Ibirubá
Numa demonstração de que o municipio está experimentando muitos fatos estranhos, o vereador eleito em 2008 e empossado como presidente da Câmara de Vereadores em janeiro deste ano, Carlos Jandrey foi eleito prefeito de Ibirubá na eleição suplementar do domingo, juntamente com seu colega de chapa Rogério Rebelato. Eles tiveram um diferença de 2.979 votos sobre Fernando Bitencourt e Elói Andrade. Carlos ocupa o cargo de prefeito desde a cassação dos mandatos de Fucks e Mário eleitos no ano passado.
A eleição de domingo revelou que a comunidade não digeriu bem a cassação do mandato do ex-prefeito Gustavo Schroeder e de Mário Pedersen. Os representantes do Frentão ampliaram o número de votos da eleição de 2008, e, ao mesmo tempo a Aliança Popular teve sua votação reduzida. Carlos e Rogério somaram 7.613 votos, contra 4.634 votos de Fernando e Elói. Houveram ainda 361 votos em branco e 232 nulos. Outro fato relevante foi a abstenção. Nesta eleição ela chegou a 15,2% sendo que mais de 800 eleitores que votaram no ano passado não compareceram às urnas. Em 208 a abstenção foi de 10,86%. Nas 54 urnas do municipio, Carlos e Rogério perderam em apenas uma, localizada no Clube Comercial.
Falando a imprensa sobre a derrota na eleição, Fernando e Elói destacaram que esta foi uma eleição atípica e não estava em jogo as idéias e propostas das coligações. O fator mais importante nesta eleição foi a cassação do ex-prefeito Fucks, que embora não tivesse a participação da Aliança Popular no processo, não foi bem entendido pela população.
Já os vitóriosos também disseram que o fato do ex-prefeito ter sido cassado teve um peso muito grande no resultado das urnas. Ao mesmo tempo destacaram que por terem uma vivência política maior e serem mais conhecidos no interior, a comunidade entendeu ser melhor manter o atual grupo no comando do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário