Ibirubá
A chuva que tem caído insistentemente nos últimos 3 meses vem deixando os produtores da região muito preocupados. Em Ibirubá não tem sido diferente. Não se pode concluir a colheita de inverno e o plantiio das culturas de verão estão atrasadas.
Conforme Oneide Kumm, chefe dop escritório a Emater de Ibirubá, restam ainda em torno de 15% da lavoura de trigo para ser colhida. E, mesmo que se possa colher, não se sabe o que se estará colhendo, pois o excesso de chuva prejudicou a qualidade do produto. Só servirá para ração para os animais, desatcou ele. Oneide disse ainda que a safra deste ano era promissora, pois o rendimento médio estava acima da média histórica. “Quem pode colher, colheu bem”, disse Oneide.
Já a lavoura de milho também está sofrendo bastante com o excesso de umidade. Oneide destaca que neste período a cultura precisa de sol, o que infelizmente não está ocorrendo. Ele disse que no municipio a cultura ocupa 2.500 hectares para a produção de grãs e outros 1.000 para a produção de silagem.
Quanto a soja, o plantio está bastante atrasado, já que as máquinas não conseguem entrar nas lavouras. Normalmente toda a lavoura estaria plantada até o final de novembro. O que se tem atualmente é um plantio de pouco mais de 30% do total de 44 mil hectares estimados, destacou Oneide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário