quinta-feira, 23 de junho de 2011

POSTO DE SAÚDE SERÁ AMPLIADO

Ibirubá

   A confirmação veio nesta quarta-feira, dia 22. O Secretário Municipal Gustavo Schroeder disse que na terça-feira foram liberados pelo governo estadual 80 mil reais que serão aplicados na ampliação de 159,82m2 e a reforma dos atuais 45,76m2 da Unidade Básica de Saúde do Bairro Hermany. O valor da obra é estimado em 200 mil reais, sendo que o restante será a contrapartida que o municipio ofecerá. Gustavo destacou que com a ampliação, o local terá a implantação da Estratégia de Saúde da Familia(ESF), que vai proporcionar mais agilidade e eficiência no atendimento dos moradores do bairro. Ele destacou também que para o próximo ano o bairro Jardim também deverá ter um posto de saúde já em funcionamento, beneficiando ainda os bairros Por do Sol e São Jacob. Para isso uma área já foi desapropriada e em  breve será feito o edital para a contratação da empresa que irá edificar a obra.

MUNICIPIO TERÁ PLANO DIRETOR

Ibirubá

   100_5400 Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27 de junho, às 16 horas no plenário Honorina Lopes Ribas da Câmara de Vereadores, reunião inicial da comissão que se encarregará de discutir o Plano Diretor do município. A administração através de licitação contratou a empresa Metrocil – Empresa de Cadastro Imobiliário Ltda, de Porto Alegre, que vai fazer a reformulação do cadastro imobiliário e o plano diretor de Ibirubá. Segundo o secretário geral, Gustavo Roberto Schroeder, todas as residências de Ibirubá serão visitadas por funcionários da empresa, devidamente identificados, para fazer o levantamento de dados para o cadastro imobiliário.

   Sobre o plano diretor, Gustavo informou que o prefeito Carlos Jandrey elaborou uma portaria convocando pessoas representativas da comunidade e servidores públicos municipais para o acompanhamento da elaboração, contribuindo com idéias, e sugestões para a realização do trabalho. Serão realizadas audiências públicas onde a comunidade ficará informada de todo o processo de realização do plano diretor de Ibirubá, podendo participar diretamente no processo. A partir do início dos trabalhos, a empresa terá o prazo de um ano para concluir o trabalho. A cidade há muito tempo é carente de um plano diretor que defina vários aspectos do desenvolvimento urbano e rural, e que ofereça aos gestores públicos diretrizes definidas pela comunidade.

   O prefeito Carlos acrescentou que “a definição de um plano diretor para o município vem num momento importante. Ibirubá foi um dos municípios que registraram crescimento populacional no senso 2010 na região do Alto Jacuí. Economicamente é visível o crescimento no comércio, indústria, serviços, agricultura e principalmente no setor imobiliário, onde a cada mês surge um novo empreendimento, exigindo que a cidade tenha um plano diretor capaz de propiciar um desenvolvimento harmônico em todos os setores. É um conjunto de leis que virão para regrar a vida das pessoas”, resumiu o prefeito Carlos.

Fonte: Prefeitura

SEDE PODE SER DESTRUÍDA

Quinze de Novembro

   Desde a semana passada temos lido e ouvido de que um tradicional ponto de encontro de quem tem sua casa no Clube Náutico Refúgio, interior de Quinze de Novembro, pode ser demolido. A sede social do clube estaria dentro de uma área de preservação permanente e a promotoria pública exigiu que a mesma seja demolida por isso. Até aí tudo bem. Está em local impróprio de acordo com a lei ambiental, que seja destruído. Mas pasmem, existe uma condicionante para que isso não venha acontecer. Se os associados decidirem pagar uma multa de 30 mil reais, o local conhecido como Barbalaço poderá ser mantido. Ora, se está errado não é com o pagamento de uma multa que ele estaria sendo legalizado. Afinal, o local está ou não em uma Área de Preservação Permanente da Barragem do Passo Real? No dia 3 de julho os associados do Refúgio terão que decidir o que fazer. Ou pagam ou verão sua sede indo para o chão. É dose. Que deixem como está. Não atrapalha em nada.

terça-feira, 21 de junho de 2011

LOJA É ASSALTADA EM PLENA TARDE

Ibirubá

    Que os assaltos e furtos estão ocorrendo com mais frequência em Ibiruba todos sabem. O que ninguém espera é que eles aconteçam a gente. Foi o que disseram as duas funcionárias da Loja Beija-Flor, localizada na Rua do Comércio, próximo ao Posto Habib no centro da cidade. Segundo elas, eram aproximadamente 15:45 horas da tarde de sexta-feira, quando dois elementos armados entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Elas relataram que os dois estavam de boné e com meias cobrindo o rosto, o que impossibitou-as de identificar os dos assaltantes. As funcionárias disseram que somente um deles portava um revólver. A ação que não durou nem cinco minutos serviu para que os ladrões levassem várias peças de roupas, dinheiro e pertences pessoais das funcionárias. Os dois fugiram a pé e mesmo num local onde sempre existe um bom movimento de carros e pedestres, ninguém notou nada no momento.