sexta-feira, 1 de julho de 2011

REGIÃO TERÁ CENTRO DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIA E CONHECIMENTO

Ibirubá

bandalarga

A apresentação do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento – CDTC, acorreu na segunda-feira (27/06) às 9 horas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Ibirubá – IFERS, através de uma iniciativa da AMAJA, COMAJA tendo como alvo os prefeitos, professores e direção do IFRS, secretários municipais e assessores.

A reunião abriu com uma explanação sobre o projeto através de Ronald Costa, do departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e as tecnologias livres. Através de vídeo conferência o encontro contou com a participação de Djalma Valois, diretamente da Casa Civil da Presidência da República.

Em síntese, trata-se da criação de um núcleo tecnológico na região, com interligação em fibra ótica, participação do IFRS de Ibirubá e um projeto piloto do Cidade Digital já em andamento em Lagoa dos Três Cantos. O IFRS, segundo a professora Migacir Flores, irá auxiliar na elaboração e sistematização dos conteúdos criados em software livre, bem como disponibilizá-los para todos que tiverem interesse. O projeto prevê ainda a possibilidade de realização de cursos à distância (EAD) para servidores públicos ou para qualquer outro cidadão que queira aprender sobre novas tecnologias.

Pelas palavras dos técnicos, a experiência da região será usada como exemplo ao resto do País em acesso a informações através de tecnologias digitais, entre elas a internet banda larga a baixo custo e desenvolvimento de software livre que poderá ser compartilhado gratuitamente com toda a população através destes centros de difusão, como o que será criado em Ibirubá. Os prefeitos da AMAJA assinam hoje (28/06) em Porto Alegre a adesão o convênio, tornando o projeto realidade.

FONTE:
João Batista Machado de Lima

A LUTA PELA RS 506 CONTINUA

Ibirubá

beto  A comitiva ibirubense que esteve reunida com o Secretário de Infra – Estrutura e Logística, Beto Albuquerque(28/06) voltou com as esperanças renovadas de que a RS 506 seja pavimentada durante o atual governo. Segundo o prefeito Carlos Jandrey, que acompanhou a comitiva integrada por lideranças comunitárias, políticas, sindicais, empresariais e cooperativistas da sociedade ibirubense, o secretário Beto afirmou que o Governo do Estado está buscando recursos via BNDES e Banco Mundial para viabilizar projetos de infra-estrutura viária no estado e entre eles a RS 506 que é a maior reivindicação local junto ao Governo do Estado.

   Segundo o secretario Beto Albuquerque é possível que já no segundo semestre de 2012 ou inicio de 2013, com os recursos liberados por estas instituições financeiras, a obra seja retomada. A informação deixou as lideranças que participaram da reunião e que lutam pela obra, pelo menos com a esperança renovada. O prefeito Carlos destacou a cortesia com que a comitiva foi recepcionada pelo secretário Beto e seus assessores oportunizando a todos se manifestar em defesa da 506. No entanto, o prefeito fez questão de destacar que a comunidade precisa continuar mobilizada na luta pela 506 através de instrumentos que o governo do Estado oferece, entre eles o Orçamento Participativo, participando e defendendo nas plenárias a realização da obra.

   O pleito pela 506 iniciou em 2002 através do OP do governo Olívio Dutra, quando teve recursos orçamentários destinados, foi esquecida pelos governos posteriores, retomada em 2010 pela governadora Yeda e agora a esperança está nas mãos do Governador Tarso Genro e do secretário Beto Albuquerque. A comunidade local e regional mantém as esperança de que a RS 506 seja realidade em breve.

CALÇAMENTO EM DUAS LOCALIDADES

Ibirubá

Dando continuidade às melhorias estruturais do município, a administração municipal anuncia mais duas obras importantes de pavimentação. Uma delas é o calçamento com pedra irregular da Rua Erica Kanitz no Bairro Odila, trecho que passa pela Vila Nossa Senhora Aparecida, indo até o campo do Revelação. A obra possui 372 metros lineares por 10 metros de largura, totalizando 3.720 m².

passobonito

A outra obra que também deverá iniciar nos próximos dias é o calçamento com pedra irregular na Estrada Municipal do Passo Bonito (foto da sede da comunidade), com 820 metro lineares por 6 metros de largura totalizando, totalizando 4.920 m². As duas obras foram definidas através de Tomada de Preço 004/2011, vencido pela empresa Dutra e Nicolodi LTDA já foram contratadas e deve iniciar em breve.

fonte: Assessoria de Imprensa

MAIS TRÊS SÃO PRESOS DURANTE A SEMANA

Ibirubá

   Se há uma coisa que a comunidade não pode reclamar é do trabalho desenvolvido durante os últimos  anos pela Delegacia de Polícia no combate a criminalidade. Foram incontáveis as prisões já realizadas em ações comandadas pela Delegada Diná Rosa Aroldi. Até bem pouco tempo, inclusive, ela sugeriu e não foi bem entendida, que Ibirubá poderia ser sede de um presídio, tal o volúme de individuos presos nos últimos anos. Durante esta quinta-feira, em uma ação denominda de Operação Devassa, mais três prisões ocorreram em seis mandados de busca que foram cumpridos. Conforme a delegada, um elemento foi preso no bairro Chácara, por ter envolvimento com drogas. Ele foi denunciado em depoimentos de pessoas que já foram ouvidas na DP e delataram o individuo como fornecedor de entorpecentes e contra o qual havia um mandado de prisão expedido pela justiça. Ele não teve seu nome revelado e não portava drogas no momento da prisão.

   Já no bairro Floresta foi detido um casal que vinha sendo investigado a mais de três meses. Com ele foram encontrados 51 gramas de cocaína, R$ 1.200,00, balança de precisão, celulares e um veículo que foi recolhido ao Detran. Segundo a Delegada Diná Aroldi, os dois irão responder pelo crime de tráfico de drogas e por crime ambiental, já que com os dois foram também encontrados  três pássaros silvestres dentro de gaiolas.

   A delegada Diná disse que na operação foram utilizados 23 policiais de Ibirubá, Selbach e Cruz Alta, além de um cão farejador. Depois de ouvidos os detidos foram encaminhados ao presídio onde ficarão a disposição da justiça.