sábado, 31 de janeiro de 2009

IBIRUBÁ PODERÁ TER COORDENADOR DE SAÚDE

Um assunto que deve gerar muita polêmica, principalmente nos vereadores de oposição, é a criação de um cargo de Coordenador de Saúde em Ibirubá, conforme projeto encaminhado nesta semana pelo prefeito Gustavo Schroeder à Câmara de Vereadores. .

Na reunião da última segunda-feira, dia 26, já se pode notar que os 4 vereadores de oposição serão contra a sua criação. Conforme Tuta Rebelato, Fernando Bitencourt, Rudineia Durr e Elói Andrade, não há necessidade de criar tal cargo, pois suas atribuições já são incumbência do Secretário de Saúde. Além disso, alegam eles, para quem no início do mês dizia que o município estava com dificuldades financeiras, é inconcebível a criação do cargo que terá um salário de quase R$ 4.400,00. Como se sabe, o prefeito tem maioria na Câmara, e, se todos seguirem a mesma linha, o projeto deverá ser aprovado. A votação acontece na sexta-feira, em Sessão Extraordinária.

VEREADORA PEDE O FIM DA TAXA DE EXPEDIENTE

Cada vez que o contribuinte paga um débito qualquer junto á Prefeitura Municipal, está pagando também um valor de pouco mais de 6 reais a título de taxa de expediente. Para acabar com essa cobrança, a vereadora Rudinéia Durr está pedindo que para que 2010 este valor deixe de ser cobrado. Ela destaca, por exemplo, que no pagamento do IPTU, quando o contribuinte paga todo ele de uma só vez, é cobrada uma taxa. Se o mesmo for parcelado, existe a cobrança de três taxas, uma para cada mês de vencimento. Isso, segundo ela, é injusto, pois quem deveria arcar com este valor é o município. Se o valor do IPTU for baixo, a taxa de expediente pode representar até 50% do valor da contribuição. Ela entende que em alguns casos pode até haver a cobrança, mas que nos casos do IPTU e nos Carnês de Vistoria, ela seja extinta. Rudinéia falou sobre o assunto na segunda-feira, dia 26, durante a sua manifestação na tribuna da Câmara de Vereadores.