Ibirubá
A apresentação do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento – CDTC, acorreu na segunda-feira (27/06) às 9 horas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Ibirubá – IFERS, através de uma iniciativa da AMAJA, COMAJA tendo como alvo os prefeitos, professores e direção do IFRS, secretários municipais e assessores.
A reunião abriu com uma explanação sobre o projeto através de Ronald Costa, do departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e as tecnologias livres. Através de vídeo conferência o encontro contou com a participação de Djalma Valois, diretamente da Casa Civil da Presidência da República.
Em síntese, trata-se da criação de um núcleo tecnológico na região, com interligação em fibra ótica, participação do IFRS de Ibirubá e um projeto piloto do Cidade Digital já em andamento em Lagoa dos Três Cantos. O IFRS, segundo a professora Migacir Flores, irá auxiliar na elaboração e sistematização dos conteúdos criados em software livre, bem como disponibilizá-los para todos que tiverem interesse. O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de cursos à distância (EAD) para servidores públicos ou para qualquer outro cidadão que queira aprender sobre novas tecnologias.
Pelas palavras dos técnicos, a experiência da região será usada como exemplo ao resto do País em acesso a informações através de tecnologias digitais, entre elas a internet banda larga a baixo custo e desenvolvimento de software livre que poderá ser compartilhado gratuitamente com toda a população através destes centros de difusão, como o que será criado em Ibirubá. Os prefeitos da AMAJA assinam hoje (28/06) em Porto Alegre a adesão o convênio, tornando o projeto realidade.
FONTE:
João Batista Machado de Lima