Ibirubá
Desde a quarta-feira o municipio não tem outro assunto nos meios educacionais a não ser os livros e outros materiais encontrados em uma recicladora de Selbach e que seriam oriundos da bibliotéca de Ibirubá. Como tudo foi parar lá é que esta sendo investigado pela Promotoria Pública, que recebeu a denúncia e pela Secretaria de Educação.
Para a secretaria Jussara Rodrigues, que falou com a imprensa hoje pela manhã, ainda é cedo para emitir qualquer juízo a respeito do assunto. Ainda estão sendo ouvidas algumas pessoas e enquanto não houver uma definição exata do caso, ela não emite qualquer opinião que possa determinar quem vendeu, quando e porque o material foi encontrado no local. Ela disse ainda que não sabe determinar quantos livros e outros materiais foram comercializados com a recicladora. No momento o que se pode dizer, segundo ela, é que o ato causa indignação.
Já o promotor Aldoir da Silva destacou na manhã de hoje que estão sendo ouvidos os envolvidos mas que o número de livros é pequeno. Apenas uma caixa. O número maior de material refere-se a períodos, encartes e revistas antigas. Isso foi que ele pode apurar depois de sua secretaria ter estado em Selbach para conversar informalmente com o proprietário do local. Este deve ser ouvido na próxima semana pelo promotor. O que chamou a atenção foi o livro ponto de uma escola e o livro de registro de visitas do museu estarem entre os objetos.