sexta-feira, 4 de março de 2011

FUTSAL: REGRAS SOFREM ALTERAÇÕES

Ibirubá

   Salão 2 Na noite de quarta-feira foram apresentadas na Câmara de Vereadores as alterações sofridas na regra do Futsal para 2011. O coordenador do trabalho foi Carlos Francisco Trein, que faz parte do Quadro de Árbitros da Agafusa.

   Conforme ele, as alterações foram realizadas em setembro do ano passado pela Comissão de Arbitragem da FIFA, mas que foram colocadas em prática somente a partir de janeiro. Ele destacou que várias foram as alterações e por isso convidou os interessados em saber das mudanças para o encontro. Infelizmente somente 8 pessoas compareceram. Nenhum integrante de equipe que normalmente disputa o Municipal de Futsal esteve presente, bem como os treinadores das equipes.

   Dentre as mudanças mais importantes está a participação do goleiro, que somente pode receber a bola uma única vez. O goleiro não pode mais ficar tocando a bola fora da área como acontecia até então. Isso pode ser feito na quadra adversária somente, sempre respeitando o limite de 4 segundos para se desfazer da bola. Outra alteração está no início das partidas. Antes somente se iniciava uma partida com 5 jogadores. Hoje havendo 3 atletas já pode se dar início a partida. Outra alteração é não validade de gol na saída de jogo, em chute direto, a não ser que toque em alguém antes de chegar o gol. O pedido de tempo deverá ser feito pelo técnico ou outro integrante da comissão técnica através de uma papeleta que será entregue pela arbitragem antes de iniciar a partida, uma para cada tempo de jogo. A papeleta deve ser entregue ao mesário que chamará o tempo técnico, quando a bola ao sair para fora da quadra, esteja de posse da equipe que fizer a solicitação. Também agora, quando acontecer um chute em direção ao gol e haver o sinal do final da partida, será necessário se aguardar o desfecho da jogada. Se entrar na meta o gol deverá ser válidado, mesmo que o tempo normal tenha terminado. Também se ocorrer uma falta com tiro livre direto, após a sexta falta, esta deverá ser cobrada, bem como também poderá ser repetido um tiro livre direto.

   Conforme Carlos Trein, as alterações já estão sendo colocadas em prática em todas as competições que estão iniciando neste ano. Isso também deve acontecer no próximo municipal de Futsal, o que deve ocasianar alguma polêmica, já que os chamados interesados, não estiveram na Câmara para buscar saber destas alterações. Ele destaca ainda que os principais prejudicados com as novas mudanças serão os goleiros e a própria arbitragem.

Nenhum comentário: