sexta-feira, 6 de agosto de 2010

AULA INAUGURAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Ibirubá

Agora é oficial. O Instituto Federal de Educação, Campus de Ibirubá está completamento inserido  no contexto do municipio com a aula inaugural que aconteceu na última quinta-feira, dia 05. a solenidade ocorreu ás 13:30 h, na sede do Instituto, com a presença da Reitora Claudia Chiedeck Soares de Souza, do diretor geral da unidade de Ibirubá, professor Heron Lisboa, secretária de educação Jussara Rodrigues, prefeito Carlos Jandrey, convidados e alunos. A aula inaugural marcou o início do segundo semestre letivo de 2010, com 355 alunos nos cursos de Técnico em Agropecuária, Eletro Mecânica e Sistemas de Informação nas modalidades concomitância externa e subseqüente. Depois da solenidade os participantes foram convidados a conhecer a estrutura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus de Ibirubá – e em seguida a reitora reuniu-se com os servidores da instituição de ensino.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Municipio

MAIS VAGAS PARA ESTACIONAR

Ibirubá

   A falta de um lugar para estacionar nas principais ruas do centro pode ter um novo alento. O problema ocasionado pelo crescimento constante da frota de veículos levou  a divisão de trânsito do município a buscar soluções para o caso, abrindo vagas de estacionamento nas laterais das ruas General Osório e 7 de Setembro. Segundo o diretor da divisão, Luciano Ribas, foi estabelecido um tempo máximo de meia hora para que o veículo permaneça no estacionamento. Após ultrapassar esse tempo o condutor receberá uma advertência por escrito e, caso persista na infração, poderá ter seu veículo guinchado.  O departamento realizou a pintura do cordão na cor branca, onde já é permitido estacionar pelo tempo determinado, fará a fiscalização conjuntamente com a Brigada Militar e principalmente a conscientização dos condutores para que observem as normas.  Os números mostram que de dezembro de 2009 a julho de 2010 houve 500 novos emplacamentos de veículos, e, isso vem aumentando a cada mês. Somente em julho deste ano foram 80 veículos novos emplacados em Ibirubá, o que reflete diretamente no trânsito e especialmente nas vagas de estacionamento no centro da cidade. A iniciativa da divisão de trânsito foi a solução encontrada para, pelo menos, minimizar a situação, mas é fundamental a colaboração dos condutores e da comunidade em geral. A falta de estacionamento nas ruas General e 7 de com esta iniciativa irá diminuir.

COMDEMA DEFINE ARBORIZAÇÃO DA CIDADE

Ibirubá

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, em reunião realizada no dia 02 de agosto, definiu o plano de arborização para Ibirubá. Segundo o presidente Dr. André Sena Madureira Figueiró, com isso haverá um plano para a arborização da cidade, orientando sobre as espécies a serem plantadas, em que locais públicos podem ser plantadas e qual o manejo adequado como podas, por exemplo. A falta de um planejamento de arborização para a cidade gera muitos problemas, como os ocorrem seguidamente com o plantio de árvores de porte inadequado próximos a redes elétricas, inclusive com a intervenção do Ministério Público. A  Praça General Osório é um exemplo de plantio inadequado, onde existem mais de uma dezena de árvores impróprias para aquele local, como é o caso da espécie pinus elliotis , que prejudica o meio ambiente, resseca o solo e não produz sombra. O problema também existe nos passeios públicos, com uma grande variedade de espécies plantadas, muitas delas inadequadas e gerando problemas na hora de realizar o manuseio.  André destacou ainda que o plano de arborização antecede a realização do plano diretor do município, que deverá sem definido em breve. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente é composto por 14 conselheiros, indicados por entidades da sociedade civil e pelo poder público municipal, reunindo-se ordinariamente no início de cada mês, para apreciar, deliberar e votar as demandas do meio ambiente no município.

Fonte: Site do Municipio

 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CENSO COMEÇA PELO PREFEITO

Ibirubá

   Começou nessa segunda-feira (02/08) o Censo 2010. Em Ibirubá os coordenadores, juntamente com os recenseadores, visitaram o gabinete do prefeito para abertura o oficial do Censo. Segundo Tássia Schwantes, agente censitária local, mais de 6 mil endereços já foram cadastrados no município, num trabalho inicial realizado pela equipe do escritório local. Agora é a vez dos recenseadores fazerem as visitas e aplicar o questionário do IBGE para saber, entre outras informações, qual é o número exato de habitantes de Ibirubá. O número final poderá influenciar diretamente na vida da comunidade, pois determinará, por exemplo, aumento de repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, distribuído aos municípios pelo governo federal, investimentos em saneamento, saúde, educação, entre outros que poderão vir para melhorar o serviço público. O trabalho dos recenseadores tem prazo de conclusão no mês de outubro e dirá qual a evolução populacional houve em Ibirubá. Pelo levantamento superficial realizado em 2007 pelo IBGE, já seriamos mais de 19 mil habitantes. No entanto, oficialmente, hoje somos 18.690 habitantes, de acordo com o censo realizado no ano 2000. Segundo Tássia, a cada 5 questionários aplicados pelos recenseadores, um será de amostra, com dados mais completos, definido pelo próprio computador de mão que o recenseador levará consigo. Em Ibirubá são 21 recenseadores dos quais 14 farão o trabalho na cidade e 7 no interior.

AGROINDÚSTRIAS FORAM TEMAS DE DEBATES

Ibirubá

    Esse foi o tema de palestra para o grupo de agroindústrias através do SEBRAE, realizada no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (30/07) através do consultor Mauro Roberto dos Santos. Itens como despeza, investimentos, lucratividade, rentabilidade, margens de contribuição, ponto de equilíbrio entre outros, foram abordados pelo consultor, para que os futuros proprietários de agroindústrias conheçam as variantes na formação do preço final para seus produtos. Já são vários os cursos e treinamentos desde que o município firmou a parceria com o SEBRAE, através da secretaria de desenvolvimento, disponibilizados aos agricultores interessados na montagem de suas agroindústrias, dentro do programa “De Olho na Qualidade”. Segundo o secretário Olindo de Campos, mesmo diante da complexidade do trabalho de formação e conscientização dos futuros empreendedores, o projeto está se desenvolvendo satisfatoriamente. Fazem parte do grupo futuros produtores de vinho, melado, bolacha, produtos de alumínio, hortifrutigranjeiros, derivados da cana de açúcar, entre outros.

Fonte: Site do municipio

DUAS BAIXAS NO TRÁFICO

Ibirubá

   A policia conseguiu no último sábado colocar mais dois traficantes de drogas atrás das grades. Conforme a delegada Diná Rosa Aroldi, foram presos dois ibirubenses em um apartamento alugado por um deles, onde estavam aproximadamente 800 gramas de cocaína. O nome dos dois presos não foi divulgado, porém, a delegada disse que um deles já estava sendo monitorado desde fevereiro deste ano quando foi denunciado anonimamente. O outro envolvido é natural daqui, mas esteve resididindo por um período em Ponta Porã(MT), e há mais ou menos três meses teria retornado a cidade e alugado um apartamento. O primeiro já tinha passagem pela polícia, pois já havia sido preso por trafico no Paraná, enquanto que o segundo ainda não tinha passagem pela polícia. Depois de ouvidos os dois foram encaminhados ao Presídio de Espumoso. Durante o interrogatório eles disseram que só iriam se manifetar em juízo.