segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ELEIÇÃO DE IBIRUBÁ: PODE MUDAR ALGUMA COISA?

Existe uma grande expectativa na cidade, de que algo possa vir a mudar os rumos da eleição municipal. O fato se deve ao processo instaurado, com base na apreensão de 230 vales combustíveis apreendidos pela Justiça Eleitoral. Em entrevista à Rádio Ibirubá na sexta-feira, dia 14, a promotora Marisaura Fior disse que foi instaurado um Inquérito Policial pela Delegacia de Polícia, que ouviu os envolvidos, e, que este processo lhe foi entregue nesta semana, onde 22 pessoas foram indiciadas, por venda e compra de votos. Segundo ela, até mesmo foi citado por um dos envolvidos, de que para ele foi dito que deveria votar em determinado candidato da majoritária e não somente de candidato a vereança, o que pode vir a ocasionar a cassação do registro da candidatura ou do diploma. Marisaura destaca que isso tudo está sendo investigado, bem como para e saber se há o envolvimento de outros candidatos, além destes que constam no Inquérito Policial. A promotora disse ainda que a possibilidade de cassação existe, mas que ela precisa analisar todos os fatos para ver se faz a denúncia ao Juiz Eleitoral ou não. O tramite, segundo ela não é demorado, pois num processo eleitoral tudo é mais rápido, pois resumidos. A seqüência natural do processo é a análise do processo policial, devendo em seguida haver instrução para se ouvir as testemunhas, interrogatório dos réus, até chegar a uma sentença do juiz e um possível recurso do Ministério Público como qualquer um dos réus.

Também existe um outro processo, onde foi denunciado um candidato a vereador pela compra de voto, sendo que neste caso houve a gravação do fato por uma terceira pessoa. Segundo a Promotora Marisaura, o que vai acontecer, é a cassação do candidato, que for comprovada a sua intenção de comprar votos, ou se opta pelo arquivamento do processo.

Um comentário:

Denise Zimmer. disse...

A tah... como se existisse um que não agiu por "compras"... eles estão inconformados, pura birra... no jogo, se ganha e se perde, a mãe deles não ensinou isso!