sábado, 25 de julho de 2009

FRIO VEIO PRÁ VALER

Ibirubá

  Geada 23   Os institutos de metereologia tinham razão. O frio viria prá valer neste final de semana. Já na sexta-feira a temperatura baixou em níveis negativos na cidade, chegando a ser de -2,5 graus na madrugada. No sábado pela manhã o frio foi ainda mais intenso. Chegou aos 4 graus negativos.

    Quem teve o privilégio de acordar cedo por necessidade ou por outra razão qualquer, pode assitir a um espetáculo da natureza. Uma grossa geada se formou em toda a região. Em Ibirubá, no sábado, havia geada até perto do meio-dia nos locais onde não havia sol. Na cidade um dos pontos mais belos foi o campo dos Gabe, próximo ao frigorífico. A previsão é de que as temperaturas permaneçam baixas pelo menos até a terça-feira, dia 28.

JULGAMENTO CAUSA EXPECTATIVA

Ibirubá

    Marcado para terça-feira pelo TRE, o julgamento do prefeito e vice de Ibirubá é motivo de muito falatório na cidade. Como já é de conhecimento público, Gustavo Schroeder e Mário Pedersen são acusados de crimes eleitorais e já foram derrotadas na primeira instância. Os dois recorreram da decisão do Juiz Eleitoral de Ibirubá, Ralf Moraes Langanke e esperam agora o resultado a nível estadual.

     A expectativa é o que pode vir a acontecer caso eles tenham nova derrota. Dentre as possibilidades está a cassação do mandato com a posse do segundo colocado; ser marcada nova eleição e com isso quem deveria assumir o executivo enquanto a eleição não acontece é o presidente da Câmara de Vereadores, ou também pode ocorrer a absolvição dos acusados e tudo seguiria como esta. Mesmo perdendo o recurso, Fucks e Mário podem recorrer ao TSE.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

LIDERANÇAS BUSCAM SOLUÇÕES

Ibirubá

 Waldir Rebelato   Na quinta-feira dia 17/07, estiveram na capital do estado várias lideranças de Íbirubá, junto ao Diretor Geral do Daer e com a governadora Yeda Crusius. Segundo o presidente do PSDB Waldir Rebelato(foto), as reivindicações principais são com relação a RS 506, que liga Ibirubá a Santa Bárbara do Sul e a RS 223, trecho entre o nosso municipio e Tio Hugo, que está em péssimas condições.

   Waldir destacou que como já existe um projeto de asfaltamento da RS 506 de 2003, o que se quer é a pavimentação daquele trecho e não somente o patrolamento como vem sendo feito frequentemente e que em muito pouco resolve o problema da estrada. É preciso pensar grande neste sentido. Se não der para fazer o asfaltamento até Santa Bárbara, que pelo menos seja feito o mesmo até Santo Antônio do Bom Retiro, numa extensão de 14 Km, disse ele. Quanto a isso foi solicitada a inclusão de recursos no orçamento de 2010 e é preciso pressionar os deputados estaduais que representam a região para colaborar nesta reivindicação.

   As lideranças solicitaram também o recapeamento da RS 223 que apresenta inúmeros buracos e vem causando acidentes e prejuízos aos motoristas que transitam no local. Este trabalho deve ser realizado ainda neste ano.

   Além do presidente do PSDB estiveram na audiência o prefeito Fuck, vereadores Nélci Kanitz, Fernando Bitencourt e o presidente da Câmara Carlos Jandrei. Além deles também o vice-presidente da Cotribá Reno Borhz e os integrantes da executiva do PSDB André Rebelato e Ana Salete Spengler.

MUNICIPIO DEVE TER MAIS 30 CASAS POPULARES

Ibirubá

   O prefeito Gustavo Schroeder, juntamente com a Secretária da Assistência Social Viviane K. Gentil e de Vilmar Aldebrand, esteve na terça-feira no gabinete do Secretário Estadual de Habitação e Saneamento Marco Alba. O objetivo foi buscar a confirmação de que Ibirubá deve receber recursos do estado para a construção de 30 casas populares e de 20 módulos sanitários. O próprio secretário Alba confirmou a imprensa que isso deve acontecer nos próximos dias. Além disso também devem ser liberados recursos para a implantação de redes de água no interior, dentre elas para São Roque.

   A Secretária Viviane K. Gentil disse que 26 casas devem ser construídas nos altos do bairro Floresta e outras 4 serão destinadas as pessoas que tiveram suas moradias destruídas por incêndios. Ela disse ainda que também deve ser instalado no munícipio uma agência do SINE, onde a comunidade poderá solicitar vários serviços, dentre eles a confecção de carteiras de trabalho e o encaminhamento do seguro desemprego.

VEREADORES ESTIVERAM EM BRASILIA

Ibirubá

 Tuta Rebelato   Durante a semana que passou estiveram em Brasilia, onde participaram da XII Marcha dos Municípios, os vereadores Silvestre Rebelato e Albino Valdir Severo. Eles também estiveram participando de audiências com deputados federais que representam a região.

   O vereador Silvestre destacou ainda que dentre os compromissos dos quais participaram esteve o encontro da Confederação Nacional dos Municipios(CNM) com os vereadores brasileiros. Ele salientou que na oportunidade foi criado o Fórum Permanente dos Vereadores do Brasil, entidade para a qual foi eleito presidente. Tuta disse que o vice-presidente é um vereador mineiro e na secretaria estará um representante carioca. O Fórum dos Vereadores terá encontros em todo o país, e terá como um dos objetivos, fazer com que a classe tenha uma melhor representatividade a nível nacional. Tuta disse que em breve deve haver a primeira reunião junto a CNM para definir as principais metas a serem desenvolvidas.

RUAS ESBURACADAS TEM MUITAS RECLAMAÇÕES.

Ibirubá

    Basta andar pelas ruas da cidade onde existe asfalato para se ter uma idéia da dimensão dos buracos que estão aparecendo. Isso faz com que os motoristas acaebm desviando do seu trajéto normal para fugir dos buracos aumentando o risco de acidentes. As reclamações para que a situação seja normalizada são frequentes

    Estes buracos aumentaram em número e tamanho nos últimos dias, devido a chuva que não tem dado trégua. É preciso que a administração municipal tome providências urgentes assim que o tempo permitir, pois do contrários a situação só tende a piorar. Os piores trechos são as ruas General Osório, entre a sinaleira e o Posto Ipiranga, a Diniz Dias, próximo ao Regional Supermercados e na Flores da Cunha, em frente ao Posto Odontológico.