quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

COOHABI CONSEGUE 500 MIL

Ibirubá

    A Cooperativa Habitacional conseguiu nesta semana um grande aporte de recursos que serão utilizados na construção de pelo menos 50 casas aos seus associados. São 500 mil reais destinados á Coohabi. A informação foi passada pela presidente Maria de Pelegrins Tedesco que assinou o convênio no Palácio Piratini.

    Maria disse que os recursos serão repassados a entidade até o final do ano. Depois disso ela espera contratar uma cooperativa de construção para realizar os trabalhos na área destinada para esta finalidade, onde já foram abertas as ruas e colocadas água e luz. Maria disse ainda que os 500 mil reais que virão para a Coohabi não serão suficientes, mas destacou que os associados já estão comprando parte dos materiais por conta própria. Com relação aos outros associados que também pretendem construir suas moradias no local, ela disse que os recursos para estes estão sendo encaminhados dentro do Programa  Minha Casa do governo federal. A presidente acha que até março este dinheiro também já esteja liberado.

   As 50 casas que serão construídas inicialmente terão um tamanho padrão, Serão 36 m2, contendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Futuramente os associados poderão realizar melhorias e aumentar o tamanho das mesmas se pretenderem.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GREVE É FURADA EM IBIRUBÁ

Ibirubá

   A greve dos professores estaduais que seria deflagrada hoje em todo o estado não teve a concordância dos professores do municipio. Reunidos na tarde de segunda-feira na Casa de Cultura, os professores decidiram que as cinco escolas estaduais de Ibirubá não paralisariam ate´a sexta-feira como foi definido pelo Cpers. Com isso o ano letivo deve terminar como estava sendo projetado.

AUMENTO DO IPTU É APROVADO

Ibirubá

    Os ibirubenses já sabem quanto terão que pagar a mais no próximo ano de Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. O aumento foi será de 10% conforme havia sido solicitado pelo executivo. Destes, 4 são relativos a reposição inflacionária e os outros 6% são de aumento real. A sessão que confirmou o reajuste ocorreu ontem a noite sendo que os quatro vereadores de oposição votaram contra, mas foram derrotados por 5 x 4.

    Também fica mantida a taxa de expediente cobrada em todos os carnês. Se o contribuinte fizer o pagamento único pagará uma taxa de aproximadamente 7 reais. Já se optar pelo parcelamento em três vezes, estará pagando a taxa em cada um dos meses. A vereadora Rudinéia Cervieri não ficou satisfeita com a manutenção da taxa, pois entende que ela é ilegal. Ela destaca que já vem solicitando ao executivo a sua retirada desde a administração passada, mas até agora não obteve exito.