Governo Federal garante licitação do projeto de pavimentação asfáltica da BR 377
Por intermédio do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), um grupo de lideranças do Alto Jacuí foi recebido, na manhã da última sexta-feira (25) em Porto Alegre, na sede do da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes (DNIT) pelo diretor Hideraldo Caron e pelo superintendente do órgão federal no estado, Vladimir Casa. O prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey, o vice-prefeito de Santa Bárbara do Sul, Paulo Sérgio Gonçalves, o Prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto, Caio Tieman, Alceu Piovesan e Pedro Dilly, lideranças da região, foram em busca de providências para o trecho da BR 377, esquina São Carlos, com o entroncamento com BR 285.
Na reunião, ficou definido que em um primeiro momento o DNIT irá fazer colocação de pedras no trecho de 25 quilômetros, que dias atrás foi alvo de protesto. Paralelamente ao trabalho de cascalhamento, o DNIT irá lançar, até agosto, licitação para contratação de uma empresa para ficar responsável pela manutenção da estrada, enquanto não for realizada a pavimentação asfáltica.
Asfalto
Além disso, outra boa notícia confirmada pelo diretor Hideraldo Caron é de que já estão garantidos no orçamento do Governo Federal os recursos para licitação do projeto de asfaltamento do trecho da BR 377 com a 285. Essa etapa prevê a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). A partir da conclusão desse estudo, o DNIT poderá incluir no orçamento da União e autorizar a licitação da obra.
De acordo com Alceu Piovesan, a reunião foi positiva e atendeu as expectativas da comunidade do Alto Jacuí. “Vamos continuar mobilizados em nossa luta, que é o asfaltamento da BR 377, mas agora mais motivados pois temos a garantia do Governo Federal que a obra será realizada. Continuaremos contando com o apoio do deputado federal Paulo Pimenta, que tem intercedido pelas reivindicações de nossa comunidade em Brasília, na realização deste grande sonho”, disse Piovesan, ao final da reunião.
Foto: Divulgação/DNIT