardim e Progresso. Hoje a noite realiza o seu encontro no bairro Hermany. Por último, o candidato a prefeito Carlos Jandrey e o seu vice Rogério Rebelato encerram a campanha na Rua Tiradentes, próximo ao seu Comitê de Campanha.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CÂMARA HOMENAGEIA TRADICIONALISTAS

Ibirubá

  homenagem   Foi realizada na noite desta segunda-feira a sessão solene da Câmara de Vereadores que homenageou mais duas pessoas ligadas ao tradicionalismo do municipio. Este trabalho iniciou através de um projeto do vereador Fernando Bitencourt em 2001, quando se pretendia prestar uma homenagem ao tradicionalista do ano durante a programação da Semana Farroupilha. O primeiro a receber a distinção foi Nélson Gonçalves. A partir de 2004, através de um novo projeto do vereador Tuta Rebelato, foi colocado no seu bojo que haveria também a mesma honraria a uma mulher do meio tradicionalista. Até hoje 12 pessoas já receberam a distinção. A sessão deste ano aconteceu na sede do CTG Rancho dos Tropeiros e foi presidida pelo vereador Alberi Behnen, do DEM.

   Foram homenageados a senhora Ani Braatz , que a 30 anos está ligada as atividades tradicionalistas, mais diretamente no CTG Rancho dos Tropeiros. O outro homegeado foi o ex-patrão da entidade nos anos de 99, 2000 e 2001, Evandro Lauxen. Após a solenidade foi servido um jantar de confraternização.

FERNANDINHO CONTRA JANDREY

Ibirubá

   Foi confirmado no final de semana os integrantes da chapa do Frentão visando a eleição suplementar do próximo domingo. Depois da não aceitação do recurso interposto por Fucks e Mário no TRE, buscando o direito de concorrer, os partidos que integram a coligação decidiram pelos nomes do prefeito em exercício Carlos Jandrey e do empresário Rogério Rebelato para comporem a chapa. Com isso teremos dois vereadores na disputa do pleito como candidatos a prefeito, Fernado Bitencourt pela Aliança Ppopular e Carlos Jandrey pelo Frentão, e, mais um como vice na chapa da Aliança Popular, no caso Elói Ferraz de Andrade. O resultado da eleição deve com isso acarretar mudanças na composição da Câmara de Vereadores.

domingo, 13 de setembro de 2009

PPA RECEBE EMENDAS DE VEREADORES DE OPOSIÇÃO

Ibirubá

  Tuta Rebelato  O projeto do Plano Plurianual apresentado para os próximos 4 anos deixou brechas que foram aproveitadas por dois vereadores do PMDB, Silvestre Rebelato(foto) e Carlos Andrino. Segundo Silvestre, ao analisar o projeto enviado pelo executivo, foram encontradas algumas falhas e sobre as quais ele e Andrino encaminharam algumas emendas. Tuta destacou que o executivo projetou de forma errada o parcelamento que tem com o Instituto de Previdência do Servidor Público de Ibirubá-IMPASI, que na verdade vence em maio de 2010 e não em 2012. Com isso há uma sobra de recursos que nós deslocamos para outras áreas, disse ele. Além disso a dívida com o INSS foi repactuada e haverá uma sobra mensal de pelo menos 20 mil mensais a partir de janeiro do ano que vem. Tuta disse que a sobra destes recursos do INSS pode chegar a R$ 1,3 milhão.

   Para os vereadores Tuta e Andrino, quem ganha com isso é a comunidade, pois aproximadamente 1 milhão e 650 mil reais poderão ser aplicados em investimentos, tais como desapropriação de áreas para loteamento, aquisição de terras para a área industrial, implantação de um Parque de Eventos, construção de creches, escolas, ginásio de esportes, postos de saúde, casas, realização de feiras e exposições, compra de veículos entre outras melhorias. Eles salientam que muitas destas propostas já constam do PPA, porém, com valores menores.

   Para a comunidade entender, o Plano Plurianual(PPA) deve ser apresentado sempre no primeiro ano de cada administração e irá nortear os 4 anos seguintes. O PPA deste ano servirá para os anos de 2010,2011,2012 e 2013. Além disso as demandas anuais são definidas através da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentaria Anual.