sábado, 26 de dezembro de 2009

200 MILHÕES PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL.

Porto Alegre

Programa Luz para Todos   Para beneficiar famílias da zona rural que ainda não dispõem de eletricidade, a governadora Yeda Crusius entregou, na terça-feira (22), R$ 20 milhões em cheques a cooperativas estaduais. Os recursos são viabilizados através do Programa Luz para Todos, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás, e desenvolvido no Estado em parceria entre o governo gaúcho e as concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. Dentre as cooperativas beneficiadas está a Coprel, que recebeu 121 mil e 800 reais. O presidente da cooperativa Jânio Stefanello esteve presente na ocasião da liberação dos recursos.

Os contratos em andamento no Rio Grande do Sul para levar energia elétrica à área rural prevêem investimentos de  97,9 milhões. Com valor entregue nesta terça-feira, o governo do Estado beneficia - por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Logística - mais de 70 mil propriedades. Já foram atendidos com eletrificação pelo atual governo 76.888 lares gaúchos e um total de 385 mil pessoas.
"Tivemos que exercitar a paciência, no sentido de quebrar as barreiras que impedem o Rio Grande do Sul de investir. E as mais importantes estão sendo destravadas hoje. Reservamos do orçamento R$ 20 milhões para incorporar ao programa do governo federal. Isso só foi possível graças ao planejamento estratégico", afirmou a governadora, ressaltando a importância da universalização da energia.

"O sistema único de energia é um sonho que tivemos no passado e que conseguimos conquistar no Rio Grande do Sul, feito especificamente de municípios pequenos. Ela é necessária, pois assim o cidadão tem acesso a instrumentos modernos, não apenas para sua qualidade de vida, mas também como utensílios de trabalho", acrescentou Yeda.
Em seu pronunciamento, Yeda lembrou ainda de outras parcerias do Estado com o governo federal, como para obras de dragagem do Porto de Rio Grande e no transporte escolar implantado no Estado.

Fonte: Site do Governo do Estado.

Nenhum comentário: