quinta-feira, 1 de julho de 2010

ESTÁGIÁRIOS ASSUMEM POSTOS

Ibirubá

   Nesta quinta-feira (01/07) assumiram seus postos os nove primeiros estagiários do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, na prefeitura municipal de Ibirubá. O convênio entre o município e a instituição foi assinado em março. Os estagiários irão suprir carência de pessoal em setores importantes da administração e com a celebração deste convênio, o município propicia estágios a estudantes em todos os níveis. O programa de estágios do CIEE-RS oportuniza diversas vantagens para as empresas ou órgãos públicos parceiros, com a garantia de integração qualificada de jovens no mercado, em absoluta harmonia com a legislação vigente. As estagiárias são Armanda Kogler (arquitetura e urbanismo) para o setor de projetos; Bruna Schiefelbein (ensino médio) para secretaria geral; Camila Elicker (ciências biológicas) para secretaria de desenvolvimento; Daniela Nogueira (ciências jurídicas) para posto de atendimentos à mulher na DP local; Djessica Kanitz Gentil ( ciências jurídicas ) para defensoria pública; Eliane Machado ( serviço social ) para secretaria de assistência social; Josiane Ferreira ( técnica em enfermagem ) para secretaria de saúde; Laira Guedes do Nascimento ( educação física ) para secretaria de educação e Michele Gulart, também para a secretaria de educação.

   A apresentação dos estagiários acorreu no gabinete do prefeito Carlos e em seguida foram encaminhados ao trabalho através de funcionária Vânia Rodrigues.

MAIS RECURSOS PARA PRODUTORES DE PEIXE

Ibirubá

Piscicultores poderão dispor de recursos financeiros do Ministério da Pesca

Uma reunião na Câmara de Vereadores de Ibirubá na quinta-feira (01/07) as 9 horas reuniu piscicultores e interessadas em agro indústrias do município, com Morgana Mendes Pedroza de Oliveira, coordenadora geral da região sudeste do Ministério da Pesca, que comunicou aos presentes que o ministério dispõe de recursos financeiros para fomentar estas atividades. A iniciativa foi da Secretarias do Desenvolvimento, departamento de agricultura, através do secretário Olindo de campos. Na oportunidade o secretário apresentou algumas reivindicações, entre eles a possibilidade de termos um abatedouro municipal, construção de espaço para a feira dos produtores e feira do artesanato. Segundo o secretário, o encontro foi produtivo e os participantes saíram contentes com o que foi apresentado. O próximo passo será a vinda dos técnicos do ministério para a apresentação e explanação sobre os projetos que podem ser apresentados, linhas de crédito e por onde iniciar, em data a ser definida.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá

PROJETO CONCILIAR AGILIZA PROCESSOS

Ibirubá

Embora tenha sido pouco divulgado, a exemplo do que ocorre em todo o Estado, em Ibirubá a promotoria de justiça também está empenhada em resolver impasses da comunidade com rapidez, por meio de audiências de conciliação. O Projeto Conciliar faz parte da programação da Semana do MP, que vai até sexta-feira, dia 02/07, e busca a solução de problemas sem que eles passem pela esfera judicial.

As promotorias selecionaram propostas de acordos ou termos de ajustamento de conduta (TAC), que poderão ser firmados em diversas áreas. Em Ibirubá a promotora Marisaura Raber Fior priorizou o Meio Ambiente. Segundo ela porque trata-se da maior demanda de inquéritos civis. Só em Ibirubá são mais de 50 instaurados. A iniciativa tem por objetivo a aproximação com a comunidade e a divulgação dos trabalhos do Ministério Público e possibilita ainda a racionalização de despesas, evitando custos com ações judiciais, honorários, perícias e contratações, ajudando a desafogar o Judiciário. Ela informou que só na quarta-feira foram realizadas 09 audiências, das quais 07 resultaram em acordo. Já nesta quinta-feira outras quatro foram realizadas. O número de audiências que devem ocorrer nesta sexta-feira não foi divulgado.

terça-feira, 29 de junho de 2010

MAIS UMA VÍTIMA NA ERS 223

Ibirubá

Motociclista morre em acidente em Ibirubá

   O acidente aconteceu por volta das 7 horas de segunda-feira, na RS 223, em frente à empresa Vence Tudo. Alexandre Caetano estava de moto quando, numa ultrapassagem, esbarrou no ciclista Orli Rodrigues Barreto. Ambos trafegavam no sentido Cruz Alta-Ibirubá.

O ciclista, ao cair no acostamento, sofreu apenas escoriações leves. O condutor da moto caiu sobre o asfalto, foi levado ao hospital, mas não resistiu. Também se envolveram no acidente de trânsito um Del Rei, conduzido por Celos Ritter Correa e um Kadet, que tinha como motorista Antonio Dimas Ramos. Os veículos trafegavam em sentido contrário. O Del Rei, que vinha em direção a Ibirubá tentou desviar o motociclista e o veículo, que ainda estavam no meio da pista, e acabou atingido pelo Kadet, que seguia em direção a Cruz Alta. Os condutores dos automóveis não sofreram ferimentos, havendo apenas danos materiais.

PREFEITOS PEDEM MAIS ESTRADAS

Porto Alegre

Levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios (Famurs) aponta: a principal demanda dos prefeitos gaúchos para seus municípios é de infraestrutura – em particular, a construção de estradas.

Fogaça e PT De posse dos números, a Famurs promoveu hoje o primeiro debate eleitoral entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto para o Piratini.O debate contou com o ex-prefeito José Fogaça (PMDB), e o ex-ministro Tarso Genro (PT) . A governadora Yeda Crusius (PSDB) também foi convidada mas não compareceu. Para amanhã, a entidade programou entrevistas com os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).As atividades fazem parte do 30º Congresso de Municípios do RS, sediado no Hotel Plaza São Rafael, e as perguntas foram extraídas da cartilha O que os municípios esperam dos futuros governantes, que será distribuída aos candidatos e contém os resultados do levantamento. Dilma Rousseff (PT) foi convidada pela Famurs, mas não participou da atividade.

TELEMEDICINA JÁ ESTÁ IMPLANTADA

Ibirubá

Convênio disponibiliza telemedicina a Ibirubá

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Incolo - Instituto de Prevenção do Câncer do Colo do Útero firmou convênio com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul para o lançamento do programa de Telemedicina para capacitação e assessoramento on-line de profissionais da saúde na detecção e rastreamento do câncer do colo do útero. A cerimônia de lançamento ocorreu hoje às 10h30min, em Porto Alegre. Na ocasião, foi assinado termo de adesão com sete municípios-piloto, entre eles, Tapera  e Ibirubá. Em Ibirubá a apresentação aconteceu na Secretária de Saúde, onde estiveram vários profissionais da área, bem como a secretaria de saúde Carlota Artmann e o prefeito Carlos Jandrey.