sábado, 6 de agosto de 2011

REDE DE ÁGUA É ENTREGUE EM ARROIO GRANDE

Ibirubá

   arroigrande Aconteceu nesta sexta-feira às 10h30hrs, a inauguração da rede de água na localidade de Arroio Grande. Com a sua instalação foram beneficiadas 14 famílias daquela localidade que há muito tempo pleiteavam o benefício. Para a realização da obra houve a participação do estado, através da Secretaria de Habitação Saneamento e Desenvolvimento Urbano, do município e dos próprios agricultores da localidade, totalizando um investimento de R$ 52.897,43 investidos através do departamento de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento do município.

O secretário Olindo de Campos destacou a colaboração daquela comunidade, do prefeito Carlos Jandrey e de todos os secretários envolvidos com destaque para o trabalho do secretário Gustavo Roberto Schroeder que se empenhou para conseguir o convênio com o Estado. Logo após os atos inaugurais aconteceu um almoço na sede do Esporte Clube Atlético.

PREFEITURA INVESTIRÁ 330 MIL EM ASFALTO

Ibirubá

    mauacomosorio

O prefeito Carlos Jandrei confirmou na sexta-feira que o municipio estará aplicando em torno de 330 mil reais na recuparação de duas ruas na cidade. Ele destacou que existe um projeto junto ao Ministério de Infraestrutura para a vinda destes recursos, mas como a liberação está sendo demorada e o asfalto das ruas General Osório, entre o calçadão e o antigo Posto Ipiranga, e a rua Maua, desde a Getúlio Vargas até a sinaleira da avenida Brasil estão em péssimas condições, o municipio estará efetuando o trabalho com recursos próprios.  No total serão 11.039 m² de recapeamento, cuja abertura das propostas acontecerá no dia 25 de agosto. Nesta semana a secretaria de obras efetuou mais uma operação tapa-buracos, mas que serve apenas como um paliativo, pois a vida útil destes trechos de asfalto já estão vencidos, destacou Jandrey. Ele salienta que outros pontos também precisam ser atacados com urgência, principalmente o acesso secundário que passa pela Ibi.

 

foto: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 2 de agosto de 2011

LÂMPADAS SÃO RECOLHIDAS MAIS UMA VEZ

Ibirubá

lampadas2011

   Dando continuidade ao processo de recolhimento de lâmpadas usadas que vem ocorrendo desde 2009, no dia 28 de julho de 2011, foram encaminhadas mais 140 lâmpadas fluorescentes, 950 lâmpadas vapor de sódio e 119 reatores, provenientes de substituição no processo de manutenção da rede de iluminação pública e prédios públicos de Ibirubá.

   O material foi entregue para o senhor Paulo Camargo, representante do Instituto Estadual de Proteção ao Meio Ambiente, com sede em Caxias do Sul, que dará o destino final correto, de forma gratuita, ao material altamente agressivo à natureza. Isso tem sido uma das preocupações da atual administração e esse já é o segundo carregamento realizado desde que iniciou a sua gestão, visando proteger o meio ambiente.

CAMPO DO SÃO JOSÉ PODE VIRAR REALIDADE

Ibirubá

tacsaoose002

    Na sexta-feira, dia 29 de julho de 2011, foi assinado pelo prefeito Carlos Jandrey e pelo vereador e presidente do Esporte Clube São José, Vanderlei Santos de Souza, no Ministério Público, um Termo Aditivo ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) de 25 de outubro de 2007, assinado pelo município através da administração da época, prevendo a recuperação ambiental da área que seria destinada ao Esporte Clube São José. A assinatura do termo abre caminho para a construção do seu estádio na Rua Alfredo Schwartz localizada na margem direita da Rua General Osório, sentido centro/bairro no Bairro Progresso.

   O termo aditivo assinado na sexta prevê, além da construção do estádio, um projeto de recuperação e preservação ambiental, respeitando a área de preservação permanente (APP), que segundo o presidente já está pronto e será encaminhado ao órgão ambiental competente para aprovação.

   O sonho do Esporte Clube São José, do Bairro Progresso em ter seu estádio, segundo Vanderlei, já dura 22 anos. Em 2003, quando o município, na gestão do senhor Olando Kanitz, disponibilizou a área de aproximadamente 11.000m² para a construção da praça esportiva do clube, o sonho parecia próximo de ser concretizado.Em 2004, a administração seguinte iniciou a terraplanagem no local, mas devido a erro de licenciamento ambiental, sofreu embargo que permanecia até o momento. Posteriormente foi assinado o TAC pela administração da época, junto ao MP, no qual o município e o Esporte Clube São José se comprometeram corrigir todos os erros ambientais ocorridos no local, com o plantio de árvores, limpeza e manutenção.

   Isso vem ocorrendo normalmente desde que a atual administração assumiu. Segundo presidente, a partir de agora o clube deve manifestar novamente o seu interesse na área onde será construído o estádio. “O projeto já está pronto, com suas demarcações, respeitando o meio ambiente e o que está escrito no TAC de 25 de outubro de 2007. Assim que for aprovado o projeto ambiental através do departamento de meio ambiente do município, a obra já poderá ser iniciada”, destacou Vanderlei.

LINHA DUAS DEVE TER CALÇAMENTO

Ibirubá

emenda      O deputado Luis Carlos Heinze destinou uma emenda parlamentar de sua cota pessoal, ao município de Ibirubá. O comunicado foi feito na quinta-feira (28/07) através de seu assessor parlamentar, Edemar Schönwald ao prefeito Carlos Jandrey. O valor de 100 mil reais, seguindo o prefeito Carlos Jandrey, será destinado à pavimentação com poliédricos do acesso à Linha Duas até a ERS 506, passando pelo aterro sanitário.

   O próximo passo será a elaboração do projeto através do departamento de engenharia para em seguida encaminhar iniciar toda a tramitação legal. Com isso já chega a três calçamentos em andamento no interior do município. O primeiro e também maior de todos é o que leva da cidade até a localidade de Boa Vista, numa extensão de dez quilômetros (obra em andamento), o segundo deve ser iniciado nos próximos dias na localidade de Passo Bonito e agora o acesso à Linha Duas.  Além destes ainda tramita em Brasília o calçamento na localidade de Santo Antônio do Triunfo, com expectativa de ser autorizado em breve.

fonte: Assessoria der Imprensa

RUMO AO CAMPO: UM PROJETO HISTÓRICO

Ibirubá

   Há mais ou menos dois meses, a Rádio Ibirubá vem fazendo um trabalho de resgate das comunidades do interior de vários municipios dentro de sua área de abrangência. O primeiro roteiro teve como alvo as localidade de Santo Antônio do Triunfo e Umbú, em Ibirubá, sendo em seguido feito o mesmo nas localidades de Santa Teresinha e Arroio Grande, interior de Selbach. Nos locais são feitas gravações de áudio e vídeo com  moradores, buscando retratar o surgimento destas comunidades bem como demonstrar a maneira como vivem  atualmente. Depois de coletados os dados, o trabalho é apresentado no programa coma ndo Regional e posteriormente o vídeo é mostrado nas comunidades durante uma festa.

   No sábado passado, dia 30, foi a vez dos moradores da Várzea e Linha Jacuí Mirim  verem traduzida em palavras e imagens a história do lugar. A terceira edição do projeto Rádio Ibirubá Rumo ao Campo fez a comunidade reviver momentos que estavam guardados na memória. Além de estimular a autoestima, o documentário ativa a lembrança dos seus personagens. “Lembrei de muita coisa agora que assisti o audiovisual, como um pequeno frigorífico que havia na Várzea”, comentou Florestino Nicolodi. Para Tereza Nicolodi, a iniciativa não pode parar por aí. “Espero que isso seja só um começo e que as pessoas acrescentem  e continuem contando a história que se segue”. Já, Nilve Viana, comprou dois DVD’s do documentário, ela quer ter o resgate histórico da Várzea guardado para sempre. “Vou levar para os filhos que não puderam estar aqui e guardar para mostrar para os netos”, salientou. A festa teve a transmissão ao vivo do programa Agenor e Os Amigos da Música, pela Rádio Amizade FM.

  Agora, a equipe da Rádio Ibirubá  se prepara para seguir novamente rumo ao campo. A quarta edição da série deverá ser em Colorado.

Fonte e foto: Sistema Epu

JEITO DE CIDADE GRANDE. SERÁ?

Ibirubá

    Nos últimos dias vários fatos que ocorrem estão deixando a população de sobreaviso. Os casos de roubos efetuados na cidade estão se repetindo e isso dá uma demonstração de que Ibirubá já respira ares de cidade grande. O crescimento no número de roubos na cidade deixa a população apreensiva. Só neste final de semana foram registrados dois assaltos, ambos à mão armada. O primeiro deles ocorreu na noite de sexta-feira, 29, na sinaleira da rua Mauá, cruzamento com a rua General Osório. De acordo com a vítima, que não quis se identificar, ele estava parado esperando abrir o sinal e com o vidro fechado, quando ouviu uma batida. Ao baixar o vidro, o ladrão o ameaçou com uma faca e fugiu levando seu relógio e o celular. Eram 21:45 horas e ninguém mais presenciou o fato. O ladrão saiu correndo depois de efetuar o roubo.

   Já no final da tarde de sábado,  dia 30, o mercado Krauspenhar, na rua Serafim Fagundes, foi alvo dos assaltantes. A proprietária ainda bastante abalada e disse que esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. Mas destacou que por volta das 18 horas conversava com vizinhas e clientes quando dois homens encapuzados e armados invadiram o estabelecimento. Ela tentou reagir e foi agredida e ameaçada por um deles. Os elementos fugiram numa motocicleta levando o dinheiro do caixa, documentos que também estavam no local e alguns objetos. Há cerca de três anos o mercado já havia sido roubado.