quinta-feira, 16 de junho de 2011

CALÇAMENTO EM MANGUEIRAS BENEFICIA PRODUTORES DE LEITE

Ibirubá

 

Uma parceria entrnelsonkusslere o município, através da Secretaria do Desenvolvimento, Departamento de Agricultura, EMATER e os agricultores de Ibirubá, já beneficiou 14 famílias de produtores de leite, com calçamento de suas mangueiras. O projeto instituído pela Lei Municipal 2.281 de 2010, já é destaque a nível estadual, por tratar-se de uma iniciativa inédita. Antes dele o produtor de leite do município tinha muitas dificuldades no manuseio do rebanho leiteiro, especialmente nos dias chuvosos, quando a mangueira de acesso à sala de ordenha se tornava um lodo que, em contato com o ubre da vaca, provocava doenças como a mamite, gerando prejuízos para o produtor com a queda na produção e o tratamento do animal. De acordo com o secretário Olindo de Campos, o agricultor se inscreve em uma lista de espera e aguarda chegar a sua vez de acordo com ordem de inscrição e a sua disponibilidade financeira para pagamento da mão-de-obra dos calceteiros. Quando o agricultor confirma a sua participação no projeto a EMATER faz o projeto técnico e o município coloca as máquinas e o transporte do material até a propriedade do agricultor e inicia a obra. Além das 14 propriedades já beneficiadas, algumas delas em construção, existem outras numa grande fila de espera. Um exemplo são as propriedades de Cláudio Güntzel, na localidade de Linha 8, e Nelson Kusseler, em Boa Vista(FOTO), beneficiados pelo projeto e que estão satisfeitos com o resultado. Segundo Cláudio, valeu a pena ter aderido à parceria que melhorou a qualidade da produção de leite e de vida na sua propriedade.

FONTE: SITE DO MUNICIPIO.

PAC 2 É APRESENTADO NA FLORESTA

IBIRUBÁ

  

  Numa reunião realizadbairrofloresta2a na terça-feira (14/06) no ginásio de esportes do Bairro Floresta, foi detalhado aos moradores dos bairros Chácara e Floresta, o PAC 2 do Governo Federal, através do qual Ibirubá foi contemplado com 1.580 mil reais. Compareceram o prefeito Carlos Jandrey, o secretário geral da administração Gustavo Roberto Schroeder, a secretária de assistência social Gesmari Jandrey, técnicos do município que elaboraram o projeto, entre eles o engenheiro Jéferson Müller, a responsável pelo projeto junto ao Ministério das Cidades, Gabriela Bonato Urnau, o arquiteto Altemir Vogel, equipe da secretaria de assistências social e os moradores dos dois bairros envolvidos.

Pelo projeto apresentado, as 19 famílias que serão removidas do Bairro Chácara, considerada área de risco, serão reassentadas, nos altos do Bairro Floresta. O projeto elaborado pelos técnicos municipais contempla, além das 19 unidades habitacionais, muitas melhorias de infra-estrutura entre elas calçamento, construção de passeios públicos, recuperação de áreas verdes, saneamento básico e uma área de lazer projetada pelo arquiteto Giovane Cervo, com quadras de esportes, academia ao ar livre, playground, banheiros, espaço para caminhadas, bicicletário e outras benfeitorias fazem parte do projeto e que foram apresentados aos moradores presentes ao encontro.

Outros encontros deverão ocorrer entre os gestores municipais e as comunidades envolvidas, para esclarecimentos definitivos, antes do início das obras. O prefeito Jandrey espera que o projeto seja aprovado o mais rápido possível e que as obras iniciem até o final do ano.

Fonte> Assessoria de Imprensa