quinta-feira, 27 de maio de 2010

A VERDADE SOBRE O HOSPITAL ANNES DIAS

Ibirubá
Ontem a tarde a direção do Hospital Annes Dias convocou a imprensa para informar a verdadeira situação da entidade. além disso o encontro serviu também para que a comunidade tomasse ciência do caso, e com isso não hovesse mais diz-que-diz na cidade. Assim se pronunciou o administrador do Annes Dias Odair Funck. ele disse que a partir de 1º de junho, a instituição de saúde privada vai disponibilizar 40 leitos do total de 55 disponíveis atualmente, ou seja, 15 a menos. Conforme Odair Funck, o espaço está ocioso e a interdição do local resultará numa economia de R$ 15 mil mensais, contabilizando os 10 funcionários que deverão ser demitidos. ele ressalta que em torno de 33 leitos estavam sendo ocupados no momento e que a diminuição da oferta não vai afetar o atendimento do hospital e que a comunidade na prática, nada vai sentir. A falta de pacientes, que leva à ociosidade dos leitos, é atribuída a eficácia da medicina preventiva e à carência de médicos especializados no hospital. Funck admite que a medida não resolve a situação do hospital que enfrenta sérios problemas financeiros e há meses opera no vermelho, apesar dos repasses feitos pelo Município e do faturamento com convênios e particulares. Segundo ele, seriam necessários R$ 40 mil a mais, por mês, para manter a estrutura. O administrador admite também, que com a redução da estrutura, o município ficará despreparado para o enfrentamento de adversidades como uma epidemia, por exemplo. Por enquanto, a ala ficará isolada, mas se num curto espaço de tempo não se firmar parcerias com empresas públicas ou privadas para equilibrar as contas da instituição, o espaço deverá ser alugado para clínicas particulares, a exemplo do que ocorreu há cerca de 10 anos, quando o Hospital Annes Dias já sofreu uma redução de estrutura. Odair Funck ressalta que o desafio agora é buscar parcerias na região para viabilizar alternativas para a sustentação econômico-financeira da instituição. Encontros com o poder público, representantes de convênios, como a Unimed e até o Ministério Público vêm ocorrendo na busca de uma solução. Do contrario, o Hospital de Ibirubá corre o risco de fechar as portas definitivamente.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SINE JÁ FUNCIIONA EM IBIRUBÁ

Agência do SINE retornou à Ibirubá na sexta-feira

   Atendendo uma reivindicação do município de Ibirubá, através da atual administração, o SINE – Sistema Nacional de Empregos, ligado à Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social, voltou a funcionar em Ibirubá desde a última sexta-feira, dia 21. A inauguração aconteceu  às 14 h na Rua Firmino de Paula 961, em frente a Secretaria de Ação Social do município. Na oprtunidade esteve presente a diretora presidente  da FGTAS Erli Terezinha dos Santos, além de lideranças políticas, empresários, trabalhadores e da comunidade.

SELEÇÃO DOS RECENSEADORES É DOMINGO

Ibirubá

Neste domingo, dia 30, será realizado o Concurso de seleção de recenseadores para o Censo Demográfico do IBGE/2010. A prova será junto ao Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer das 13 às 17 horas. O Pólo de Ibirubá receberá candidatos dos municípios de Ibirubá, XV de Novembro e Fortaleza dos Valos. Para Ibirubá são 21 vagas.

As informações referentes ao local de realização das provas (estabelecimento, endereço e sala), assim como orientações para realização das provas, e o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) do candidato inscrito via Internet estão disponíveis no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) podendo o candidato efetuar a consulta e impressão destas informações. As informações também poderão ser obtidas através da Central de Atendimento da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, pelo telefone 0800 701 2028, das 09 às 17 horas, horário de Brasília, ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br.

O candidato deve comparecer ao local designado, com antecedência de 60 minutos do horário previsto para o início das provas, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, de documento de identidade contendo fotografia e o Cartão de Confirmação de Inscrição (se possuir).

SEMANA DA SOLIDARIEDADE

Ibirubá

Um “SIM” coletivo foi a atração na praça.

CasamentoColetivo  O casamento coletivo de treze casais foi a grande atração do Dia da Solidariedade em Ibirubá, realizado na Praça General Osório no sábado (22/05), organizado pela Secretaria de Ação Social do município. Foram 13 casais, alguns deles vestidos a rigor, que compareceram diante da Juíza de Paz Jandira Andrade Bohrz para dizer sim em praça pública e diante da comunidade. Criado em 2001, o Dia da Solidariedade tem como missão desenvolver a cultura da solidariedade como instrumento de transformação social, envolvendo toda a comunidade. Em Ibirubá o evento foi realizado de 17 a 22 de maio, culminando com um grande evento da praça central no sábado. Este ano teve, além do casamento coletivo, shows musicais, teatro, um carreteiro comunitário preparado pelo grupo Estampa Gaúcha, serviços como emissão de documentos, exames de saúde, além de várias tendas montadas pelos parceiros do SEMANA DA SOLIevento. A secretária de Ação Social Gesmari jandrey e a coordenadora do evento Ângela Souza destacaram o sucesso do evento através da grande participação da comunidade e prometem dar continuidade nos próximos anos.

fonte: Site da Prefeitura

CORREIO PARALISOU HOJE

Servidores da agência de Ibirubá não aderiram

Funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul decidiram na noite de ontem, em assembleia geral, seguir a orientação nacional da categoria e paralisar as atividades por 24 horas.

Com a decisão, o trâmite de correspondências poderá atrasar e comprometer ainda mais o serviço no caso de continuidade da paralisação.As reivindicações nacionais passam por aumento no valor destinado aos trabalhadores na Participação nos Lucros e Resultados, repúdio à transformação da empresa em sociedade anônima e realização de concurso público, entre outras. No Estado, porém, há um agravante que pode transformar a paralisação em greve por tempo indeterminado. Os servidores reclamam também da falta de assistência médica. Uma nova assembleia pode ser organizada hoje para decidir se os funcionários dos Correios mantêm a paralisação no Estado. Em Ibirubá a agencia dos Correios funciona normalmente.

COPA ALTERA HORÁRIO DOS BANCOS

A Copa do Mundo na África do Sul vai alterar o horário de funcionamento dos bancos no Brasil. Segundo nota divulgada hoje pelo Banco Central, a instituição decidiu facultar aos bancos a alteração no horário de atendimento ao público nos dias dos jogos da seleção brasileira.

Além disso, o tempo mínimo de atendimento ao público nas agências será reduzido de cinco para quatro horas. Medida semelhante já foi adotada no último campeonato mundial de futebol e o objetivo, segundo o Banco Central, é evitar falhas de segurança nas agências bancárias e no transporte de valores nos dias de jogos da seleção. As mudanças nos horários devem ser avisadas com pelo menos dois dias de antecedência.

HOSPITAL ANNES DIAS ESTÁ “DOENTE”

Ibirubá

   Demorou, mas aconteceu. Vários municipios ja passaram pela situação de precariedade financeira do seu Hospital, e, parece que agora chegou a vez de Ibirubá. Na última sexta-feira surgiu a informação de que o Hospital Annes Dias está em dificuldades para se manter. Pelo que se soube, os seus diretores estiveram na Prefeitura solicitando que o municipio assumisse o controle  do mesmo. O executivo somente se manifestou no sentido de esclarecer que os repasses tratados com o Hospital estão em dia.  Como não poderia ser diferente, a notícia corre solta na cidade e a comunidade sem saber realmente o que está acontecendo, manifesta várias opiniões, dentre as quais, de que o Hospital poderia ser fechado. O que pode vir a acontecer é uma diminuição no número de leitos. Enquanto isso não acontece, é preciso aguardar novos posicionamentos para saber verdadeiramente o que está ocorrendo. Hoje no final da tarde foi convocada a imprensa para um entrevista coletiva, quando os diretores dariam mais detalhes da situação. Como não fomos convidados para o encontro, aguardamos para amanhã os novos desdobramentos.

OAB DOA MAIS MATERIAL

Ibirubá

100_2465     Recentemente a O A B (Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Ibirubá), realizou mais uma DOAÇÃO de Material Jurídico, dentro do PROJETO OAB SUBSEÇÃO DE IBIRUBÁ DOAÇÃO DE MATERIAL JURÍDICO PARA A SOCIEDADE DE IBIRUBÁ E QUINZE DE NOVEMBRO, projeto este que é uma Parceria entre a OAB Subseção de Ibirubá e a CAA/RS- Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio Grande do Sul. Desta vez a entidade beneficiada foi a Brigada Militar de Ibirubá onde a direção da OAB foi recepcionada pelo Comandante da 2ª Cia da Brigada Militar, Capitão Cedenir Souza da Silva e pelo 1º Sargento: Gilmar Elicker.

Na ocasião foi repassado para a 2ª Cia da Brigada Militar de Ibirubá, do Município de Ibirubá, em forma de 03(três) volumes de LIVROS: a Constituição Federal, a CLT- Consolidação das Leis do Trabalho, o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código Penal o Código de Processo Penal a Legislação Previdenciária, e também um Vade Mecum, ou seja, um CD Room, contendo: 15 Códigos, Constituição Federal, 7 Estatutos, Legislação Civil, Legislação Processual Civil, Legislação Penal, Legislação Processual Penal, Legislação Ambiental, Legislação Trabalhista, Legislação Tributária, Legislação Administrativa, Modelos de Petições, Código de Organização Judiciária dos 26 Estados do Brasil, Tabela de Honorários Advocatícios dos 26 Estados do Brasil e Lei dos Juizados Especiais.

MAIS UM TRAGÉDIA ABALA COMUNIDADE

Ibirubá

   O mes de maio parece ser de más notícias para a comunidade. Há pouco mais de 10 dias João Paulo Frá morreu vítima de acidente na ERS 223. No domingo passado, mais um abalo, com a morte do jovem Victor Teixeira Diesel, que havia sofrido um acidente de moto no início do mes. E, na manhã desta quarta-feira, Ibirubá foi acordada com a informação do suicidio por enforcamento do agricultor Renato Matte, de 59 anos de idade. Segundo destacou a Brigada Militar que atendeu a ocorrência, o fato aconteceu na residência da família, por volta das 7 horas da manhã. Ele chegou a conversar com a esposa, mas logo após foi encontrado por vizinhos pendurado em uma corda amarrada no andar superior da casa. Depois de retirado, o corpo de Renato foi levado para a necropsia em Cruz Alta, retornando à Ibirubá por volta das 15 horas. O sepultamento será na quinta-feira, às 9 horas no Cemitério Católico.