quinta-feira, 21 de julho de 2011

IBIRUBÁ PERDE OLAVO STEFANELLO

Ibirubá

  653 A comunidade ibirubense e regional foi abalada no final da tarde de quarta-feira com a notícia da morte de Olavo Stefanello, logo depois de deixar a sede da Coprel, onde apesar dos 83 anos de idade, ainda trabalhava. O fato chocou a todos, pela importância que ele teve no desenvolvimento de Ibirubá e da região.

   Nascido em Júlio de Castilhos em 02 de agosto de 1927,  veio cedo morar em Sede Vitória, interior de Fortaleza dos Valos, Olavo sempre sonhava em ser um desbravador. Depois de vir para Ibirubá, já casado com Tranquila Libreloto, ele foi audacioso, e em 1959 fundou a Rádio Ibirubá, pioneira na região do Alto Jacuí. Em 1963 elegeu-se prefeito, antes já havia sido vereador, e  na sua administração construiu o atual prédio da Prefeitura. Não satisfeito com o trabalho na prefeitura e querendo ajudar ainda mais os que necessitavam, Olavo vislumbrou a oportunidade de levar energia elétrica as comunidades do interior e fundou a Coprel( Cooperativa de Eletrificação Rural) em janeiro de 1968, juntamente com outros apoiadores. Elegeu-se presidente da cooperativa em 1973, permanecendo  no cargo até 1984. Atualmente presidia a Amisa, revenda Ford para Ibirubá e região.

   A sua vida e das comunidades por onde andou, Olavo procurou retratar em livro, publicando em 2008, Esmeraldas Cá na Terra e Estrelas Lá no Céu. Estava preparando mais um livro, que não teve tempo de editar.

   O corpo de Olavo Stefanello foi velado na Sede da Ascoprel, e o sepultamento ocorreu na quinta-feira, no cemitério Católico de Ibirubá. Lideranças de todas a região, estado e até do país estiveram presentes na última homenagem.

Nenhum comentário: