sábado, 9 de janeiro de 2010

JANTAR TERMINA EM ASSALTO

Selbach

   O que era para ser mais uma noite de alegria e descontração entre uma turma de amigos acabou transformando-se em pesadelo. Um assalto deixou a todos em situação de risco. O fato ocorreu na noite de quinta para sexta-feira.

   O assalto aconteceu por voltas de 00:45 horas, quando uma turma de amigos estava reunido na residência da familia Magni, em Arroio Grande, Selbach. As vítimas contaram que inesperadamente três elementos armados invadiram o local e trancaram todos em um banheiro. Eles destacaram que foram levados vários pertences, além de  dinheiro, cheques, e dois veículos. Um Fócus, pertencente a Aníbal Magni e um Ford Fusion, de Marciano Lauxen. As vítimas não perceberam para que lado os ladrões fugiram, mas supõe-se que os mesmos sejam de Passo Fundo.

PULADOR ENCHE E SAI DO LEITO

Ibirubá

    A noite de sexta-feira fez o Pulador “roncar”, como dizem os moradores das proximidades, depois de uma chuva forte que durou praticamente uma hora e acumulou 70 milimetros.

   Os moradores ribeirinhos mais uma vez se preocuparam com a situação, pois dava a impressão de que as águas invadiriam as residências mais próximas. No bairro Santa Helena, atrás do estádio do Juventude, algumas casas tiveram a água chegando até a entrada e os moradores ja estavam erguendo os móveis do chão. Ao mesmo tempo reclamaram do descaso das autoridades que em nenhum momento passaram pelo local para verificar a situação. Um deles chegou a dizer que “parece que o bairro Santa Helena não existe. A atenção é voltada só para o bairro Floresta.”

   Com o alerta de que o Pulador estava fora do seu leito, a Secretaria de Obras e a Brigada Militar estiveram  vistoriando os pontos mais baixos. Nenhuma familia precisou ser removida, pois o rio acabou baixando logo após o final da chuva.

    Uma situação na rua Otaciano Faria sobrinho é preocupante. No local existem cinco bocas-de-lobo, mas infelizmente o lixo acabou deixando-as praticamente obstruídas. Foi necessário a intervenção de voluntários, que com enchadas e pás deixaram o caminho livre para a água escoar livremente.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PREFEITO É ABSOLVIDO

Ibirubá

Prefeito Carlos Jandrey é absolvido em processo tramitava na Justiça Eleitoral desde outubro de 2009.

    A sentença foi dada ontem à tarde, na Comarca de Ibirubá, e a acusação da Aliança Popular por captação ilícita de sufrágio foi julgada improcedente.

  A Coligação do Frentão, da qual o prefeito Carlos Jandrey ´e integrante era citada pela devolução de recursos da Câmara ao executivo que adiantou o 13º salário do funcionalismo no período da Eleição Municipal Suplementar, em outubro do ano passado, quando Jandrey ainda era presidente da Câmara. A Aliança Popular tem três dias para recorrer da sentença.

IBIRUBÁ PODE TER SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA RECONHECIDA

   Ibirubá

   O municipio aguarda homologação do decreto de situação de emergência em Brasília. A situação anormal já foi reconhecida pela Defesa Civil do Estado.

    Conforme o coordenador da Defesa Civil no Município, Luciano Ribas, que condeeu entrevista nesta sexta-feira ao Programa Comando Regional da Rádio Ibirubá, o objetivo é a reconstrução das estradas do interior, bastante afetadas pelo elevado índice de chuvas nos últimos meses. Estimativas da Emater dão conta que os prejuízos para a economia do município cheguem a 22 milhões, principalmente pela perda de qualidade dos produtos agrícolas. Se o decreto for reconhecido pela Defesa Civil Nacional os moradores das áreas afetadas poderão sacar o seu fundo de garantia. Estão contemplados no decreto, editado em dezembro, todo o interior de Ibirubá e os bairros Floresta, Chácara e Unida. O resultado deve sair depois do dia 10.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CHUVA DIFICULTA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Ibirubá

A Secretaria de Obras de Ibirubá intensificou o trabalho de patrolamento das estradas municipais no final de 2009 e início de 2010. A equipe liderada pelo secretário Oneide Neuland, trabalhou inclusive durante os dois finais de semana (dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2010), com duas patrolas e um rolo compactador nas localidades de Pinheirinho, Fazenda Itaíba e Linha Duas, onde estão localizados dois balneários muito freqüentados nos finais de semana.

Segundo o secretário Oneide, as estradas municipais foram muito prejudicadas pelo grande volume de chuvas que ocorreram nos últimos meses do ano, e exigirá um esforço muito grande de sua secretaria para resolver os problemas o mais rápido possível. Segundo as informações, essa semana seria dada continuidade ao trabalho em outras localidades do interior, porém, devido as chuvas que ocorreram no inicio da semana, o trabalho ficou prejudicado. Por outro lado, o secretário informou que está sendo realizado um trabalho emergencial, tipo tapa buracos, nas localidades de Vila Seca e Boa Vista.

Outra preocupação do secretário Oneide é a forte chuva que ocorreu logo após os patrolamentos, o que deverá causar novos estragos nas estradas. Somente no domingo e segunda-feira (3 e 4 de janeiro) teria ocorrido 102 milímetros de chuva, segundo as informações.

Assessoria: João Batista

RESTAURANTE POPULAR FECHA AS PORTAS

Ibirubá

    Restaurante Popular O que era para ser um local onde as familias de poucas posses pudessem ter uma refeição digna acaba se transformando em um pesadelo. Desde o dia 31 de dezembro o Restaurante Popular que servia almoço a 1 real não está mais funcionando. A informação foi apenas divulgada ontem em entrevista na Rádio CBS FM. Hoje a notícia foi repercutiu em outros meios de comunicação.

    Segundo Evenilda Bender Vieira, presidente do Ibirubá Solidário que controlava o local, desde 2006 quando o restaurante foi inaugurado, eram servidos em torno de 400 almoços diários. Com o passar do tempo, este número foi diminuindo e no último mes não passava de 40 refeições/dia. Segundo ela, vários fatores contribuiram para que isso acontecesse. Um deles foi a determinação de que somente pudessem almoçar no local as pessoas cadastradas no Bolsa Familia. Segundo Evenilda, nem mesmo estes frequentam o restaurante. Ela destaca que as despesas maiores estão com a compra de carne e pagamento das contas de água, luz e telefone. O feijão e o arroz são fornecidos pela Conab. No ano passado a prefeitura também colaborou com 10 mil reais, mas mesmo assim não dá para continuar com o trabalho, pois os recursos arrecadados são insuficientes para sustentar o seu funcionamento, destaca Evenilda. Ela disse ainda que os demais membros da diretoria do Ibirubá Solidário não tem participado das ações e sózinha ela não tem como continuar. Além disso é preciso pagar o salário de uma cozinheira que trabalha com ela diariamente.

   Evenilda espera que com a repercussão da notícia a comunidade passe a entender a necessidade da reabertura do restaurante, pois algums pessoas acabaram ficando sem o seu almoço diário. O prefeito Carlos Jandrey ficou de se manifestar amanhã, assim que se inteirar dos fatos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TERMINA O TURNO ÚNICO

Ibirubá

   CarlosJandrey Com a entrada do novo ano a administração municipal encerrou hoje o turno único que vigorava desde outubro em quase todos os setores. Durante este período as atividades estavam concentradas a partir das 7:30 horas até ás 13:30 horas. Desde hoje o funcionamento de todos os setores da prefeitura trabalham das 8 ao meio dia e das 13:30 às 17:30 horas. O próprio prefeito Carlos Jandrey(foto) deu a informação na manhã desta segunda-feira durante entrevista a imprensa.

   O prefeito espera que  com o novo orçamento que também passa a valer a partir deste mes os trabalhos necessários possam ser desenvolvidos com mais naturalidade, ao contrário do que aconteceu desde que ele assumiu em outubro, onde encontrou o caixa quase raspado.