terça-feira, 8 de junho de 2010

MORADORES FAZEM PROTESTO DIFERENTE

Ibirubá

   Tapa buraco 2 Cansados de esperar pela recuperação dos buracos existentes no calçamento da Rua Henrique Roetger, alguns moradores realizaram no final de semana um protesto diferente. Efetuaram uma operação tapa-buracos por conta própria, onde utilizaram restos de construção que alguns tinham depositado em casa. O problema dos buracos na rua é antigo, segundo os moradores. Passa ano e entra ano e nada se resolve. Eles dizem que a rua têm como moradores dois vereadores e a Secretária de Educação, e ao que parece, estes não tem força junto ao executivo para amenizar a situação. A vereadora Nélci Kanitz já discursou na tribuna, alertando sobre o problema, mas nada foi feito pela prefeitura. Por isso, alegam, resolveram tomar a decisão de fechar alguns pontos mais críticos. Um morador chegou a dizer que o “trabalho” até que ficou bom. Pena que faltou entunho para preencher outros buracos. Eles sabem que isso é apenas um paliativo, pois não deve durar, infelizmente. Quem sabe depois disso nos olhem com mais atenção, destacou um dos que ajudaram na operação.

CÂMARA DOS DIRETORES LOGISTAS DEVE SER INSTALADA NO MUNIC IPIO

Ibirubá

    Em reunião que aconteceu na noite de segunda-feira, ficou definido que em breve o municipio deverá contar com a CDL(Câmara dos Diretores Logistas). Do encontro participaram o presidente da Acisa, João Carlos Krames, membros da diretoria, logistas interessados na instalação da CDL e do representante da FCDL estadual, Leonardo Neira. Este disse que a criação da CDL em Ibirubá em nada atrapalhará o trabalho até agora desenvolvido pela Acisa, diferentemente do que se pensou até então. Ele destaca que as duas entidades poderão trabalhar em conjunto, tanto que a CDL de Ibirubá deverá ocupar as mesmas instalações da sede da Associação Comercial. O objetivo da CDL, segundo Neira, é de fortalecer o varejo, principalmente as pequenas, médio e micro empresas, que são atualmente 98% dos sócios da FCDL. Ele enalteceu que inicialmente estará sendo formada uma comissão que trabalhará na criação da entidade em Ibirubá, e que o próximo passo será definir a sua primeira diretoria. Para isso, Neira salienta que só poderão ter direito empresários do setor do varejo, ou seja, logistas. Ele disse ainda que nada impede que outros segmentos se filiem a entidade, mas estes não terão direito de serem eleitos para cargos diretivos da CDL.

MUNICÍPIO TERÁ ESPETÁCULOS DO SESC

Ibirubá

   ASonoraBrasil Em uma reunião no gabinete do prefeito Carlos Jandrey na segunda-feira (7/6), foi assinado um convênio entre o município, o SESC/Cruz Alta e a secretaria de educação / departamento de cultura, que garantiu a apresentação de quatro espetáculos de música clássica e popular em Ibirubá. A primeira atração do projeto Sonora Brasil será o Quarteto de Brasília, no dia 9 de julho, ás 21 horas em local ainda a ser divulgado. Os espetáculos são gratuitos, mas estuda-se a possibilidade de pedir um quilo de alimento não perecível para ser utilizado em programas sociais do município. Os demais espetáculos são: o Quinteto Leão do Norte, de Pernambuco, com repertório de frevo no dia 25 de agosto; Quinteto Latino Americano de Sopros no dia 9 de outubro e finaliza com o conjunto Gyn Câmera no dia 4 de dezembro, dentro da abertura do Natal Luz. “O Sonora Brasil é um projeto nacional do SESC e foi franqueado à Ibirubá graças a várias parcerias realizadas pelas entidades, entre eles o Dia do Desafio” ressaltou a gerente da unidade operacional de Cruz Alta, Adriane Espíndola, signatária do convênio. A secretária Jussara Rodrigues destacou que a conquista é o resultado de um trabalho coletivo de sua secretaria com a colaboração de várias outras secretarias municipais e vai propiciar à população o acesso à cultura que estará representada nos espetáculos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

CONSULTA POPULAR 2010

Ibirubá

   Olindo de Campos Uma reunião com 14 municípios do COREDE Alto Jacuí em Ibirubá no sábado, dia 5 de junho, definiu a realização da Consulta Popular de 2010. Segundo informações do presidente do COMUDE, Olindo de Campos, o município vai dispor de 233 mil reais para as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. Poderá ainda haver um “plus” nestes números, dependendo do número de eleitores que participar da votação marcada para o dia 23 de junho. Para Olindo de Campos, a meta é atingir cinco mil votos, superando a marca do ano passado que ficou em 3.661 votos. No dia da votação serão distribuidas urnas fixas e volantes e existe ainda a possibilidade de votação pela internet. No dia 18 haverá uma nova reunião para sistematização do processo de votação. O encontro será às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá.

SERÁ QUE AGORA VAI?

Ibirubá

   Desde o surgimento da notícia na última quarta-feira e durante o final de semana, o que mais se falou nas conversas com os agricultores e políticos locais, foi a publicação do extrato para o asfaltamento da ERS 506 no Diário Oficial do Estado. Conforme foi públicado, no contrato entre o DAER e a empresa Construbrás, deverão ser asfaltados 19 Kms, a partir do entroncamento com a ERS 223 até a localidade de emboscada, passando por Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro.  A obra está orçada em 19 milhões de reais e deverá ser concluída num prazo de 540 dias, a contar do seu inicio. Isso, segundo os engenheiros da empresa, deve demorar ainda alguns dias, já que será necessário efetuar o projeto ambiental do local. A comunidade espera que desta vez as obras sejam realmente realizadas, pois em 2003 também já houve a sua publicação no Diário Oficial, mas nada saiu do papel.

BALANÇO DA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA AINDA É PARCIAL

Ibirubá

       De acordo com o balanço preliminar divulgado na manhã da segunda-feira pela Inspetoria Veterinária de Ibirubá, que atende também o município de Quinze de Novembro, 44 produtores não efetuaram a vacinação dos seus rebanhos nessa primeira etapa da campanha, que encerrou no dia 31 de maio. Segundo a responsável pela Inspetoria, Natascha Cereser, isso corresponde a um total de 960 animais entre bovinos e bubalinos. O número equivale a 4% do rebanho total. Ela estima que em torno de 22 mil animais foram imunizados. A lista dos produtores inadimplentes está afixada na sede da Inspetoria Veterinária, e, segundo ela, aqueles que não fizeram a vacina receberão a partir  da próxima terça-feira a emissão da multa correspondente a cada animal que não foi vacinado. Natascha disse ainda que até o final do mês os números oficiais deverão ser divulgados. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado está prevista para novembro.