sexta-feira, 4 de março de 2011

VACINA CONTRA GRIPE

Ibirubá

Vacinação contra gripe A será em abril e maio 

A campanha de vacinação contra a gripe A e dois tipos de gripes sazonais ocorrerá no estado entre 25 de abril e 13 de maio.

O Dia D será em 30 de abril, quando as ações de imunização serão intensificadas. Neste ano, os três tipos de vacina serão aplicadas nas unidades de saúde de uma só vez e o público-alvo é formado, principalmente, por idosos a partir dos 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos.

MAIS DUAS RUAS DEVEM TER CALÇAMENTO

Ibirubá

Edital para pavimentação nas ruas Nádia Vasconcelos e Greju

A administração municipal lançou o edital de tomada de preços para pavimentação com pedras irregulares nas ruas Nádia Vasconcelos, altos do Bairro Floresta (2.940m²) e na Greju, Bairro Santa Helena (1.389m²). A abertura dos envelopes, que deverão ser encaminhadas para a COMISSÃO PERMANETE DE LICITAÇÃO - RUA TIRADENTES - 700 – IBIRUBÁ – RS, acontecerá no dia 22 de março às 09 horas da manhã. As empresas interessadas poderão estar presentes por meio de um representante legal mediante apresentação de documentação para tal. Mais informações pelo endereço admin@ibiruba.rs.gov.br.

FUTSAL: REGRAS SOFREM ALTERAÇÕES

Ibirubá

   Salão 2 Na noite de quarta-feira foram apresentadas na Câmara de Vereadores as alterações sofridas na regra do Futsal para 2011. O coordenador do trabalho foi Carlos Francisco Trein, que faz parte do Quadro de Árbitros da Agafusa.

   Conforme ele, as alterações foram realizadas em setembro do ano passado pela Comissão de Arbitragem da FIFA, mas que foram colocadas em prática somente a partir de janeiro. Ele destacou que várias foram as alterações e por isso convidou os interessados em saber das mudanças para o encontro. Infelizmente somente 8 pessoas compareceram. Nenhum integrante de equipe que normalmente disputa o Municipal de Futsal esteve presente, bem como os treinadores das equipes.

   Dentre as mudanças mais importantes está a participação do goleiro, que somente pode receber a bola uma única vez. O goleiro não pode mais ficar tocando a bola fora da área como acontecia até então. Isso pode ser feito na quadra adversária somente, sempre respeitando o limite de 4 segundos para se desfazer da bola. Outra alteração está no início das partidas. Antes somente se iniciava uma partida com 5 jogadores. Hoje havendo 3 atletas já pode se dar início a partida. Outra alteração é não validade de gol na saída de jogo, em chute direto, a não ser que toque em alguém antes de chegar o gol. O pedido de tempo deverá ser feito pelo técnico ou outro integrante da comissão técnica através de uma papeleta que será entregue pela arbitragem antes de iniciar a partida, uma para cada tempo de jogo. A papeleta deve ser entregue ao mesário que chamará o tempo técnico, quando a bola ao sair para fora da quadra, esteja de posse da equipe que fizer a solicitação. Também agora, quando acontecer um chute em direção ao gol e haver o sinal do final da partida, será necessário se aguardar o desfecho da jogada. Se entrar na meta o gol deverá ser válidado, mesmo que o tempo normal tenha terminado. Também se ocorrer uma falta com tiro livre direto, após a sexta falta, esta deverá ser cobrada, bem como também poderá ser repetido um tiro livre direto.

   Conforme Carlos Trein, as alterações já estão sendo colocadas em prática em todas as competições que estão iniciando neste ano. Isso também deve acontecer no próximo municipal de Futsal, o que deve ocasianar alguma polêmica, já que os chamados interesados, não estiveram na Câmara para buscar saber destas alterações. Ele destaca ainda que os principais prejudicados com as novas mudanças serão os goleiros e a própria arbitragem.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ESCOLA É ALVO DE FURTO

Ibirubá

   A manhã desta quinta-feira foi de surpresa na Escola Municipal do Rincão Seco, interior do municipio. O motivo: quando a merendeira chegou ao local logo cedo para trabalhar, encontrou a escola sem nada no seu interior, a não ser as classes escolares. Conforme a diretora a Secretária de Educação Jussara Rodrigues, foi um verdadeiro limpa, algo chocante. Ela relatou que foram levados 7 computadores, copiadoras, máquinas digitais, panelas, minigrill, merenda escolar e até papel higiênico, além de vários outros ítens. Um prejuízo que deve superar os 30 mil reais. “Nem mesmo o sistema de segurança instalado no local serviu para inibir os ladrões” destacou ela. “Eles entraram pelo telhado, cortaram a fiação do alarme e da luz, podendo entrar sem problema algum”, disse Jussara.

   A Brigada Militar foi chamada bem como a Polícia Cívil. Ainda pela manhã peritos de Ijuí estiveram na escola procurando algum vestígio e impressões digitais que possam levar a autoria do furto. A Secretaria de Educação determinou que a volta as aulas no educandário só aconteça na quarta-feira da próxima semana.

BR 377. ASFALTO DEVE SAIR

Governo Federal garante licitação do projeto de pavimentação asfáltica da BR 377

foto DNIT Por intermédio do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), um grupo de lideranças do Alto Jacuí foi recebido, na manhã da última sexta-feira (25) em Porto Alegre, na sede do da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes (DNIT) pelo diretor Hideraldo Caron e pelo superintendente do órgão federal no estado, Vladimir Casa. O prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey, o vice-prefeito de Santa Bárbara do Sul, Paulo Sérgio Gonçalves, o Prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto, Caio Tieman, Alceu Piovesan  e Pedro Dilly, lideranças da região, foram em busca de providências para o trecho da BR 377, esquina São Carlos, com o entroncamento com BR 285.

Na reunião, ficou definido que em um primeiro momento o DNIT irá fazer colocação de pedras no trecho de 25 quilômetros, que dias atrás foi alvo de protesto. Paralelamente ao trabalho de cascalhamento, o DNIT irá lançar, até agosto, licitação para contratação de uma empresa para ficar responsável pela manutenção da estrada, enquanto não for realizada a pavimentação asfáltica.

Asfalto

Além disso, outra boa notícia confirmada pelo diretor Hideraldo Caron é de que já estão garantidos no orçamento do Governo Federal os recursos para licitação do projeto de asfaltamento do trecho da BR 377 com a 285. Essa etapa prevê a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). A partir da conclusão desse estudo, o DNIT poderá incluir no orçamento da União e autorizar a licitação da obra.

De acordo com Alceu Piovesan, a reunião foi positiva e atendeu as expectativas da comunidade do Alto Jacuí. “Vamos continuar mobilizados em nossa luta, que é o asfaltamento da BR 377, mas agora mais motivados pois temos a garantia do Governo Federal que a obra será realizada. Continuaremos contando com o apoio do deputado federal Paulo Pimenta, que tem intercedido pelas reivindicações de nossa comunidade em Brasília, na realização deste grande sonho”, disse Piovesan, ao final da reunião.

Foto: Divulgação/DNIT