terça-feira, 14 de abril de 2009

PROGRAMA FINANCIARÁ MORADIAS

Desde ontem, dia 13 de abril, a população tem a oportunidade de inscrever-se em mais um programa habitacional a ser criado em Ibirubá. Segundo disse o prefeito Gustavo Schoeder em entrevista à Rádio Ibirubá, o objetivo é beneficiar as famílias com renda de até 3 salários mínimos. Ele não destacou quantas unidades poderão ser construídas através deste novo projeto. O prefeito disse que os interessados poderão fazer sua inscrição na Secretaria da Assistência Social não havendo prazo para que isso seja feito. Conforme Fucks, serão quatro os tipos de projetos a serem financiados: Um será para a construção de módulos sanitários; outro para a reforma de moradias já existentes; um terceiro para a construção da casa em terreno próprio, e, por último o financiamento do terreno e da moradia.

PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO PARA IBIRUBÁ

Tal como já aconteceu com outros municípios da região, Ibirubá também deseja participar do Programa de Micro Açudes para Irrigação instituído recentemente pelo governo estadual. O programa visa a abertura de açudes de pequeno porte para as propriedades rurais.

Para tanto o Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirubá está fazendo inscrições com os agricultores interessados no projeto. Segundo informações do técnico agrícola e fiscal ambiental Everton Lagemann, o projeto tem um financiamento de 80% do governo estadual, sendo que o produtor entra com os outros 20%. Já a prefeitura caberá o serviços de infra-estrutura e nas obras a serem executadas. Ele esclarece que cada projeto antes de ser colocado em prática precisa passar por uma analise dos órgãos competentes, principalmente na questão ambiental, para que depois seja aprovado o seu licenciamento.

Os interessados devem fazer suas inscrições na Secretaria de Desenvolvimento ou obter informações através do fone 3324 –8570.

COLHEITA EM RITMO ACELERADO

A colheita da safra de soja deve estar concluída bem antes do previsto neste ano. Vários fatores estão contribuindo para que isso venha acontecer. O principal deles é a falta de umidade, que faz com que o grão seque mais rapidamente na lavoura e faz com que os produtores tenham que colhe-lo de forma a não começar a cair dos cachos. Além disso em alguma lavouras já apareceram focos de incêndio devido a seca, bem como alguma colheitadeiras também tiveram um super aquecimento.

Em média a safra pode ser considerada boa, pois alguns agricultores atingiram até 65 sacas por hectare. Foi o caso do produtor Márcio Borhz que declarou ter conseguido esta marca em uma de suas lavouras. Porém, isso não aconteceu de forma generalizada. Em outros pontos do município a produção não chegou aos 40 sacos por hectare, o eu faz a média geral ficar entre os 45 e 50 sacas. O fator positivo da safra deste ano foi o fato de não ter faltado chuva em quase todo o ciclo. Somente agora na etapa final é que a chuva teimou em não vir.