terça-feira, 18 de maio de 2010

VEREADORES E VICE-PREFEITOS PROMOVEM DISCUSSÕES

Brasilia

Na tarde do primeiro dia da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, 18 de maio, houve diversas atividades segmentadas. As reuniões ocorreram paralelamente, e promoveram discussões específicas nos V Fórum de Vereadores e no Fórum de Vice-prefeitos, que está em sua primeira edição.

À mesa do V Fórum de Vereadores estavam o vereador de Ibirubá (RS), Silvestre Rebelatto (que presidiu o fórum), o deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) e o presidente da Associação Brasileira das Câmaras Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a Lei de Responsabilidade Fiscal e o apelo de autonomia às Câmaras Municipais.

Os vereadores brasileiros precisam reconhecer o seu poder. “Somos 50 mil, mas infelizmente não acreditamos em nós mesmos. Precisamos ter mais voz”, desabafou Rodrigues.

Fórum de Vice-prefeitos

A primeira edição do Fórum de Vice-prefeitos foi concluída com êxito. O vice-prefeito de Salvador (BA), Edvaldo Brito, presidiu a mesa e foi o principal palestrante. Dentre as reivindicações trazidas à reunião estavam alterações no artigo 29 da Constituição. Os vice-prefeitos querem, uma vez que desempenham funções no Poder Executivo, os seus direitos como subsídios dos agentes políticos, férias e 13º terceiro salário.

Brito falou do desdenho que a sociedade sente em relação ao vice-prefeito, e deu a palavra à colegas. “Nós temos uma cultura no Brasil de que vice-prefeito não serve pra nada. E temos a obrigação de mudar este pensamento. Simplesmente por que não é verdade: o vice tem a função de participar da gestão”, esclareceu a vice-prefeita de Rio Claro (SP), Olga Sampaio, que participava do fórum.

Fonte CNM

Nenhum comentário: